Acesso rápido

Logística: 4 desafios, 4 soluções

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 18 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

Por mais desafiador que o empreendedorismo possa ser no cotidiano, a criatividade e persistência sempre auxiliam os/as empresários/as a encontrar soluções para os problemas que surgem no caminho. E entre os desafios mais comuns de qualquer e-commerciante, a logística é sempre um assunto delicado.

Para auxiliar o desenvolvimento de sua empresa com soluções criativas, eu levantei 4 desafios e 4 possíveis soluções quando o assunto é gestão logística.

Logística: desafios e soluções

  • 1 Segurança: assegurando todos os lados

Se, antes da segurança, a gestão logística praticamente só dizia respeito ao transporte de mercadorias em si, hoje esse conceito se expandiu para os meios digitais. E, desde o clique da compra até o efetivo transporte da mercadoria, é preciso estar de olho nos possíveis ataques.

Neste sentido, para garantir uma compra segura ao seu cliente, é muito importante garantir a certificação do seu site e manter todas as atualizações em dia nos sistemas e dispositivos que guardam os dados. Deste modo, o espaço de compras fica menos suscetível a possíveis ataques de crackers.

Da mesma forma, é importante garantir que as informações pessoais dos consumidores estejam asseguradas quando estiverem guardadas por sua empresa. Por isso, é importante adotar sistemas de segurança eficientes, assim como parceiros – ERPs, plataformas de transporte ou pagamentos – que garantam a efetiva segurança das informações. Afinal, de nada adianta a sua empresa trabalhar com foco na segurança dos dados, se o seu parceiro não segue a mesma filosofia.

Já em relação ao transporte da mercadoria em si, a conscientização e prevenção são as palavras-chave da segurança. É preciso conscientizar os motoristas acerca da importância do respeito à legislação de trânsito para evitar acidentes e os gestores sobre os possíveis imprevistos que devem entrar no planejamento de logística.

De acordo com o levantamento da Buonny, os principais causadores de acidentes envolvendo caminhões e o transporte de cargas são:

  • i) percorrer grandes distâncias em uma única viagem;
  • ii) o excesso de carga;
  • iii) rotas mal planejadas e
  • iv) o descumprimento com a Lei 13.103 – Lei do Caminhoneiro – seja pela imprudência dos motoristas ou dos seus gestores.

Da mesma forma, é importante pontuar que as viagens realizadas em condições adversas – como chuvas fortes – podem ser perigosas e muito mais prejudiciais do que um atraso. Por isso, faz parte do trabalho do gestor, trabalhar com uma planilha de entregas “folgada” para que possíveis imprevistos não prejudiquem o planejamento.

Também faz parte da gestão segura da logística a garantia de que os veículos estão em boas condições, a contratação de seguros de cargas e o treinamento dos motoristas sobre como proceder durante um assalto, de maneira assegurar a sua segurança física.

  • 2 Gestão do estoque: organização acima de tudo

Um bom processo de logística começa pela organização “em casa”, pois se o início do processo – separação do produto, embalagem e despacho – não está bem ordenado, é bem provável que o resto do processo vá seguir o mesmo padrão.

Não existe regra padrão para a organização de estoque, pois cada empresa tem as suas necessidades e particularidades que devem ser levadas em consideração quando o assunto é sistematização e controle de produtos. Mas é um fato que a organização de seu estoque pode ser uma vantagem competitiva ou um obstáculo, a depender da maneira que ela é executada.

Para garantir que a sua empresa usará a organização a seu favor, é importante planejar o layout de armazenagem antes de aplicá-lo, levando em consideração alguns pontos como:

  • i) a movimentação da carga;
  • ii) tipo de catalogação mais visível, intuitiva e simples de manuseio;
  • iii) melhor aproveitamento do espaço;
  • iv) segurança da carga – tanto em relação a roubos/ataques, como em relação aos fenômenos da natureza, como alagamentos, por exemplo – e dos funcionário que trabalham com ela.
  • 3 Investimento em tecnologia da informação

Se tem um departamento no qual o controle das informações é importante é o departamento logístico. Por conta disso, ter acesso a ferramentas que garantam o controle e segurança dos dados é essencial neste setor.

Mas nem sempre os investimentos são possíveis, devido ao alto custo das ferramentas e softwares. Neste sentido, garantir o melhor investimento quando o quesito é contratação de softwares de gestão é essencial e alguns pontos devem ser levados em consideração durante a contratação deste serviço.

Mesmo um pequeno lojista trabalha com uma operação complexa dentro do mercado virtual. Por isso, é interessante investir em TI logo no início da operação para que seja possível prevenir erros e prejuízos.

Na hora de escolher o seu fornecedor, é importante levar em consideração a complexidade de sua operação, as integrações que o fornecedor oferece e a capacidade da ferramenta de gestão de se adaptar ao seu workflow de maneira ótima. Pois de nada adianta investir em uma ferramenta de qualidade, se ela não se encaixa aos seus procedimentos.

Pensando nisso, a dica de ouro é: pesquise os fornecedores de TI com calma, paciência e muita atenção. Certifique-se de que o parceiro oferece uma estrutura de suporte eficiente e que os consultores têm amplo conhecimento de gestão empresarial, para que sua empresa não encontre dores de cabeça no futuro.

Outro aspecto que é importante se atentar é em relação ao respeito à legislação: é importante que os sistemas garantam que a sua empresa consiga cumprir as leis fiscais e consumeristas – inclusive em relação a proteção de dados, que passa a vigorar em 2020 – de forma sempre atualizada, pois um deslize nesta área pode trazer prejuízos enormes.

  • 4 Concentração rodoviária e profissionais capacitados

Um dos maiores problemas da gestão logística no Brasil e é concentração das distribuições no transporte rodoviário. Tal problema é estrutural e político, porém o mercado tem trazido algumas soluções para contorná-lo de forma eficiente.

Uma solução é adotar centros de distribuição descentralizados: ao invés de usar um grande espaço concentrado em um ponto, distribuir os pontos de distribuição de forma estratégica pelo país é uma solução inteligente.

E como nem sempre é possível para uma empresa garantir essa estrutura, tem sido cada vez mais normal as parcerias na hora de armazenar os produtos. Alguns marketplaces oferece toda a gestão logística para os comerciantes, buscando os produtos diariamente na loja ou oferecendo espaço dentro de seu armazém para os parceiros.

Da mesma forma, a concentração rodoviária no transporte reflete no valor dos fretes, que muitas vezes assustam os consumidores e levam ao abandono de carrinho. Pensando nisso, adotar ferramentas de precificação inteligente de fretes pode ser uma estratégia interessante para quem depende de outras transportadoras para realizar o transporte de seus produtos. E neste quesito, encontrar um parceiro capacitado e eficiente é muito importante.

A mesma ideia é válida para a contratação de pessoal para o departamento de logística. Isso porque nem sempre é fácil encontrar profissionais bem preparados para lidar com todos os desafios da logística.

Para contornar esse problema, promover a capacitação interna do pessoal e realizar treinamentos periódicos pode ser um investimento valioso que que vai prevenir a sua empresa de muitos erros e prejuízos no futuro.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.