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Como o live commerce pode melhorar a experiência do cliente?

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A customer experience (CX) é basicamente a visão do seu cliente sobre o produto, serviço e, em geral, seu negócio.

É muito importante manter uma ótima CX em mente ao construir sua marca e ao fazer planos de desenvolvimento.

Os dois principais pontos que criam a experiência do cliente são as pessoas e os produtos.

Isso significa que você não precisa apenas cuidar da qualidade do seu produto, mas também de todo o serviço.

Oferecendo uma plataforma de e-commerce, você pode estender sua atividade comercial implementando o live commerce para conveniência e diversão de seus clientes.

O live commerce é uma combinação de transmissão ao vivo e comércio eletrônico.

Em outras palavras, trata-se de marketing ao vivo de mercadorias em plataformas de comércio eletrônico, e interação em tempo real entre vendedores e consumidores.

Combinando entretenimento com compras instantâneas, o live commerce oferece aos varejistas, marcas e plataformas digitais um novo canal com enorme possibilidade de criação de valor.

O live commerce foi utilizada pela primeira vez no Marketplace Taobao, do Alibaba, em 2016.

Na China, é um mercado que já passa dos US$ 170 milhões (McKinsey).

Como o live commerce cria valor?

O live commerce pode ajudar marcas, varejistas e marketplaces, principalmente em duas áreas:

  • Acelerando a conversão. O live commerce é divertido e imersivo, mantendo os espectadores assistindo por mais tempo. Ela também reduz as jornadas de decisão do cliente, desde a conscientização até a compra. Táticas de tempo limitado, como cupons únicos, podem ser usadas para gerar um senso de urgência. As empresas relatam taxas de conversão próximas de 30% – até dez vezes mais altas do que no e-commerce convencional.
  • Melhorando o apelo e a diferenciação da marca. Bem feito, o live commerce aumenta o apelo e a distinção de uma marca e atrai tráfego adicional na web. Pode fortalecer o posicionamento entre os clientes existentes e atrair novos, especialmente jovens interessados em formatos e experiências de compras inovadoras. Comparada com a lógica tradicional do e-commerce – “pessoas procurando mercadorias” -, a inovação do live commerce é uma lógica do tipo recomendação chamada “mercadorias procurando pessoas”.

Ao contrário da plataforma de e-commerce centralizada, o live commerce adiciona o elemento “pessoas” à cadeia de transações. Essas pessoas incluem streamers online, profissionais, celebridades, anfitriões, donos de fábricas ou lojas, até mesmo CEOs.

Algumas empresas estão vendo sua participação no público mais jovem aumentar em até 20%.

Crie a experiência na loja online

Essa tendência digitaliza o mundo das compras. Ela cria a experiência online na loja e é exatamente isso que o mundo do comércio eletrônico está perdendo. Já não se trata apenas de fazer uma compra. Toda a experiência de compras online, hoje, envolve interação humana para que os consumidores se sintam mais conectados.

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