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Sua loja virtual está pronta para a Black Friday?

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Ao criar uma loja virtual, é importante que você saiba se planejar para as datas sazonais mais importantes do ano.

A Black Friday é considerada a data mais esperada para quem possui uma loja virtual, devido ao aumento expressivo das vendas a agitação que acontece no mercado.

Se você é novo no comércio digital, pode parecer difícil entender como o aumento da concorrência e o valor alto de descontos que são ofertados podem ter um impacto positivo no seu negócio. Foi pensando nisso que preparamos este artigo, para te mostrar que com o planejamento adequado é possível alavancar suas vendas e garantir uma renda extra para o fim de ano.

A Black Friday

A Black Friday é uma data tradicional americana, mas que faz grande sucesso em varias regiões do mundo. Ela acontece sempre um dia após o Dia de Ação de Graças, popularmente comemorada nos EUA. É tida como a data que marca o inicio das famosas “compras de final de ano”.

No Brasil é esperada com grande expectativa por todos os comerciantes, físicos e online. Isso pois o aumento das conversões nas lojas virtuais dá um salto considerável.

Entretanto, o sucesso da Black Friday só se dará se você realmente estiver pronto para ele. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a lucrar ainda mais.

Preço Justo

Durante a semana da Black Friday os consumidores esperam por preços baixíssimos e vantagens arrasadoras. Nem sempre é possível corresponder a todas essas extravagantes expectativas, mas um bom planejamento te permite chegar bem perto disso.

Planejar é o principal recurso que lhe permitirá trabalhar com preços justos. Descontos não precisam ser sinônimos de lucro menor. Trabalhar em conjunto com os seus fornecedores e preparar antecipadamente o seu estoque faz toda a diferença na hora da precificação dos seus produtos.

Não esqueça que os descontos precisam ser palpáveis. Seu consumidor precisa sentir um real impacto ao comparar seus preços com os da concorrência e enxergar o porque ele deve escolher você.

Pense no que você pode oferecer além de bons preços: frete grátis, combos promocionais etc. A criatividade também é importante.

Seus Produtos

Trabalhar a apresentação dos seus produtos é indispensável. Seus clientes precisam se sentir atraídos pelo que estão vendo na sua loja virtual.

Criar uma ação diferenciada para o layout dos seus produtos tornará sua loja dinâmica e agradável aos olhos deles. Crie títulos que chamem a atenção e conteúdos que os coloquem em destaque.

Se possível, faça fotos novas e crie banners que os destaquem. Isso será ainda melhor se os seus descontos se aplicarem a uma linha de produtos específicos.

Formas de Pagamento

É importante que seus clientes não se sintam traídos pelas formas de pagamento. É comum encontrar por aí valores diferenciados de acordo com a forma de pagamento escolhida. Atente-se a ser justo quanto a isso, habilite todas as formas de pagamentos possíveis e divulgue suas condições para cada uma delas.

Exponha em todos os lugares que puder – nos banners, nas redes sociais, e por e-mail marketing. Isso agregará credibilidade ao seu e-commerce e aumentará a confiança do seu cliente.

Atendimento ao Cliente

Um bom atendimento ao cliente gera diretamente o aumento da confiança do seu consumidor com a sua marca.

Não só ao criar uma loja virtual, mas também ao criar campanhas estratégias especificas como a que estamos trabalhando agora, a Black Friday, é necessário que você disponibilize um atendimento ao cliente e suporte eficientes.

Faça com que o seu cliente se sinta seguro e que encontre auxilio em qualquer etapa da sua jornada de compra caso necessite.

Outro detalhe importante é a preparação dos seus funcionários. A Black Friday é um dia atípico, de grande movimentação e é necessário que seus funcionários saibam trabalhar de maneira ágil e rápida. Eles precisam ter também disponibilidade e flexibilidade de horários.

Caso esteja iniciando e trabalhe sozinho, peça ajuda. Treine esse ajudante e trabalhe em conjunto para que consiga suprir as demandas e ofereça um bom atendimento.

Estratégias de Marketing

Trabalhe a sua criatividade. Nesta etapa é importante que você seja criativo e encontre opções de marketing que sejam capazes de te diferenciar da concorrência e ganhar a atenção dos seus clientes.

Trabalhar suas redes sociais, com certa antecedência também pode te ajudar muito. Crie banners, promoções e dispare sempre que possível.

Uma boa estratégia de marketing é a criação de expectativa. Use seu e-mail marketing para disparar conteúdos que instiguem a curiosidade do seu público. Isso fará com que eles fiquem espertos e se atentem as suas datas.

O layout da sua loja virtual também pode ser uma ação de marketing. Pense com cuidado nos detalhes e nas maneiras de expor as informações necessárias e as promoções disponíveis.

E não esqueça: iniciar suas estratégias com pelo menos um mês de antecedência pode ser crucial para o seu sucesso.

Prepare sua plataforma

Durante a agitação da semana de Black Friday o tráfego na sua loja virtual aumentará e é de extrema importância que sua plataforma esteja apta para receber esses picos de acesso.

Planeje com cuidado esses detalhes, caso seu cliente acesse seu site e encontre dificuldades na navegação ele provavelmente vai desistir, já que a velocidade nos acessos faz total diferença na hora de aproveitar uma promoção.

Pós Black Friday

Nós já vimos que a Black Friday é uma grande oportunidade de alavancar suas vendas. Mas mais do que isso, a Black Friday é também uma nova chance para fidelização dos seus clientes.

Estude seu publico alvo e ofereça junto aos descontos oportunidades pós Black Friday. Crie cupons de descontos para serem usados em outras datas, disponibilize promoções para compras a serem realizadas em outras datas.

Use os contatos realizados para aumentar seu cadastro de e-mail marketing, agradeça pelas compras realizadas ou simplesmente pela visita, torne-o especial.

Usar essa oportunidade para estreitar o relacionamento com o seu cliente é que poderá garantir a fidelidade do mesmo, e permanecer vivo na memória dele sempre que ele precisar realizar uma nova compra.

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