Acesso rápido

Logística para quem vai abrir um e-commerce de cosméticos

por Flavio Salzano Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Os números não mentem! Segundo o Ebit, a categoria “Cosméticos e Perfumaria” já ocupa a segunda posição em números de vendas, atrás apenas de “Moda e Acessórios”.

Entendemos que muitas são as particularidades do setor, e apesar do e-commerce no Brasil manter um ritmo acelerado – estima-se que deva crescer até 15% em 2017 – alguns cuidados precisam ser tomados.

Separamos insights para você decolar suas vendas e entender de uma vez por todas o que é preciso ser feito na hora de montar sua loja virtual de cosméticos. Confira!

Prazo de entrega curto

Boa parte dos produtos dessa categoria precisam ser entregues em um curto espaço de tempo. Tenha em mente que trabalhar com cosméticos é trabalhar com uma entrega rápida. Caso contrário, você pode “estragar” o produto e seu cliente com certeza ficará infeliz.

Transportes

Você vai concordar que os produtos de cosméticos e perfumarias geralmente são frágeis. Tenha atenção na hora movimentá-los. Treine sua equipe para que tenham extremo cuidado na hora de manuseá-los no carregamento e descarregamento e para que não seja feito empilhamentos máximos.

Embalagem

Crie embalagem que proteja o produto. Além disso, na hora de deslocá-lo, uma embalagem resistente poderá garantir que o produto chegue perfeitamente à mão dos clientes.

ANVISA

Se você pretende abrir seu e-commerce na área, deverá cumprir uma série de obrigações que são exigidas pela Anvisa. Apesar de toda burocracia, convenhamos, é necessário.

O e-commerce precisa apresentar uma lista de documentos para, a partir daí, receber autorização de funcionamento para a categoria. Em seguida, a Anvisa realiza uma inspeção do local de armazenamento dos produtos, que resultará em um parecer técnico, podendo ou não ser autorizado.

Essa etapa corre o risco de se mostrar uma grande dor de cabeça, pois o órgão faz diversas exigências – desde a limpeza, iluminação até a temperatura. Alguns produtos exigem diferentes temperaturas de armazenagem, e a fiscalização ficará de olho nisso.

E fique atento: investir em empresas de logística que já tenham certificação da Anvisa pode ser a melhor opção, pois o lojista ganha tempo para investir em sua loja e não precisa se preocupar com essas questões. Afinal, muitas são as cobranças – e se você não fizer tudo certo, poderá ser autuado.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.