Logística 4.0: a tecnologia pode reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor
Indústria 4.0 é um termo já notório para muitas pessoas, mas e a expressão Logística 4.0? Assim como para as fábricas, a ideia é se apropriar das novas tecnologias (uma espécie de quarta revolução industrial) para tornar a logística – um dos maiores desafios para as empresas brasileiras em função dos custos elevados de transporte e do tamanho do país – mais eficiente, mais rápida e menos custosa.
Há empresas investindo em tecnologias inovadoras, como, por exemplo, a Amazon e as tentativas de uso de drones para entregas rápidas de até 30 minutos. A perspectiva de uso do equipamento é boa, mas esbarra em uma série de questões, como a regulamentação para uso deles.
Ter eficiência na entrega de produtos é um desafio e exige muito cuidado e atenção, além do investimento nos equipamentos certos. Ser bem-sucedido nessa tarefa é sinônimo de fidelização de consumidores e da criação de um diferencial no mercado.
Do impossível para o possível
Conseguir tornar o armazenamento e distribuição de produtos eficiente é um desafio para muitas empresas. Além das dificuldades inerentes a esse processo no Brasil – como o uso excessivo do transporte rodoviário, que responde por 90% desse fluxo no país –, existe uma questão interna das próprias companhias.
Se os seus sistemas não são interligados e capazes de identificar a entrada e saída de produtos no estoque, jamais haverá tecnologia ou gestão suficiente capazes de otimizar esse setor. Por esse motivo, a Logística 4.0 é um conceito que mistura o uso de novas tecnologias – Big Data, Internet das Coisas, Drones, entre tantas outras – com as melhores práticas de gestão.
Competitividade e interesse do cliente
Não se trata só de reduzir custos com a logística, mas de ser mais eficiente e oferecer um serviço de excelência ao consumidor. Com o aumento de uso do e-commerce, os clientes ficam insatisfeitos se a companhia não for capaz de cumprir com as indicações de prazo de entrega e, nesta área, quanto menor o tempo, melhores serão as vendas.
Esse cenário de satisfação é uma constante em todo o globo. Uma pesquisa realizada em 7 países (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Japão, Reino Unidos e Rússia) pela Oracle Retail mostrou as possíveis consequências de ser ineficiente na entrega:
– Apenas 39% dos consumidores dão uma segunda chance à empresa
– 53% procuram um outro fornecedor ou um concorrente
– 51% não voltarão a consumir na loja
– 55% se mostram insatisfeitos e fazem comentários negativos sobre as companhias
– 37% vão às mídias sociais compartilhar sua experiência negativa
Portanto, investir na Logística 4.0 não é apenas uma questão de uma tentativa de reduzir custos, mas de rastrear os itens, aumentar a satisfação dos consumidores e, ao mesmo tempo, reduzir possíveis danos à reputação. Uma rede varejista da Coreia do Sul, por exemplo, transformou seus resultados com uma boa ideia e o bom uso dessas diferentes tecnologias.
Com dificuldades para atingir a ponta entre as redes supermercadistas do país por falta de lojas físicas, a rede optou por tentar uma estratégia diferente, baseada no uso da tecnologia e da internet.
O resultado? Aumento de 76% no número de usuários da loja virtual e crescimento de vendas na ordem de 130%. A Home Plus já se tornou a loja número 1 dos coreanos no universo on-line e diminuiu a diferença para o seu concorrente na presença off-line.
Está na hora de você também entregar um serviço como este para o seu cliente e liderar essa revolução. Você está pronto?
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