Conheça as ferramentas relacionadas para verificação e análise da concorrência

por Burc Tanir Quarta-feira, 07 de março de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

Ter uma empresa de comércio eletrônico é um sonho para muitas pessoas. Permite trabalhar com os produtos que se ama. Mas a concorrência é realmente alta, e você não pode simplesmente começar sem perceber certos conceitos. Uma das primeiras coisas a fazer é analisar a concorrência e o mapeamento de competição. Tanto os empresários iniciantes, como os gerentes de comércio eletrônico e os proprietários de PME (que têm trabalhado nesse setor há alguns anos), precisam saber qual o seu posicionamento nesse mercado competitivo em todas as etapas do negócio, a fim de tomar melhores decisões estratégicas.

Foi por isso que criamos esse artigo. Os compradores online não perdoam. Eles não hesitam nem um segundo em escolher os seus concorrentes se eles aparecerem em primeiro lugar no motor de busca, oferecerem melhor suporte ao cliente em mídias sociais ou se tiverem uma promoção melhor do que a sua. Portanto, conhecer os pontos fortes e fracos de sua concorrência deve ser a primeira emenda de seu negócio, que irá preparar uma boa base estratégica.

E aqui, nesse artigo, pretendemos criar uma lista de verificação para você ter a certeza de que faz uma análise detalhada da concorrência, cobrindo os aspetos fundamentais do comércio eletrônico. Não só fornecemos essa lista de verificação, como também recomendações de ferramentas de inteligência de concorrência para o ajudar com melhores capacidades de monitoramento da concorrência em um mercado onde as informações são imensas.

Inicie a análise da concorrência começando por definir seus concorrentes

Sem dúvida que o lugar mais popular para promover sua empresa de comércio eletrônico é o Google. Não só é um meio promocional, como também seus potenciais clientes começam suas compras por aí. Portanto, seria bom iniciar uma análise da concorrência e um mapeamento no Google e, também, compreender o comportamento.

Primeiro, faça uma lista das palavras-chave de boas conversões e relevantes para seu negócio. Depois, pesquise-as no Google e anote quem aparece na primeira página com um negócio semelhante ao seu. Identificada a sua concorrência, analise sua loja online. Respire fundo, se concentre e faça uma lista de seus pontos fortes e fracos.

Você pode fazer as perguntas relacionadas logo abaixo e apontar as respostas em uma planilha de análise da concorrência. Será uma ótima referência para definir seu posicionamento competitivo!

• Qual a sua proposta de venda exclusiva?
• Como atribuíram os preços a seus produtos? Estão oferecendo preços competitivos, na média do mercado ou acima da média do mercado?
• Com que frequência fazem promoções?
• Como gerenciam os conteúdos do produto, como imagens e descrições?
• Quais suas políticas de envio e devolução?
• Como dão suporte aos clientes no site? Bate-papo em tempo real, e-mail ou por telefone?
• Como projetam o processo de check-out?
• Como posicionam chamadas para ação?
• Estão usando pop-ups, exit intents para reunir e-mails?
• O site é responsivo no celular?
• Como eles gerem as plataformas de mídia? Como são suas publicações nas mídias sociais? Como eles se relacionam com o público nas mídias sociais?
• Têm um blog? Com que frequência fazem publicações?

Nossos amigos da Kompyte oferecem um modelo de análise de concorrência gratuito e um e-book de conhecimentos passo a passo para ajudá-lo a concluir sua análise, que irá, por sua vez, contribuir para anotar todas as respostas.

Então, vamos supor que você tem uma lista de seus principais concorrentes e fez as pesquisas básicas acerca da forma como eles operam. Agora, é hora de investigar um pouco mais. Siga a lista de verificação que aborda as diferentes categorias de análise de concorrência e experimente as ferramentas recomendadas para obter inteligência competitiva profunda.

Detecte e rastreie o tráfego dos sites de seus concorrentes

Nós sabemos quem são nossos concorrentes e analisamos seus pontos fontes e fracos nos seus sites online. Agora é hora de analisar seu tráfego. Detectar quais fontes atraem mais tráfego para sua concorrência vai ajudá-lo a decidir onde centrar seus esforços de marketing.

