Então é Natal! E o que você fez para aumentar a eficiência logística?

por Fabrício Santos Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos próximos do Natal, o período mais rentável do varejo. É nesta época que o faturamento varejista atinge patamares mais altos. Para 2018, os números apontam um crescimento nas vendas de 2,3% em relação a 2017, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Mesmo diante de uma taxa de crescimento menor do que a registrada em 2017, que foi de 3,9%, o brasileiro não passa batido no Natal. Ou seja, sempre compra suas famosas lembrancinhas, independentemente de estar em tempos de aperto financeiro.

No entanto, o sucesso do faturamento depende diretamente da preparação da empresa para atender às expectativas dos consumidores. Neste aspecto, o setor logístico é bastante mobilizado por ser considerado o termômetro que mede a eficiência da companhia, da expedição até a entrega da mercadoria.

É fato que todos os elos do varejo vivem um presente sensível, em especial a categoria dos distribuidores. O ano foi marcado por um emaranhado de situações atípicas, nunca vivenciadas antes com tanta força no Brasil. Como a paralisação dos caminhoneiros, em maio; o aumento do dólar; as altas no preço dos combustíveis e da energia elétrica. Isso deixou o orçamento mais apertado, tanto do cliente como dos comerciantes (os dois foram impactados igualmente com essas tarifas). E, obviamente, contribuiu para deixar o consumidor mais cauteloso com os gastos.

Para vencer as limitações destas barreiras, lamentar não é a saída. Os desafios foram lançados e resta às empresas agirem. Afinal, em maior ou menor proporção, de alguma maneira as vendas natalinas sempre giram o capital dos comerciantes. E esse milagre econômico acontece uma vez por ano. Não se pode bobear! Organização é a palavra de ordem! É preciso ter pessoas preparadas e ferramentas disponíveis para a eficiência logística acontecer e não comprometer a entrega da mercadoria.

Por isso, aderir à tecnologia da informação dentro da cadeia de suprimentos é uma ação indispensável a fim de otimizar o processo logístico. Cada vez mais, o mercado exige agilidade e precisão nos dados da venda. Quanto maior a rapidez, maiores serão as chances de se realizar entregas mais efetivas e organizadas nesta época do ano. Centralizar as informações em um dispositivo móvel, seja tablet ou celular, garante mais eficiência na logística, bem como minimiza possíveis erros humanos e situações inesperadas. Sem contar nos ganhos em produtividade, na maior confiabilidade dos dados e na redução de custos, entre outros benefícios.

E para potencializar a entrega, planejar o roteiro que o motorista irá percorrer via roteirizadores é uma opção prática para melhorar o processo. Este tipo de tecnologia monta automaticamente a melhor rota para atender os clientes selecionados, com custo e tempo reduzidos, buscando equilíbrio entre preço e serviço. Ademais, gasta-se menos combustível e o motorista fica mais produtivo.

Dinamize o planejamento das entregas ou coloque este item na agenda de prioridades para 2019. Quem já aderiu tem tudo para ter um Natal melhor, com uma entrega perfeita e econômica. E, claro, sem esquecer de gerar empatia e credibilidade aos clientes mesmo frente a um ano desafiador. Nunca é demais lembrar: logística é um custo e deve ser controlado e reduzido. Boas entregas!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.