Acesso rápido

Como a logística reversa pode influenciar suas vendas

por João Paulo Arraes Terça-feira, 07 de Março de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A logística reversa é muito mais do que apenas infraestrutura. Ela pode ser uma forte estratégia para proporcionar bom atendimento pós-venda aos clientes que querem trocar ou devolver um produto. Uma pesquisa realizada pela Invesp apontou que 9% dos itens comprados em lojas físicas são devolvidos – em contrapartida, quando falamos de e-commerce, o número chega a 30%.

Entre os principais motivos da logística reversa nas lojas virtuais, está o recebimento do item errado, produtos defeituosos ou que parecem diferentes do que o consumidor imaginou no momento da compra.

No e-commerce, a logística reversa deve ser muito bem executada, visto que está diretamente ligada à satisfação dos clientes e à reputação que sua empresa tem perante o cliente.  Mais de 90% das pessoas desistem de comprar na loja se a devolução não for simples e quase 80% desejam que a empresa custeie os gastos com logística.

E como diminuir o índice de troca e devolução?

Para isso, é necessário atentar-se aos motivos mais comuns de trocas de produtos na sua loja virtual. Se os maiores números são de trocas por insatisfação do cliente em relação ao produto, o ideal é melhorar as imagens e as informações no site. Inserir fotos que mostram detalhes, usar ângulos diferentes e exibir as funcionalidades exatas dos produtos são atitude que dão ao consumidor uma ideia mais fiel de como realmente é o item desejado.

Quando o cliente pede para trocar ou devolver um produto, a empresa pode oferecer algumas opções para recolher o item que está com o consumidor. Os mais usados são coleta no local, coleta com hora marcada, pontos de entrega ou logística reversa simultânea, que nada mais é do que recolher o produto no momento da entrega do item substituto. A última opção tem deixado os dois lados satisfeitos, já que a empresa vai apenas uma vez até o local e o cliente devolve o que não gostou e recebe algo novo no mesmo momento.

Quais são os benefícios?

Oferecer uma logística reserva que satisfaça os clientes é importante para construir uma boa reputação. Ao precisar trocar ou devolver um produto, o cliente espera bom atendimento da empresa pela qual ele optou no momento da compra. Sendo assim, se bem aplicada, a logística reversa dá a impressão de preocupação com os consumidores e pode gerar propaganda espontânea, quando os clientes indicam a empresa aos amigos por terem tido uma experiência positiva.

Para o e-commerce, evitar realizar o fluxo reverso é o ideal. Contudo, caso aconteça, é importante trabalhar para que essa atividade seja confortável tanto para a empresa quanto ao cliente. E, se bem feita, vai contribuir para resultados ainda mais positivos para seu negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.