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Liquidação ou promoção? Dicas para montar a vitrine da sua loja

por Thiago Sarraf Terça-feira, 06 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como escolher as ofertas que ficarão na vitrine da sua loja? Sabe quando colocar um produto novo? Tem ideia de quando colocá-lo em promoção? Vamos falar destes conceitos, desde o nascimento do produto, até sua loja precisar queimar o estoque.

A home de qualquer loja virtual tem que conter informações que atraiam a atenção do consumidor. Seja através de promoções ou novidades. Se a home continuar com os mesmos banners durante um longo período de tempo, o consumidor que voltou ao seu e-commerce pode perder o interesse, pois sabe que não há nada de novo.

Principalmente quando falamos de moda, e-commerces de fast fashion tem que se atualizar constantemente para poder captar a atenção dos usuários que estão entrando no site sem pretensões. Muitos usuários navegam por lojas
virtuais sem interesse de comprar algo.

É como quando as mulheres entram em lojas de roupa “para dar uma
olhadinha” e acabam levando uma blusinha. O e-consumidor também é assim. E é por isso que você deve sempre ter novidades em seu site.

Quanto tempo devo deixar produtos novos?

Antes de falarmos de vitrine, vamos resgatar um conceito: Quanto tempo devo trabalhar um produto como novo?

Estabeleça uma média de 60 dias. Então, você tem esse prazo do produto dentro do seu e-commerce ou qualquer outro negócio para:

  • Anunciá-lo
  • Trabalhá-lo
  • Divulgá-lo
  • Vendê-lo

A ideia é fazer isso até terminar o giro dessa mercadoria e trazer um novo lote de produtos. Digamos que você tenha 60 produtos para vender em 60 dias.

Significa que em 30 dias você tem que vender 30 unidades e assim por diante. De 3 a 7 dias, esse produto é uma novidade.

E novidade significa que é um produto que chegou agora no seu negócio. A novidade pode trabalhar em paralelo um lançamento. Mas cuidado que são coisas diferentes.

Novidade x Lançamento

A novidade é aquele produto que começou a ser trabalhado agora em sua loja. O lançamento é considerado lançamento de mercado.

Ou seja, se o produto já existia no mercado e você começou a trabalhar agora
em seu e-commerce, ele é uma novidade.

Quando o produto ainda não existe, ele é um lançamento. Isso é importante para não colocar as descrições erradas na hora de anunciar o produto.

Vitrine tradicional

Passado o período de novidade do produto, que é de 3 a 7 dias, ele entra em seu auge e vai para a vitrine tradicional. Chamaremos de vitrine normal, onde os produtos são trabalhados em maior tempo e a quantidade de vendas é mensurada para entender se esses produtos, após o período da vitrine normal, terão de ser trabalhados de outras maneiras para estimular vendas.

Do dia 7 ao dia 30, o produto é classificado como vitrine normal. E durante esses 30 dias, terão de ser vendidas 30 peças. Depois do dia 30, se as unidades estipuladas tiverem sido vendidas, você pode mantê-lo na vitrine até o dia 45. E em seguida, você pode trabalhar o produto em outlet.

Outlet

Produtos que tiveram a venda estipulada no período de 30 – 45 dias, são colocados em outlet. Vale lembrar que outlet não é a mesma coisa que promoção ou liquidação. Você pode sim, trabalhá-los com um preço diferenciado, porém, se as vendas seguiram conforme o plano, você não vai ter peças disponíveis o suficiente para trabalhar uma ação de marketing em cima delas.

outlet por definição são os produtos que estão saindo de estação e não possuem grade completa, troca de coleção e assim por diante. Você não vai trabalhar grandes ofertas de preços, pois o outlet está lá para “terminar de vender” o produto. Paralelamente ao outlet, você pode trabalhar com a liquidação.

Liquidação

Se chegar ao dia 30 e você ainda tiver 45 peças em estoque, significa que o produto não está bem trabalho e você precisa liquidá-lo, pois no dia 60, vão sobrar muitas peças e, consequentemente, não haverá dinheiro para adquirir
produtos novos. Isso vai gerar desfalque financeiro e de ofertas.

Promoção

A promoção é simples: quero trazer mais clientes e resgatar clientes antigos. Ela é atemporal a todos os tópicos acima (lançamento, vitrine, novidade, liquidação e outlet). Nessas 5 fases, é possível trabalhar a promoção e fazer com que cada uma tenha um sucesso maior.

  • Novidade em promoção para sair mais rápido
  • Lançamento em promoção especial para atrair clientes para a loja
  • Promoções na vitrine, na liquidação e no outlet.

Liquidação e outlet oferecem descontos aos consumidores. A promoção oferece cupom, frete grátis, parcelamento maior e “compre um e leve dois”. Então, quando falamos em promoção, não estamos falando a respeito de desconto
sobre o valor do produto, mas, sim, em facilitar os métodos de compra. A liquidação e o outlet, sim, oferecem descontos diretamente sobre o valor do produto.

Vitrine bem trabalhada

Se conseguir trabalhar bem esse conceito, a sua loja vai ter uma boa movimentação e todas as vezes em que o consumidor entrar no seu e-commerce vai ver produtos novos, promoções e liquidações novas. E, assim, consegue cumprir a jornada do consumidor.

Pois, para o consumidor que sempre entra no e-commerce, haverá opções novas, vitrines bonitas e produtos em liquidação; Já os novos clientes buscam sempre vantagens.

Clientes que já acompanham sua loja querem oportunidades para comprar seus produtos. 60 dias é um prazo médio a ser trabalho, mas o tempo pode variar bastante de acordo com o seu segmento.

Neste exemplo, trabalhamos com o fast fashion que são lojas que trabalham sempre com coleções novas sem repetições. Lançamento de carro, por exemplo, 1 ano é o tempo médio. Afinal, vender um carro por dia é bem complicado. Não é impossível, mas devido ao momento do país, não é o que vemos no mercado.

Converta mais

Esse mix de composições da sua vitrine é muito importante para trabalhar na sua loja. Imagine passear no shopping e, dois meses depois, passar em frente à loja e ver os mesmos produtos sendo exibidos? Não há o despertar do interesse.

E muitas vezes, isso é o que pode estar atrapalhando nas suas conversões. Ver sempre as mesmas ofertas e produtos, as mesmas novidades, não é um convidativo nem para a sua base de clientes nem para os novos. Não existe milagre que faça vender.

Mas e se eu tenho muitos produtos?

Quando sua loja trabalha com grande variedade de produtos, sim, não dá para mudar tudo a cada 60 dias. Por isso, trabalhamos com o conceito de curvas A, B e C. Você tem que trabalhar com os produtos que representam a maior parte do seu faturamento, que são os produtos da curva A.

20% dos seus produtos representam 80% do faturamento da sua loja. Mire nos 20% e já está ótimo, pois teremos a sensação de vitrine bem trabalhada e novidades sempre. O usuário percebe, inconscientemente,
quando há novidades e quando a vitrine não está bem trabalhada.

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