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Logística no armazém e “dentro do escritório”

Sua loja virtual entrou no ar, está responsiva, bonita e já é um recorde de vendas. Parabéns! Certamente o seu produto é de muita qualidade e você provavelmente acertou a mão em sua estratégia de marketing. Contudo, se quiser estabelecer sua marca no mercado e conquistar uma base fiel de clientes, seus esforços não podem parar por aí. Sem uma logística que garanta a perfeita entrega de todos os pedidos, seu e-commerce corre sério risco de ir parar na lista de sites de reclamações. Ainda está na dúvida se é realmente importante investir em logística?

Se a logística irá trabalhar contra ou a favor do seu negócio, você é quem escolhe! O que mais tem espalhado pela web são lojas virtuais que dão aquela dor de cabeça no consumidor sem qualquer pudor. As queixas são inúmeras: descumprimento do prazo de entrega, mercadoria avariada ou mal empacotada, ou simplesmente a não entrega do produto – esse é o maior sinal de que seu site fatalmente negligenciou a logística. E o problema disso tudo é que, para recuperar um cliente que resolveu confiar nos serviços e se decepcionou, o seu esforço será muito maior.

Para evitar que seu e-commerce vá parar no topo do ranking de reclamações dos consumidores, que a cada dia estão mais informados e exigentes, confira algumas dicas para turbinar suas entregas, gerando economia e vida longa para sua empresa:

Contrate um especialista em logística

Pare de atuar na base do improviso. Quanto mais sua empresa cresce, mais as operações são descentralizadas e mais necessidade você terá de contratar um especialista em logística para acompanhar e coordenar todo o processo de dentro do escritório.

Um problema muito comum enfrentado por grandes portais, são pedidos que ficam parados no sistema à espera de recomposição do estoque, sem que o consumidor seja sequer avisado sobre o atraso na entrega. Muitas vezes, a demora é tanta que até o próprio consumidor já se esqueceu do que pediu.

Recorra a softwares de gestão

Quanto maior o fluxo de clientes dentro do seu site, mais será preciso que você modernize a gestão de todas as operações. Há empresas que sequer se preocupam em digitalizar seu estoque, obrigando funcionários a expedirem tudo com base no papel e caneta. O resultado são produtos enviados errado, em maior ou menor número, ou simplesmente trocados. E o pior, falhas no rastreamento por erro no preenchimento de nomes e endereços.

Quando há falta da automatização eficiente do processo de rastreamento do pedidos, seu e-commerce está totalmente “vendido” nessa história: quando nem sua empresa, nem o cliente sabe onde foi parar a encomenda, o que resta é você repor o prejuízo do cliente e rezar para que ele volte a acessar o seu site.

Não descuide da entrega

Se você já investiu em técnicos e especialistas em logística e recorreu a softwares para automatizar os processos, resta contratar os serviços de entrega com melhor custo e benefício e automatizar todas as informações dentro de sua loja. Neste momento, contar com o suporte de especialistas em gestão de fretes é essencial, principalmente quando se trabalha com diversas formas de envio.

Os Correios são uma boa opção, caso o porte dos seus produtos estejam dentro dos padrões de peso e dimensão. Se esse não for o seu caso, contrate empresas especializadas que atendam a sua necessidade, de preferência aquelas que viabilizam o rastreamento de cada entrega pela internet e apresentam um histórico de excelência no mercado. Se seus produtos possuem caracterísitcas muito distintas e sua entrega abrange diversos estados, opte por mais de uma transportadora, com competitividade para cada necessidade.

Por fim, padronize as embalagens, quanto mais seguras e resistentes, melhor. E não se esqueça de enviar um mimo aos clientes, que seja um pacote personalizado ou mesmo um brinde dentro da caixa: as embalagens são o cartão de visita da sua empresa.

Agradar o cliente e fidelizá-lo a ponto de transformá-lo em um potencial divulgador da sua marca, faz parte da missão de uma logística bem executada e deve estar presente em todas as etapas do seu e-commerce, desde o primeiro atendimento ao cliente, passando pelo esclarecimento de dúvidas, até chegar ao momento em que ele recebe o pacote em casa e fica satisfeito com aquilo que recebeu.