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Landing Page – A página mais importante de seu site!

Vamos começar com uma pergunta simples, mas que gera muita confusão ainda no mercado online:  Afinal, o que é uma Landing Page? Fazendo uma simples tradução, Landing Page significa Página de Entrada, ou seja, qualquer página de seu site na qual o usuário inicia sua navegação. Se formos um pouco detalhistas, podemos trabalhar com 2 termos diferentes: Landing Page e Entry Page. E qual a diferença entre eles?

Landing Page é a página de entrada para uma campanha, seja ela online ou offline. São páginas que você possui total gestão e, normalmente, possuem alta visitação em um curto espaço de tempo. Já as Entry Pages podem ser qualquer página de entrada em seu site – seja através de uma campanha, por um acesso direto, por sites de buscas, entre outros. Ambas são importantes, mas, neste artigo, vamos focar apenas nas Landing Pages!

Sempre que pensamos em performance, o melhor exemplo que temos são os e-commerces, por isso vou explorar este segmento de páginas ao longo do texto, o que não quer dizer que não pode ser aplicado para sites com objetivos diferentes, como gerar cadastros, engajamento dos usuários, fazer um atendimento online, etc. (apenas lembrando, gerar visitas nunca deverá ser o objetivo de seu site! – Veja mais no post: 10 KPIs básicos para sua análise de B.I.).

Para isso, vamos fazer uma reflexão que costumo usar com frequência. Vamos imaginar algumas situações em nossas lojas físicas:

Primeiro, uma loja mal planejada, com a vitrine amontoada de produtos. Você entraria nesta loja?

E uma loja aonde você entra, não é atendido, não tem informação sobre os produtos e não existem preços em lugar algum. Você perderia seu tempo? Ou iria embora?

Agora aquela tradicional loja que você entra e é atacado por vendedores desesperados: “Veja esta e mais esta!”, “Olha, você pediu azul, mais a vermelha está fantástica e é a sua cara!”. Dá vontade de fugir, não dá?

Quem nunca passou por isso? Qual a sua reação? Compra ou desiste? Na internet encontramos esta mesma situação o tempo todo. A página de entrada do usuário no seu site (ou landing page) pode ser apenas a 1ª página que será vista no site, mas também pode ser a última!

Esta decisão do usuário entre continuar navegando ou sair do seu site está diretamente relacionada com a qualidade de sua Landing Page. Vou ilustrar com algumas perguntas: O Call to Action de sua página está bem destacado? Está claro o que o usuário deve fazer nesta página? O usuário possui informações claras e objetivas sobre o seu produto? Possui fotos ou vídeos nesta página? Todas as informações necessárias para o usuário tomar uma decisão estão transparentes para este usuário?

Ex. Forma de pagamento, prazo de entrega, especificações do produto, etc. A mensagem de sua Landing Page está coerente com a mensagem de sua campanha? Sua Landing Page está compatível com todas as versões de Browsers? Está carregando rapidamente? São diversas boas práticas que devem ajudar na maioria dos casos, mas que devem ser adaptadas para o objetivo de cada site. Mas, como saber se estamos tomando a decisão correta? Se o botão comprar do meu site deve ser verde, amarelo ou até mesmo vermelho? Se devo usar a mensagem “Comprar”, “Compre Agora” ou “Compre Já”?

Nesta hora, o trabalho de Web Analytics (em todas as suas métricas e análises) e a aplicação dos testes Multivariáveis (tambem chamados de testes multivariados) são imprescindíveis para o sucesso de nossas estratégias online. Através destes testes, é possível aplicar variações de layout, de cor, de conteúdo e até de imagens para escolher com garantia estatística qual combinação gera mais resultados em conversões. Existem diversas ferramentas para implementar estes testes na prática, inclusive opções gratuitas como o Google Website Optimzer, simples, rápido e fácil de utilizar. Só não se esqueça de contar com o apoio de profissionais experientes ou consultorias especializadas para extrair o máximo das ferramentas e economizar tempo e dinheiro. Os resultados são surpreendentes!

E não se esqueça: Uma Landing Page pode ser apenas a primeira página ou a última página vista em seu site.