Logística na era Covid-19: nunca foi tão fácil entender sobre transformação digital

por Anderson Benetti Quinta-feira, 23 de abril de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Grandes players do varejo já respiram transformação digital há muito tempo. Uma prova disso é o crescimento das vendas online impulsionadas pelo aumento de confiança do consumidor e por campanhas de vendas como a Black Friday e Natal. Milhares de pessoas acompanham as promoções e oportunidades online durante a ocasião. Uma demanda que pede estrutura logística eficiente e tecnologia para gestão e controle das entregas dos produtos dentro do prazo acordado.

Além deste exemplo temos também marcas que trabalham com produtos de reposição baixa, “um a um”, mantendo a qualidade e um atendimento diferenciado — acontece muito com redes de supermercados e farmácias. Aqui também é necessário aplicar um sistema de gestão logístico personalizado, e que compreenda essa demanda de forma efetiva, já que os produtos não podem estragar e nem faltar nas gôndolas.

Esses são alguns dos exemplos de como a transformação digital se fez necessária no varejo no quesito logística, onde especialmente nos deparamos com consumidores cada vez mais exigentes. E não foi difícil você encontrar este assunto junto a expressão “experiência do consumidor”, que hoje pede imediatismo e excelência no atendimento. Pois é, vivemos a era da experiência e a logística ágil tem feito a diferença nesta questão.

Com todas essas mudanças surgiram no mercado diversas plataformas para trabalhar online, além, claro, dos softwares de gestão —  área onde atuo, aliás. Porém, aderir a tudo isso apenas para estar inserido no contexto de transformação digital nunca foi o ponto de partida. Porém, sempre foi uma tecla que eu e meus colegas de empresa trabalhamos com todos os nossos clientes e prospects: como você pode iniciar sua jornada de transformação digital?

Rever processos é o início da jornada

Para efetivar uma transformação digital é preciso entender dos processos da sua área, da sua empresa. Trata-se de uma mudança cultural. O ponto de partida é: como posso fazer essa a minha atividade melhor? Como posso otimizar a minha gestão?

Muitas empresas entenderam esse recado e começaram essa avaliação profunda muito antes da pandemia Covid- 19. Sim, mudar é complicado. Exige estudo, tempo, atenção e envolvimento de todos, além, claro, de um certo investimento. Talvez por essa razão, muitas organizações deixaram a questão de lado.

Hoje, diante de uma crise imprevisível, e com uma economia instável, muitas companhias se encontram realizando estes questionamentos que estavam de lado até então. Um processo que tem causado fobia e senso de urgência. Porém, mesmo com todas as questões sensíveis do momento, a verdade é que nunca ficou tão claro entender o que é transformação digital.

Grandes lições da logística

Além de todos os exemplos citados no início deste texto, a verdade é que diante de um cenário de pandemia o mercado digital tem sido a principal rota de atendimento dos consumidores. Com o confinamento das pessoas em casa, o consumo via rede virtual se fez mais que necessário. E, mais do que isso, as empresas, shoppings e lojas que tiveram que baixar suas portas, também encontram no e-commerce uma forma de manter a saúde de seus negócios.

Uma prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os impactos causados pelo Covid-19 já afetaram o e-commerce. Desde o dia 12 de março, ele apresentou um aumento de 180% em transações nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde.

Todos nós estamos sendo obrigados a rever nossa forma de trabalhar, independente de área de atuação e segmento. A tecnologia tem sido grande parceira dos empresários neste momento. Quem já estava dentro do processo sai um passo à frente, sem dúvidas. Mas quem começa essa jornada também não sai perdendo. Toda dificuldade nos gera uma oportunidade. Por isso me atrevo a dizer que neste momento nunca ficou tão claro realizar uma transformação. E no fim desta batalha, tenho certeza que muitas organizações serão verdadeiros cases para todo o mercado.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. pois é uma ótima ideia trabalhar de forma digital pois assim a economia continuará crescendo e assim como também os consumidores continuará sendo atendidos.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.