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O guia completo para quem deseja montar uma loja online de cosméticos

por Jordana Hedler Quinta-feira, 31 de março de 2022   Tempo de leitura: 19 minutos

Com o grande avanço da pandemia de Covid-19 a partir do começo de 2020 no Brasil e no mundo, o setor de e-commerces ganhou cada vez mais espaço. Neste ano, houve um crescimento de 73,88% no comércio eletrônico brasileiro, segundo dados do índice MCC-ENET.

Em 2021, o crescimento foi de 27% em comparação ao ano anterior, com um faturamento de R$ 161 bilhões, conforme levantamento feito pela Neotrust. Para 2022, a expectativa de alta continua crescente, haja vista o aumento de 20,56% nas vendas já no mês de janeiro, como mostra matéria publicada pela CNN Brasil.

Devido a tamanho movimento nesse setor do mercado, a concorrência nele é cada vez maior. Por isso, montar uma loja online não somente no setor de cosméticos, mas também em qualquer outro, pode não ser uma tarefa tão fácil. Felizmente, ao seguir alguns passos, essa missão é simplificada e o sucesso se torna muito mais palpável.

Nas próximas linhas, você vai poder conferir um guia completo para montar uma loja online de cosméticos. Nele, você verá a importância do conhecimento de algumas leis para se aventurar nesse meio, as diferentes plataformas para construção de e-commerces e muito mais. Confira!

Conhecimento legal, o início de tudo

Antes de planejar e criar uma loja online de cosméticos, é muito importante ter conhecimento sobre as leis que estão relacionadas a esse segmento no Brasil. Afinal, é essencial que tudo esteja em conformidade com a lei para evitar problemas que possam prejudicá-lo ou até mesmo levá-lo à falência.

Para isso, idealmente, marque uma reunião com algum advogado ou advogada de sua confiança e peça para que ele ou ela esclareça o máximo possível sobre o assunto. Assim, obterá conhecimentos fundamentais sobre assuntos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Decreto Federal nº 7.962/2013.

Plano de negócios, você já tem o seu? Saber onde está e onde quer chegar é fundamental

Após adquirir o conhecimento necessário sobre as leis que regem o comércio eletrônico no país, é preciso criar um plano de negócios para a loja online de cosméticos que pretende abrir. Nele, é imprescindível que seja o mais detalhista possível para se precaver de problemas e elevar as suas chances de sucesso.

Sendo assim, tal qual uma viagem precisa ser planejada para que tudo dê certo e ela aconteça, um plano de negócios também requer muita atenção para que o empreendimento a que ele se refere saia do papel. Infelizmente, não é possível abordar neste artigo tudo o que você precisa saber para criar um bom plano empresarial.

A boa notícia é que a Internet está repleta de conteúdos gratuitos e de altíssima qualidade sobre este assunto. Nesse sentido, um belo exemplo é o manual disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae. São 164 páginas com uma explicação detalhada sobre tudo o que precisa saber para ter sucesso no planejamento do seu negócio.

Quem serão os seus fornecedores? Tenha cautela ao escolher

Ter bem definido quem serão os seus fornecedores é algo que deve fazer parte do seu planejamento, mas que vale a pena ser destacado em um tópico à parte. Isso porque uma má escolha pode colocar todo o seu empreendimento em risco, uma vez que inúmeros fatores fundamentais para o sucesso do seu negócio estão diretamente relacionados ao fornecimento dos produtos que comercializa.

Para melhor compreensão, imagine que os clientes da sua loja de cosméticos online estão com uma grande demanda de um produto específico que você comercializa. Consequentemente, em poucas horas, você vende todo o estoque que tem disponível, mas a demanda continua crescente.

Então, você comunica o seu fornecedor de que precisará de uma quantidade maior daquele produto e vocês combinam um prazo para a entrega de novas unidades. Após isso, em um gesto de confiança, você decide comercializar o produto no site com um prazo de entrega um pouco maior, a fim de não perder os clientes que querem realizar a compra.

