Logística na Black Friday: como preparar o frete para vender mais

por Felipe Barão Otero de Abreu Sexta-feira, 09 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de começar a escrever esse texto, devo lembrar os que mais de 41 milhões de consumidores digitais brasileiros compram, também, pela conveniência logística.

Essa conveniência consiste em oferecer várias opções de frete. Ou seja, você deve estar preparado para atender clientes que querem receber rapidamente e os clientes que podem esperar.

Separei 4 ações que vão ajudar a sua loja a vender mais utilizando o frete como diferencial competitivo.

1 – Logística eficiente para as regiões que mais compram no e-commerce brasileiro

Independente da localização do seu estoque, você precisa oferecer formas eficientes de entrega onde está a maioria dos seus clientes.

Para exemplificar, segundo o Ebit, a região sudeste é a que representa o maior número de compradores do e-commerce (64%). Ou seja, a tendência é que a maioria dos seus clientes estará nesta região.

Com toda a certeza, você gostaria de ter aproximadamente 26.240.00 pessoas para vender. Por isso, suas formas de entrega precisam ser competitivos para essa região.

2 – Melhore o frete onde você perde vendas

Depois de olhar para o mercado, é hora de mergulhar no seu negócio! O Google Analytics te entrega informações cruciais para melhorar as formas de frete.

Analise os carrinhos abandonados por cidade e por estado. Na maioria dos casos que acompanho, o preço do frete das cidades que mais perdem vendas acaba sendo um impeditivo para a compra.

Você provavelmente já sabe, mas vale lembrar: o frete caro é responsável por 55% dos abandonos de carrinho.

Para ter uma percepção melhor, compare as cidades que mais vendem com as que menos vendem — a diferença do valor do frete tende a ser grande. 

3 – Analise a logística dos seus concorrentes

Embora possa parecer complicado, faça uma lista dos seus maiores concorrentes em uma tabela simples e liste o preço e o prazo de entrega de um produto.

Lembre-se também de analisar o custo do frete em relação ao produto. Isso ajuda a entender o quanto impacta no preço total.

Para exemplificar, essa é a visão do cliente. Nesse sentido, o cliente terá apenas a visão final de preço e prazo.

4 – Use o frete para chamar o cliente

A comunicação do frete não pode ficar somente no site! Você precisa colocar isso nos anúncios!

Primeiramente, segmente os anúncios por região e se comunique com o cliente de forma eficiente!

Não só no Facebook, como também no Google, é possível segmentar os clientes pela região demográfica. 

Criei um anúncio a seguir para ilustrar. Lembre-se: quando mais específicos, maior a chance de se conectar com o seu cliente.

Na prática, o seu cliente verá o seu anúncio assim:

Em conclusão, lembre-se que a venda começa e termina com uma logística eficiente. O cliente escolhe comprar com um prazo de entrega e espera receber o produto em boas condições.

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