As métricas nas quais você deve centrar sua atenção, respectivamente:

• Fonte de seu tráfego: orgânico, direto, referências…
• Localização do tráfego: país, baseada na região
• Tráfego da referência
• Tráfego mensal e KPI: novo visitante, página/seção…

Ferramenta para monitoramento do tráfego dos sites da concorrência:

SimilarWeb

Monitorar as palavras-chave orgânicas e pagas do concorrente

As palavras-chave são o componente mais decisivo do desempenho do marketing de conteúdo. Como o objetivo do conteúdo é estimular o consumidor e associá-lo a seus produtos, alcançar o público-alvo através de uma pesquisa orgânica com as palavras-chave certas permite criar um gerador de tráfego e uma máquina otimizadora da conversão perfeitos.

Mas o comércio eletrônico e os conteúdos em torno da era virtual não são estáveis. Mesmo que você tenha feito uma excelente pesquisa por palavra-chave e criado uma estratégia adequada, seus concorrentes estão procurando por novos métodos para melhorar seus SERPs. Desse modo, a estratégia inicial pode ser superada depois de um certo tempo.

Pesquisar as palavras-chave de seus concorrentes e sua classificação na página de resultados do motor de busca vai ajudá-lo a gerar palavras mais eficazes, entender quão maduras são suas estratégias e analisar seu posicionamento competitivo entre a concorrência. Os rankings de palavras-chave também dão uma ideia de como o comportamento do consumidor muda com o tempo, e ajuda você a reagir instantaneamente à mudanças nas tendências de busca orgânica.

Você pode fazer o mesmo com a pesquisa paga, pesquisando através do Google ou de ferramentas de inteligência competitiva que revelam o orçamento mensal do seu rival e o alertam para novos anúncios e novas palavras-chave.

Ferramenta para monitorar as palavras-chave orgânicas e pagas do concorrente:

SpyFu

Fazer uma análise competitiva de backlinks

Para superar sua concorrência nos motores de busca, você precisa de um histórico forte de backlinks. Uma análise detalhada dos “perfis de links” de seus concorrentes fornece informações valiosas sobre os sites mais relacionados da indústria. Ao gerar e construir links nos sites relacionados à indústria (já ligados aos seus concorrentes), você poderá alcançar seu sucesso, tornando-se parte da conversa onde seus concorrentes aparecerem.

Então, monitorar e agir no no backlink da concorrência lhe dará uma grande vantagem competitiva e fará de si uma grande ameaça para seus concorrentes.

 

Ferramenta para monitoramento dos backlinks da concorrência:

Ahrefs

Realizar análise de concorrência nas mídias sociais

As mídias sociais desempenham um papel importante nas empresas de comércio eletrônico. Uma vez que os compradores online passam muito tempo nas plataformas de redes sociais, as empresas de comércio eletrônico têm uma ótima chance de se relacionar com eles, promover seus produtos e fazer todo tipo de promoções. O objetivo não só consiste em fazer promoções: as empresas de comércio eletrônico usam algumas táticas para aumentar sua audiência promovendo concursos, conversas, suporte ao cliente e até colocando “botões de compra”, a fim de incentivar os consumidores a comprarem no Facebook ou Instagram, por exemplo.

Cada indústria tem uma dinâmica específica. Detectar essas dinâmicas e o comportamento do cliente em mídias sociais permite grande vantagem para você. Depois de compreender esses pontos, estabelecer uma estratégia de mídias sociais detalhada será muito mais fácil e eficaz.

Reunir inteligência competitiva lhe fará compreender melhor os requisitos da indústria e futuras potencialidades. No contexto das mídias sociais, não há uma mudança dramática — trata-se de monitorar as contas sociais e a atividade da concorrência, assim como obter uma melhor compreensão do panorama das mídias sociais em sua indústria.

O melhor será começar por colocar as questões abaixo:

• Que plataformas sociais sua concorrência está usando?
• Qual o número de seus seguidores? Como se altera ao longo do tempo?
• Com que frequência fazem publicações nas mídias sociais?
• Quais os seus valores de engajamento?
• Que tipo de publicações tem um maior engajamento?
• O que estão fazendo bem nas mídias sociais? Procure também por fraquezas.
• Qual o assunto que está criando a maior agitação?
• Quais influenciadores estão falando sobre sua marca e seus concorrentes?

Mas, tenha cuidado! Realizar o monitoramento da concorrência não significa copiar seus concorrentes. Deve inspirá-lo e lhe oferecer possibilidades.

