Keyword Stuffing. Cuidado! Você pode estar prejudicando sua estratégia de SEO

por Camila Porto Sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acredito que SEO seja uma das áreas mais importantes do marketing online. O Google, por exemplo, é o site mais acessado do mundo, segundo o Alexa.com. Por este “simples” motivo, percebemos que investir na otimização de sites é extremamente importante. De nada adiantará investir em conteúdo de qualidade ou um site bonito, por exemplo, se seu leitor ou consumidor não consegue encontrá-los.

Spam

Em linhas gerais, Keyword Stuffing significa: spam de palavras-chaves. Uma das regras para uma boa otimização é que suas palavras-chaves apareçam em vários lugares do seu site. Porém, há quem exagere e insira os termos de forma demasiada, o que pode, ao invés de ajudar, prejudicar o desempenho do seu site nos buscadores.

Mas como saber se estou fazendo?

Posso indicar o excelente livro da Martha Gabriel, “SEM e SEO: Dominando o marketing de busca”, que traz no capítulo 5 um cálculo bem simples que ajuda a saber se estamos ou não exagerando na quantidade de palavras-chave. O cálculo para saber se você está exagerando no número de keywords em seus textos é o seguinte:

F=K/T

  • F= Frequência
  • K= Quantas vezes uma palavra aparece;
  • T= Total de palavras do texto

Segundo a autora, uma frequência entre 3% e 8% é segura para evitar que um buscador considere seu texto como uma técnica de Black Hat. Como os buscadores não revelam as regras de classificação dos sites, todas as técnicas de SEO são baseadas em tentativa e erro, além de muitos testes e algumas dicas fornecidas pelos buscadores, por isso a estimativa.

Dica de complemento para Chrome

Para saber, de forma rápida, se o número de palavras chaves que você está usando é “seguro” recomendo (para quem usa o Google Chrome) o complemento SEO Playground. Basta abrir um site, ir até o complemento nas opções “Texto/Words”. Ele fornece o número de vezes que uma palavra aparece e já faz o cálculo da densidade da palavra, ou seja, quantas vezes ela aparece em relação ao total do texto.

Como exemplo bem simples, temos o caso deste site que fala sobre sobrancelhas, onde a palavra “sobrancelha” aparece 15 vezes, com uma densidade de 5,38%.

Vale a pena dar uma olhada neste complemento, tendo em vista que além da contagem de palavras, ele também oferece vários insights sobre seu site.

Até a próxima!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER