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Logística no e-commerce: como operar bem e satisfazer o cliente?

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

A Black Friday está chegando. É muito importante fazer a organização da operação previamente para ajustar o estoque, organizar as vendas e rentabilizar mais na campanha deste ano. A logística é parte importante nesse processo, já que o consumidor de e-commerce tem por característica querer agilidade na entrega dos produtos comprados. Inclusive, o prazo de entrega muitas vezes é mais relevante do que o próprio preço dos produtos aos olhos do consumidor.

Por isso, às vésperas de uma campanha de vendas como a Black Friday, estudar o seu cliente e definir suas metas de vendas e faturamento é importante para incentivar a sua equipe e obter os resultados desejados.

Experiência do cliente em jogo

O assunto logística sempre traz à tona a experiência de compra. Qualquer problema que ocorra nesta etapa pode gerar uma má impressão da sua loja para o consumidor.

É importante também que os profissionais envolvidos da equipe ou terceirizados tenham tempo para organizar a operação. Outro ponto é a automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online. Isso fará com que ganhe mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irá colocar seu negócio em destaque.

Lembro também que logística não se resume ao frete. O processo começa no estoque, com a separação e organização dos produtos, à venda.

Dicas para operar bem na logística de entrega

Estoque em primeiro lugar

Como citei, a logística começa no estoque da loja virtual. A armazenagem merece muita atenção para o produto ser entregue em perfeitas condições. Atente-se aos itens perecíveis e eletrônicos: ele não devem reter calor ou umidade no armazenamento. Manter a temperatura adequada é uma dica importante. No estoque também acontece a separação e embalagem dos pedidos. Essa etapa precisa ser feita com muito cuidado e atenção. O manuseio deve ser controlado para facilitar quem for separar os produtos vendidos e evitar erros para o cliente — como modelo, tamanho ou outras especificações.

Separação dos pedidos

Com o estoque organizado, etapas de separação de pedidos e embalo ficam mais simples. Quando o cliente faz uma compra no e-commerce ele idealiza o momento da chegada do produto. Por isso não decepcione o seu cliente. Faça embalagens bonitas e carinhosas, além de condições ideais para que o produto chegue em perfeitas condições, evitando inclusive o processo de logística reversa.

Logística integrada

Da compra na loja até a entrega no endereço do consumidor, é importante que os processos estejam integrados. Isso vale tanto para facilitar o trabalho, quanto para melhorar a experiência do consumidor, evitando problemas e demora. A escolha do parceiro logístico também é fundamental. Afinal, irá garantir a segurança das mercadorias e também o cuidado no manuseio das encomendas.

É muito importante a transportadora oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, colocando o produto sob responsabilidade da empresa de logística a partir do transporte.

Logística reversa

Quando algo dá errado e o cliente precisa entrar em contato com o SAC, já está utilizando o serviço de logística reversa. A partir deste passo é gerado um código de postagem para a devolução do produto pelo cliente e se inicia um outro passo importante. Os produtos devolvidos são enviados ao Centro de Distribuição (CD). A partir daí é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso. É um processo que precisa ser ágil para o consumidor receber seu reembolso rapidamente e ter boa experiência na sua loja, mesmo com troca ou devolução. Organize a sua operação e esteja preparado para estes casos.

Automatização é tudo

Quando a empresa dispõe de automatização da gestão por meio de um ERP, ela passa a utilizar de tecnologia para melhorar o seu trabalho — além dos processos internos e também com o cliente. A sincronização dos setores no e-commerce é importante. Isso porque é uma maneira eficiente de controlar o que é vendido, acompanhar a trajetória do produto e organizar cada processo de maneira simples e descomplicada.

Pense sempre na jornada de consumo do cliente e faça o seu trabalho da melhor forma. A logística é um dos principais processos dentro do e-commerce. Por isso mesmo é preciso estar atento para manter a operação funcionando de forma orgânica.

Organizar a empresa internamente é o primeiro passo para as fases de compra serem bem-sucedidas.

A Black Friday vem aí. Aproveite esse último mês para organizar os setores da empresa — isso envolve a antecipação de compras, estoque facilitado e bons parceiros para logística de entrega. Utilizar sistemas que auxiliem nas vendas é uma estratégia inteligente para integrar o seu negócio aos principais players do mercado e vender mais e melhor.