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KPIs que devem ser acompanhados de perto por marketplaces e e-commerces no geral

por Erica Castilho Quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho. Cada ramo de negócio tem seus KPIs mais importantes e, nesse artigo, irei apresentar os indicadores que devem ser acompanhados pelos negócios de e-commerce, tais como lojas virtuais ou marketplaces (os shoppings virtuais).

Indicadores de estoque ajudam a planejar a compra de novos produtos

KPIs referentes ao produto (vendedor)

Entre as métricas chaves para serem acompanhadas nesse segmento estão: percentual de produtos publicados, percentual de produtos com estoque, percentual de produtos com visitação e % de produtos com venda. Essas informações vão auxiliar o gerente de e-commerce a criar a estratégia de quais produtos merecem maior investimento e esforço para vendas.

Outros indicadores que também são importantes são: ciclo de vida do produto, giro de estoque, venda média diária e cobertura de estoque (saber quando o produto vai acabar). Essas informações auxiliam no planejamento do estoque e compra de novos produtos, além do cálculo de perda que se gera pela demora de venda no produto.

Lembrando que existem vários marketplaces que não realizam venda de estoque próprio, apenas fazem a intermediação entre diversos sellers (vendedores). Para esse modelo, quem deve controlar essas KPIs é diretamente o vendedor e não o marketplace.

KPIs referentes ao setor comercial

Quem atua diretamente na área de vendas precisa acompanhar o GMV (Gross Merchandise Volume) , evolução de pedidos, variação sazonal, taxa de conversão, ticket médio e venda por canal.

Essas informações auxiliam no planejamento de vendas e marketing, e precisam ser acompanhadas diretamente pelo gestor do marketplace ou do e-commerce.

KPIs referentes ao SAC (setor de atendimento ao cliente)

Entre os KPIs que precisam ser acompanhados pelo SAC estão: taxa de contato, taxa de reclamação, avaliação do atendimento, número de chamados em aberto e tempo de resposta. Boas ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) voltadas para SAC já oferecem esses dados, que ajudam na gestão do customer success (sucesso do cliente).

KPIs referentes ao setor financeiro

Ciclo de caixa, margem do produto, mix de margem, custo de antecipação e parcelamento médio/categoria são KPIs que precisam ser acompanhadas pelo setor financeiros dos vendedores (sellers). Essas informações auxiliam a ter um fluxo de caixa saudável, possibilitando negociações com fornecedores quando necessário.

E para quem está interessado em aumentar as vendas, sugerimos o livro “Como realizar um pitch matador”.

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