Acesso rápido

Liquidação ou promoção? Dicas para montar a vitrine da sua loja

por Thiago Sarraf Terça-feira, 06 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como escolher as ofertas que ficarão na vitrine da sua loja? Sabe quando colocar um produto novo? Tem ideia de quando colocá-lo em promoção? Vamos falar destes conceitos, desde o nascimento do produto, até sua loja precisar queimar o estoque.

A home de qualquer loja virtual tem que conter informações que atraiam a atenção do consumidor. Seja através de promoções ou novidades. Se a home continuar com os mesmos banners durante um longo período de tempo, o consumidor que voltou ao seu e-commerce pode perder o interesse, pois sabe que não há nada de novo.

Principalmente quando falamos de moda, e-commerces de fast fashion tem que se atualizar constantemente para poder captar a atenção dos usuários que estão entrando no site sem pretensões. Muitos usuários navegam por lojas
virtuais sem interesse de comprar algo.

É como quando as mulheres entram em lojas de roupa “para dar uma
olhadinha” e acabam levando uma blusinha. O e-consumidor também é assim. E é por isso que você deve sempre ter novidades em seu site.

Quanto tempo devo deixar produtos novos?

Antes de falarmos de vitrine, vamos resgatar um conceito: Quanto tempo devo trabalhar um produto como novo?

Estabeleça uma média de 60 dias. Então, você tem esse prazo do produto dentro do seu e-commerce ou qualquer outro negócio para:

  • Anunciá-lo
  • Trabalhá-lo
  • Divulgá-lo
  • Vendê-lo

A ideia é fazer isso até terminar o giro dessa mercadoria e trazer um novo lote de produtos. Digamos que você tenha 60 produtos para vender em 60 dias.

Significa que em 30 dias você tem que vender 30 unidades e assim por diante. De 3 a 7 dias, esse produto é uma novidade.

E novidade significa que é um produto que chegou agora no seu negócio. A novidade pode trabalhar em paralelo um lançamento. Mas cuidado que são coisas diferentes.

Novidade x Lançamento

A novidade é aquele produto que começou a ser trabalhado agora em sua loja. O lançamento é considerado lançamento de mercado.

Ou seja, se o produto já existia no mercado e você começou a trabalhar agora
em seu e-commerce, ele é uma novidade.

Quando o produto ainda não existe, ele é um lançamento. Isso é importante para não colocar as descrições erradas na hora de anunciar o produto.

Vitrine tradicional

Passado o período de novidade do produto, que é de 3 a 7 dias, ele entra em seu auge e vai para a vitrine tradicional. Chamaremos de vitrine normal, onde os produtos são trabalhados em maior tempo e a quantidade de vendas é mensurada para entender se esses produtos, após o período da vitrine normal, terão de ser trabalhados de outras maneiras para estimular vendas.

Do dia 7 ao dia 30, o produto é classificado como vitrine normal. E durante esses 30 dias, terão de ser vendidas 30 peças. Depois do dia 30, se as unidades estipuladas tiverem sido vendidas, você pode mantê-lo na vitrine até o dia 45. E em seguida, você pode trabalhar o produto em outlet.

Outlet

Produtos que tiveram a venda estipulada no período de 30 – 45 dias, são colocados em outlet. Vale lembrar que outlet não é a mesma coisa que promoção ou liquidação. Você pode sim, trabalhá-los com um preço diferenciado, porém, se as vendas seguiram conforme o plano, você não vai ter peças disponíveis o suficiente para trabalhar uma ação de marketing em cima delas.

outlet por definição são os produtos que estão saindo de estação e não possuem grade completa, troca de coleção e assim por diante. Você não vai trabalhar grandes ofertas de preços, pois o outlet está lá para “terminar de vender” o produto. Paralelamente ao outlet, você pode trabalhar com a liquidação.

Liquidação

Se chegar ao dia 30 e você ainda tiver 45 peças em estoque, significa que o produto não está bem trabalho e você precisa liquidá-lo, pois no dia 60, vão sobrar muitas peças e, consequentemente, não haverá dinheiro para adquirir
produtos novos. Isso vai gerar desfalque financeiro e de ofertas.

Promoção

A promoção é simples: quero trazer mais clientes e resgatar clientes antigos. Ela é atemporal a todos os tópicos acima (lançamento, vitrine, novidade, liquidação e outlet). Nessas 5 fases, é possível trabalhar a promoção e fazer com que cada uma tenha um sucesso maior.

  • Novidade em promoção para sair mais rápido
  • Lançamento em promoção especial para atrair clientes para a loja
  • Promoções na vitrine, na liquidação e no outlet.

Liquidação e outlet oferecem descontos aos consumidores. A promoção oferece cupom, frete grátis, parcelamento maior e “compre um e leve dois”. Então, quando falamos em promoção, não estamos falando a respeito de desconto
sobre o valor do produto, mas, sim, em facilitar os métodos de compra. A liquidação e o outlet, sim, oferecem descontos diretamente sobre o valor do produto.

Vitrine bem trabalhada

Se conseguir trabalhar bem esse conceito, a sua loja vai ter uma boa movimentação e todas as vezes em que o consumidor entrar no seu e-commerce vai ver produtos novos, promoções e liquidações novas. E, assim, consegue cumprir a jornada do consumidor.

Pois, para o consumidor que sempre entra no e-commerce, haverá opções novas, vitrines bonitas e produtos em liquidação; Já os novos clientes buscam sempre vantagens.

Clientes que já acompanham sua loja querem oportunidades para comprar seus produtos. 60 dias é um prazo médio a ser trabalho, mas o tempo pode variar bastante de acordo com o seu segmento.

Neste exemplo, trabalhamos com o fast fashion que são lojas que trabalham sempre com coleções novas sem repetições. Lançamento de carro, por exemplo, 1 ano é o tempo médio. Afinal, vender um carro por dia é bem complicado. Não é impossível, mas devido ao momento do país, não é o que vemos no mercado.

Converta mais

Esse mix de composições da sua vitrine é muito importante para trabalhar na sua loja. Imagine passear no shopping e, dois meses depois, passar em frente à loja e ver os mesmos produtos sendo exibidos? Não há o despertar do interesse.

E muitas vezes, isso é o que pode estar atrapalhando nas suas conversões. Ver sempre as mesmas ofertas e produtos, as mesmas novidades, não é um convidativo nem para a sua base de clientes nem para os novos. Não existe milagre que faça vender.

Mas e se eu tenho muitos produtos?

Quando sua loja trabalha com grande variedade de produtos, sim, não dá para mudar tudo a cada 60 dias. Por isso, trabalhamos com o conceito de curvas A, B e C. Você tem que trabalhar com os produtos que representam a maior parte do seu faturamento, que são os produtos da curva A.

20% dos seus produtos representam 80% do faturamento da sua loja. Mire nos 20% e já está ótimo, pois teremos a sensação de vitrine bem trabalhada e novidades sempre. O usuário percebe, inconscientemente,
quando há novidades e quando a vitrine não está bem trabalhada.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.