Contudo, o tempo passa e seu fornecedor atrasa alguns dias. Em decorrência disso, você precisa comunicar os seus clientes de que a entrega demorou mais do que o previsto. Insatisfeitos, muitos deles optam por desistir da compra e buscar pelo mesmo item em um outro lugar.

Nesse exemplo, você poderia ter ainda outros problemas com um mau fornecedor, como a entrega de produtos fora de condição para venda, indisponibilidade para atender à alta demanda etc. Por motivos como esses, é primordial que você tenha cautela ao escolher os seus fornecedores.

Como dica, você pode pedir indicações a pessoas que conhece e que tenham negócios no nicho de cosméticos. Além disso, é possível fazer uma boa pesquisa na Internet para verificar a reputação da empresa de fornecimento que pretende contratar em sites como o Reclame Aqui e as próprias redes sociais.

Como sua loja online de cosméticos será construída? Conheça as diferentes plataformas

A partir do momento em que você tem o conhecimento legal e o planejamento necessário para criar uma loja online de cosméticos, é chegada a hora de definir como ela será construída. Basicamente, existem inúmeras maneiras de construir uma loja online atualmente, e a escolha correta é fundamental para não ter problemas no futuro.

Nessa lógica, existem plataformas que buscam facilitar a criação de sites na Internet, como Loja Integrada, Magento, Wix, WordPress, Shopify e outros. Por meio delas, é possível criar uma loja online de forma rápida e relativamente fácil. No entanto, em longo prazo, essa pode ser uma má escolha.

Em linhas gerais, para manter uma loja na Internet funcionando, é preciso ter um bom serviço de hospedagem, um sistema de segurança adequado para os pagamentos, armazenamento de informações e outras coisas a mais.

Dessa forma, plataformas como as citadas anteriormente podem ser suficientes para atender a pequenos negócios, mas, conforme eles crescem, há a necessidade de abandoná-las. Isso porque se torna necessário uma plataforma cada vez mais performática para suportar a quantidade de tráfego, lidar com os pedidos e inúmeros outros pontos fundamentais para o bom funcionamento do e-commerce.

Pensando nisso, o ideal é que já comece com uma plataforma própria para a sua loja online de cosméticos, principalmente se estiver disposto a fazê-la dar certo. Logo, a dica é que contrate alguma empresa para a criação de um e-commerce para o funcionamento do seu negócio ou algum profissional freelancer capacitado para tal.

Com isso, terá um desempenho similar ou superior ao seus concorrentes logo de início, o que pode dar uma grande vantagem para o seu negócio.

Tenha uma boa estratégia de marketing digital

Como última dica deste artigo, invista em uma boa estratégia de marketing digital. Na Internet, não basta apenas ter um bom site com bons conteúdos e produtos, é necessário ter um bom marketing digital. Do contrário, sua loja online não será encontrada por ninguém, uma vez que dificilmente as pessoas vão atrás de lojas atualmente.

Desse modo, hoje, o mais comum é ser bombardeado por informações constantemente. Como consequência, os consumidores realizam compras mais por impulso do que por uma real necessidade. Por motivos como esse, ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para se destacar da concorrência e atingir o seu público-alvo.

Público-alvo, persona e nicho

Como início da sua estratégia de marketing digital, estabeleça bem quem é o público-alvo do seu comércio e quem são as suas personas. Em uma explicação simples, público-alvo é uma descrição genérica do grupo de pessoas para o qual deseja vender os seus produtos.

A persona, por outro lado, é um personagem semifictício criado com base nas informações que tem à disposição sobre o seu público. Dessa maneira, a persona tem características como nome, idade, gênero, gostos, renda, hobbies e assim por diante.

Com esses dois pilares do marketing, você consegue criar campanhas muito mais assertivas, pois sabe exatamente com quem está falando. Consequentemente, há uma maior chance de conversão, o que, na prática, significa mais vendas.

