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Logística no marketplace: as responsabilidades do seller

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Ao entrar no marketplace, muitos sellers, como são chamados os lojistas que vendem nesse canal, ficam em dúvida sobre o funcionamento da logística de entrega: o que será feito pelas grandes redes que operam neste modelo e o que ele próprio deverá gerenciar?

Em linhas gerais, cabe ao seller toda a gestão logística no marketplace. Enquanto esses canais fornecem toda a estrutura que já possuem, investem em marketing, cuidam do atendimento ao cliente e solicitam feedback da compra, o lojista é totalmente responsável por entregar o produto para o consumidor. Assim, ele deverá cuidar de aspectos como:

Gestão do estoque

O estoque é do seller e ele é quem deve cuidar de toda a gestão de produtos que estão lá, precisam ser repostos, separados para entrega e tudo o mais.

Se ele vende offline, em seu próprio e-commerce, ou em múltiplos canais de marketplace, o estoque deve ser gerido de forma que consiga atender as demandas de todos esses locais.

Integradoras simplificam muito esse processo com a centralização de todos os estoques em um único lugar, mas mesmo assim cabe o lojista consultar esses softwares com frequência para acompanhar a saída de seus produtos.

Atualização do status do pedido

Também é papel do seller controlar recebimento de pedidos e gerir cada status, atualizando a plataforma com suas ações mais recentes. Caso esteja presente em vários canais, isso não é, de maneira alguma, um problema.

Mas o lojista deverá ter controle total sobre todos os marketplaces, o que pode ser feito, de forma facilitada, por meio de uma integradora que reúna todas as informações em um único dashboard.

Gestão do frete

É preciso cumprir algumas políticas de frete pré-estabelecidas pelo marketplacestyle="font-weight: 400;">. Com isso, é possível criar uma tabela própria ou da transportadora, como preferir. O seller pode consultar todas as regras de frete e é ele quem deve atualizar esses valores ao vender no marketplace.

Ele pode, claro, contar com a ajuda de empresas focadas na gestão de frete, como a Intelipost e a Axado. O lojista também precisa gerar a nota fiscal da compra e o código de rastreio da mercadoria.

Transporte do produto e entrega

Separar e despachar a mercadoria para o consumidor também é uma atribuição do seller. Quando ele recebe novos pedidos, deve correr com essas etapas e garantir uma entrega sem problemas para o cliente e dentro do prazo estabelecido.

Para isso, vale contar com uma transportadora de sua confiança e acompanhar como ela tem feito as entregas de seus produtos até os clientes. Um transporte bem feito, sem danos à mercadoria e dentro do prazo, aumenta as chances do cliente ficar satisfeito e avaliar o lojista de forma positiva.

A logística, como é possível ver, é de certa maneira centralizada no seller. Os marketplaces cuidam de quase todo o resto: estrutura do site, atração de clientes, publicidade e segurança, além da plataforma de intermediação do pagamento.

Mas o lojista deve controlar seus produtos, no estoque e na entrega, acompanhando pedidos, enviando para o cliente e atualizando o status de envio e entrega dos produtos. Esse cuidado será essencial para o cliente ficar satisfeito, avaliar bem sua loja e voltar a comprar com você!