Logo E-Commerce Brasil

Lançamentos digitais funcionam? Como fazer dar certo

Por: Guilherme Lippert

Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e colunista do E-commerce Brasil. Guilherme Lippert já atuou à frente de campanhas para gigantes do mercado como o Spotify, investindo mais de €1,3 milhão em seis países da América Latina. Atualmente ele é responsável pelas principais contas da companhia e pelo planejamento estratégico para o crescimento V4 Company, rede de assessoria de marketing digital que implementa e otimiza o processo de vendas através da internet, com mais de 150 franquias em todo o país e com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up, Smart Fit entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Guilherme Lippert também é Host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados à growth, marketing digital e business.

Com a transformação digital, estamos  querendo vender cada vez mais por meio da internet. Como profissionais de marketing digital, recorrentemente recebemos dúvidas sobre como os lançamentos digitais funcionam na prática. Entretanto, o que muitos empreendedores ainda não sabem, é que existem diversos formatos de lançamentos digitais no mercado.

Desta forma, neste conteúdo quero mostrar a você o que é, como funciona e quais os tipos de lançamentos digitais que os profissionais de marketing digital costumam colocar em prática para vender produtos e serviços. 

O criador da metodologia de lançamentos digitais foi Jeff Walker que, a partir de suas necessidades de vender online, conseguiu transformar o mercado digital, tornando-se referência no mundo inteiro. Walker, durante sua carreira, trabalhou com milhares de empresas para lançar novos produtos digitais e serviços online que geraram milhões de dólares. Além disso, ele é autor do best-seller “Launch: A fórmula secreta de um milionário para vender quase qualquer coisa online”.

A ideia da fórmula de lançamento é deixar a audiência ansiosa. Fazer com que os consumidores se sintam curiosos a ponto de comprarem assim que o carrinho ficar disponível. E quando nos referimos ao carrinho de compras, não significa que o produto já exista, pois você pode vender uma ideia como produto e, se der certo, pode usar estas vendas para produzir o seu produto digital.

Os lançamentos digitais estão estruturados com base em conteúdos para aquisição, relacionamento e conversão. Dentro disso, você pode estruturar as suas estratégias em cima de quatro pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção.

Termos como “6 em 7” – que significam faturar 6 dígitos em 7 dias, ou seja, a partir de R$ 100 mil reais – se popularizaram na internet por causa das estratégias da fórmula de lançamento. Como objetivo, além de escalar resultados com vendas online, a fórmula de lançamento promete – dentro do seu escopo – criar negócios do zero que podem faturar milhões de reais todos os anos.

Quais são os tipos de lançamentos digitais?

Antes de falar sobre os sete diferentes tipos de lançamentos digitais, precisamos ter clareza sobre o produto que será ofertado para a audiência. Geralmente são infoprodutos – cursos, eventos online, ebooks e outros – ou serviços que adentram a este tipo de estratégia. Entretanto, você pode, sim, adaptar a fórmula de lançamento para produtos físicos, o que vai exigir de você outro ponto de atenção como, por exemplo, a logística de entrega.

1) Lançamento interno: Este lançamento digital, como o próprio nome já diz, é feito internamente para toda a sua base de contatos. Com isso, aumenta as chances de você ter conversões muito maiores. Isso porque você está trabalhando com uma audiência qualificada que já conhece sua marca e negócio, e que já consome seus conteúdos com frequência. 

2) Lançamento externo: Já dentro de um lançamento digital externo, você precisa trabalhar com usuários que ainda não conhecem a sua marca. Ele é feito logo após o lançamento digital interno da sua base. Esta é uma boa oportunidade para aquisição de novos leads e clientes. Entretanto, seu investimento em mídia será muito maior.

3) Lançamento de afiliados: Com autorização do autor do infoproduto, aqui você poderá fazer um lançamento de produtos de terceiros. Funciona da mesma forma que o lançamento relâmpago, com a diferença que no seu lançamento, você pode ofertar bônus exclusivos seus para gerar ainda mais valor para o produto em si. Lembrando que, quando você se torna afiliado de um produto, você recebe uma comissão por cada venda efetuada. A proposta aqui é faturar em cima disso e não diretamente sobre o infoprodutor.

4) Lançamento semente: Para quem busca um lançamento mais barato, o lançamento semente é a melhor opção. Isso porque você não precisa ter o produto para fazê-lo. Isso mesmo, você irá primeiro testar a sua ideia, verificar se o seu produto tem fit com o mercado. Caso se prove o seu sucesso, você utiliza o dinheiro das vendas para produzi-lo. O lançamento semente é bastante utilizado por profissionais que estão iniciando no mercado de vendas online, querendo validar um novo negócio ou infoproduto.

5) Lançamento relâmpago: Este lançamento deve acontecer entre 4 a 7 dias. Seu objetivo é vender ao máximo em um curto espaço de tempo, gerando “hype” e utilizando gatilhos mentais – como de escassez – para aumentar os índices de conversões. Geralmente feito por e-mail, o lançamento relâmpago é estruturado em uma série de conteúdos – muitos deles em vídeo – trazendo as vertentes mencionadas acima. “Compre nesta sexta-feira e ganhe uma mentoria exclusiva.” “Adquira o curso até amanhã e os 50 primeiros receberão um bônus exclusivo.”

6) Lançamento perpétuo: O objetivo do lançamento perpétuo é relançar produtos para uma base que já teve contato com você. Aliás, por este motivo é essencial que antes deste lançamento, você faça o lançamento interno para as pessoas que já fazem parte da sua lista. O principal benefício desse lançamento digital é poder manter um fluxo de automação perpétuo, economizando tempo e dinheiro nesta jornada.

7) Lançamento meteórico: O diferencial do lançamento meteórico está no ambiente de engajamento no qual a audiência é direcionada. Diferentemente das demais, que são enviadas para páginas de conversões, no lançamento meteórico os usuários são levados para grupos fechados – que geralmente estão alocados no Telegram e WhatsApp – o que proporciona um relacionamento muito mais próximo dessas pessoas, gerando ainda mais valor para sua marca. Mas, atenção: vale ressaltar que se você não interagir com os integrantes do grupo,  poderá colocar toda sua estratégia por água abaixo. Os usuários acabam “esfriando” e a ação começa a perder a sua eficácia.

Leia também: Após Cyber Monday, PMEs fecham semana da Black Friday com faturamento de R$ 122 milhões