Acesso rápido

O Google analisa as “companhias” do seu site e se você andar mal acompanhado será penalizado

por Sidney Jhony Dias da Silva Quinta-feira, 18 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Neste artigo, vou mostrar de forma prática como utilizar plugins para encontrar sites que tem uma autoridade alta e como conseguir e-mails de contato dos sites analisados.

Apesar de estar do lado da comunidade que acredita que o analista de SEO faz parte da equipe técnica de TI, essas dicas podem ajudar pequenos e médios e-commerces a melhorar o ranqueamento no Google. Além de entenderem como funciona o Link Building. Assim, não vão cair em armadilhas de agências, que são “sofistas digitais” e visam apenas o lucro e não se preocupam com os clientes.

O Google tem mais de 200 fatores de ranqueamento. É um senso comum de todas as agências de performance de SEO que um dos principais fatores de ranqueamento off-page são os backlinks. O Google espera que você tenha backlinks de autoridade.

Mas afinal, o que é Link Building?

Link Building é uma técnica off-page imprescindível para uma estratégia SEO. Basicamente, é um conjunto de estratégias para obter o máximo de links externos apontando para o seu site. Dessa forma, consegue aumentar a autoridade do seu site. Não vou me aprofundar sobre o que é autoridade de domínio e autoridade de página, mas seria basicamente a descrição abaixo, de acordo com Kadu Carvalho:

“Autoridade de domínio (DA) é uma métrica criada pela empresa de SEO Moz, que mede a probabilidade de um site classificar nos motores de busca. A “Autoridade” é frequentemente usada fora da métrica da Moz para descrever a “força” relativa de um domínio, determinada pelo o número de links que apontam para o seu site.”

Autoridade de página mostra qual a relevância de uma página independentemente do seu contexto e a sua capacidade de melhorar a autoridade de domínio.

Agora vamos para a prática!

Antes de começar a procurar possíveis backlinks, foque em sites e blogs que tenham conteúdos referentes ao seu site. Nunca compre link! Se utilizar técnicas black hat, possivelmente o Google vai penalizar o seu site.

Plugins para encontrar sites com autoridade

Existem diversos plugins para SEO que fornecem a autoridade de páginas e de domíno. Nesse exemplo, estou utilizando o navegador Chrome para encontrar um plugin para avaliar o PA e DA. Acesse o Chrome Web Store e pesquise por “Domain Authority”. Será exibido diversos plugins. Escolha qualquer plugin, ambos vão ter a mesma funcionalidade.

Após a instalação, o plugin será exibido na sua barra de navegação. Basta clicar no ícone para utiliza-lo. Crie uma conta caso seja solicitado fazer login no plugin.

Caso tenha conseguido realizar os passos acima, precisamos apenas acessar o site em que iremos analisar a autoridade de domínio e página. Na imagem abaixo, notamos que o site do Globo.com tem uma autoridade alta: PA:73 e DA:93.

Observação: dependendo do plugin utilizado, serão exibidas diversas métricas. Clique nas opções para conhecer melhor o plugin.

Dica: uma simples pesquisa por guest post + “palavra chave” no Google será resultará em diversos sites em WordPress com o termo pesquisado.

Faça o teste. Pesquise no Google por: guest post “Iphone X”. Veja que diversos blogs com os termos aparecem na busca.

Altere o termo “Iphone X” por produtos da sua empresa. Você encontraré diversos blogs que publicaram com o termo da palavra chave digitada. Confira se o site em questão tem uma alta autoridade de PA e DA.

Encontrou o blog ou site com autoridade? Entre em contato

Acesse o hunter.io e encontre todos e-mails públicos do site. O Hunter é um site que disponibiliza todos os e-mails públicos de um site e em quais páginas foram divulgados. No exemplo abaixo, pesquisei pelo ecommercebrasil.com.br e foram listados todos e-mails públicos que foram divulgados no site:

Agora cabe a você entrar em contato, apresentar seu site, suas idéias e argumentos para que um backlink para seu site será bom para ambos, quem sabe formar uma parceria.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.