Acesso rápido

Sinal vermelho: o lado ruim de ser um empresário no Brasil

por Mauro Tschiedel Terça-feira, 02 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Sabe aqueles dias em que muitas coisas aparentemente sem relação acontecem, mas no fim das contas você percebe que elas tinham relação? Então, hoje foi um dia em que várias coisas aconteceram e me mostraram um que cenário triste de ser empreendedor. Acenderam um sinal vermelho, mostrando o quão terrível mentalmente é ser empresário.

Comecei o dia com um problema na emissão da Nota Fiscal Eletrônica no meu ERP. Aí, depois, um preço de um item que foi incorreto no e-mail marketing. Pode parecer pouco, mas continue lendo.

Ao meio dia, aparece um artigo falando sobre Elon Musk, que foi uma marretada no pensamento da perfeição, de não ter erros.

Repassei este artigo para alguns amigos e começaram surgir várias coisas sobre o assunto no nosso mundo do e-commerce. Sim, empreendedores sofrem muitas vezes por não conseguir ser o melhor e por não entregar números como seus concorrentes dizem que entregam. Não conseguir ter o melhor preço que o concorrente e por ai vai a lista de pressões que sofremos diariamente.

Pressão diária

Se você tem um perfil perfeccionista e metódico e não for um psicopata, irá somatizar vários problemas durante dias e uma hora vai explodir. É bonito dizer que é preciso ser resiliente, flexível, não dar muita atenção, tudo balela. Ninguém, aguenta tudo. Se aguentar, está mentindo. Se eu com uma pequena empresa tenho dificuldade de manter a cabeça no lugar, fico imaginando alguém sofrendo pressão de acionistas, conselho, etc. Deve ser um inferno.

Fiquei pensando no acontecido de hoje, do erro do preço. Tenho um fluxo pequeno, mas não deu 5 minutos tinha um cliente ameaçando CDC e Procon, pois queria o preço do e-mail, com toda aquela ladainha de sempre. Isto pode parecer simples, mas é um erro que fica martelando na cabeça. Tenho que ser perfeito, mas tenho que cobrar do funcionário, que é humano e pode errar, que ele não erre mais? Não existe isso, ele não tem culpa de sermos humanos.

Quando paramos para pensar, isso gera uma cascata de cenários caóticos com os quais podemos ficar nos pressionando mentalmente e uma hora explodir ou implodir.

Problemas pontuais 

Outro exemplo: um amigo teve uma visita do Inmetro em que, dentre vários itens, acharam um item cuja etiqueta do código estava colada sobre a etiqueta das informações do produto. Por isso, ele foi multado. Sim, um item só e multa. Sim, muita gente irá dizer, mas a empresa é rica, pode pagar. Possivelmente sim, mas existe também a cobrança mental do erro cometido e de ser penalizado sem margem para argumentar.

Quer piorar? Imagine que o proprietário não entende o erro do gerente. Como fica a mente do gerente?

Mais um: dias atrás, um ERP que gerenciava muitas lojas – mas muitas lojas mesmo – simplesmente decidiu emendar o feriado e não voltou ao ar no dia seguinte. Fosse empresário ou CEO de lojas virtuais, com seu pescoço a prêmio por não conseguirem enviar os produtos aos seus clientes, sem gestão de estoque, sem notas fiscais, simplesmente no escuro.

Fico imaginando a cabeça dos meus amigos Eduardo, Sandro, entre muitos outros. Como dormiram? Será que dormiram? Quanto seus atendentes ouviram de clientes? A pressão deve ter sido infernal. Por isso, sejam fortes, amigos!

Ah! E o pessoal do ERP bem que poderia fazer um cursinho de gerenciamento de crise para que a pressão fosse um pouco menor sobre meus amigos.

Em busca da perfeição

Duvido que algum empresário ou CEO acorde pela manhã e decida fazer o mal. A maioria deles quer fazer o melhor, o perfeito. Mas o perfeito tem seu custo e é quase impossível ser realmente perfeito.

Sorrimos muito, brincamos, estouramos, mas muitas vezes está pior do que parece. Em outras, nem tanto, mas tenha consciência que não é fácil.

Se encontrar um amigo que parece estar com um problema, converse com ele. Às vezes, o que ele precisa é de alguém para poder abrir a mente e o coração.

Finalizado com a frase de um amigo: “O topo é frio e solitário”.

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.