Ferramentas para realizar análise de concorrência nas mídias sociais

Mention

Quintly

Controle os preços da concorrência

O comércio eletrônico é enorme e a concorrência verdadeiramente dura, especialmente a guerras de preços. Como os compradores online têm uma imensa variedade no e-commerce e uma grande capacidade de encontrar as melhores ofertas, eles não hesitam nem por um segundo em optar por um de seus concorrentes. Vamos continuar com alguns fatos marcantes sobre tarifação de modo a revelar a importância do controle dos preços da concorrência:

• Mais de 60% dos compradores online em todo o mundo encaram os preços do comércio eletrônico como o primeiro critério na sua decisão de compra.
• A maioria dos compradores online (cerca de 90%) investe o tempo na busca pelas melhores promoções.
• 54% dos clientes online compram os produtos dos carrinhos se esses forem vendidos a um preço mais baixo em um site da concorrência.
• Um comprador virtual regular visita pelo menos 3 sites antes de fazer a compra.

Ao acompanhar os preços de seus concorrentes, você conhecerá seu verdadeiro posicionamento competitivo no mercado. Isso é importante para que suas campanhas de marketing combinem com a forma como os clientes encaram seus produtos.

O monitoramento dos preços da concorrência lhe permite saber quando seus concorrentes estão mudando seus preços, quando estão oferecendo promoções e quando têm os produtos esgotados. Isso lhe permitirá uma inteligência de preços competitiva perfeita. Esse esforço possibilita aos varejistas de comércio eletrônico dar resposta à cada mudança nos preços por parte da concorrência.

Além disso, você terá um conhecimento melhor sobre o mercado. Como terá dados de flutuações históricas de preços, você pode prever melhor a evolução do mercado em termos de preço. Com esses dados, você pode posicionar o negócio e ter uma estratégia de preços aperfeiçoada.

Ferramenta para controlar os preços da concorrência:

Prisync

Pesquise os conteúdos e referências da concorrência

Avalie o desempenho dos conteúdos de seus concorrentes e veja quantos compartilhamento ou referências obtiveram os conteúdos de seus concorrentes. Uma visão do conteúdo mais bem-sucedido de seus concorrentes inspira seu próprio processo de criação de conteúdo e fornece excelentes ideias sobre o tipo de tópicos e palavras-chave que chamam a atenção do público-alvo. Ao analisar mais profundamente os conteúdos dos concorrentes, você pode descobrir o que mantém o visitante na página. Após essa análise de conteúdo, você pode personalizar sua própria estratégia da maneira certa.

Além da pesquisa de conteúdo, ao configurar alertas, você terá um controle imenso sobre o mercado pelos conteúdos e referências mais recentes.

Ferramenta para pesquisar os conteúdos e referências da concorrência:

Buzzsumo

Controle o site do concorrente e detecte as alterações

Mantenha sua atenção constante no site do concorrente e tente detectar as mudanças. Procure ver instantaneamente quem colocou um novo banner ou quais partes do site mudaram e quando isso aconteceu. Assim, você pode descobrir quais produtos estão em promoção e entender as mudanças sazonais feitas no site.

Ferramenta para monitoramento do site da concorrência:

Kompyte

Reúna os informativos da concorrência

Uma das formas mais eficazes de marketing no comércio eletrônico: manter o relacionamento com o público através de e-mails ou informativos.

A maioria dos varejistas de comércio eletrônico promove seus novos produtos, ofertas e conteúdos por meio de entrega periódica de um informativo. Assim, o controle dos informativos dos concorrentes o ajudará a estar um passo à frente de seus concorrentes e permitirá encontrar o formato e frequência ideais.

Você pode verificar os seguintes pontos:

• A frequência da entrega dos informativos: diária, semanal, mensal…
• O tipo de informações contidos no informativo: promoções, descrições de produtos, artigos, focados em imagens…
• O formato: densidade da imagem, extensão dos textos, dimensões, posicionamentos de CTA…

Ferramenta para reunir informativos da concorrência:

Owletter

Conclusão

Tentamos fornecer uma lista de verificação completa para você conseguir monitorar e fazer uma melhor análise da concorrência. Além de cada ponto, as ferramentas de inteligência da concorrência mencionadas (após cada verificação) oferecem ótima visão geral do cenário e fornecem informações acionáveis para gerar resultados comerciais.

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