Ademais, é imprescindível que você não só tenha um nicho bem definido, como também o conheça muito bem. Se está neste artigo, seu nicho certamente é o de cosméticos, mas você comercializa cosméticos em geral ou alguma linha específica? Esse conceito está diretamente ligado ao seu público-alvo e persona.

Defina bem se você partirá para um nicho de produtos veganos, por exemplo, ou se pretende comercializar todo tipo de produto. E lembre-se: quanto mais específico, maiores as chances de retorno em curto e médio prazo.

Mídias sociais

De acordo com matéria publicada no Jornal Estado de Minas, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza mídias sociais. No todo, são cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais no país, um público com o qual sua loja online certamente se comunicará. Contudo, para que isso seja realmente eficaz, é fundamental que seu e-commerce tenha presença em todas as plataformas que fizerem sentido para ele.

Como estamos falando de uma loja online de cosméticos, é essencial que esteja no Instagram e Facebook. Explorar outras mídias sociais também pode ser interessante, como o TikTok e o YouTube, mas essas são as principais. Nelas, você pode criar um perfil comercial gratuitamente e postar conteúdos diários que se comuniquem com suas personas.

Assim, terá um engajamento e alcance cada vez maior. Vale destacar, nesse ponto, que as redes sociais funcionam como um auxílio para atrair clientes para a sua loja online. Além disso, não espere resultados da noite para o dia ao investir em tráfego orgânico quando o assunto é social media. Afinal, seus resultados tendem a ser sentidos no longo prazo, não no médio ou curto.

Mas, se optar por pagar por anúncios no Instagram, por exemplo, pode ter resultados quase que imediatos, mas é necessário calcular se isso será um investimento ou gasto. Se atente a esses pontos e marque presença nas mídias mencionadas!

Blog

Ter um blog para a sua loja online de cosméticos é muito importante para atrair um público maior, criar autoridade de marca e se diferenciar da sua concorrência. Normalmente, ao pensar em criar um e-commerce, muitas pessoas pensam simplesmente num site que funcione como uma vitrine de produtos. Porém, só isso não é o suficiente.

Como você já deve saber, a concorrência no mundo online é grande e um site que se preocupa apenas em exibir produtos dificilmente terá sucesso. Então, como estratégia de marketing de conteúdo, surgem os blogs como uma excelente opção. Caso vá criar uma plataforma própria para comercializar os seus produtos, como sugerido anteriormente, inclua a página de blog em seu planejamento.

Do contrário, plataformas como as citadas anteriormente também podem ser efetivas para criação de um blog. Dentre elas, a mais utilizada no mundo para esse fim é o WordPress. Com seu blog no ar, será necessário elaborar estratégias de conteúdo para construir uma audiência.

Nesse raciocínio, como exemplo, podemos pensar na estratégia de funil de vendas. Como seu nome sugere, trata-se de uma estratégia na qual são criados conteúdos inicialmente mais amplos e, em seguida, cada vez mais específicos. Nela, a ideia é pegar uma pessoa que está buscando por um tema geral no Google e levá-la aos poucos até um assunto específico no qual o blog em questão busca uma conversão, como uma venda.

Assim sendo, você poderia ter uma seção de notícias sobre cabelos, que é algo mais de topo de funil. Em seguida, dentro de uma dessas notícias, você poderia direcionar o usuário por meio de um link para um outro texto mais específico sobre um produto para cabelo. Por fim, em um texto onde detalha e promove o produto em questão, você indica a sua loja como opção de compra e elabora uma estratégia que leve o leitor a realmente comprar o produto.

Existem inúmeras outras estratégias de marketing de conteúdo que podem e devem ser aplicadas, e um blog é fundamental para grande parte delas. Não deixe de investir em uma boa plataforma que atenda às necessidades do seu negócio. Lembre-se de adquirir o conhecimento legal necessário e planeje bem o seu empreendimento.

Leia também: Como o segmento de beleza pode atrair mais clientes com a recorrência?

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