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A jornada do pedido através de uma empresa de Fulfillment

por Wellington Cid Segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Se você pensa em terceirizar a operação logística da sua loja virtual ou não conhece e nem ouviu falar como funciona esse tal de fulfillment, ainda pode parecer que um armazém fora da sua empresa seja um grande mistério. Mas o processo de fulfillment não precisa e nem deve ser um mistério! Então, o que acontece no armazém de uma operação como essa quando o seu cliente clica em “Finalizar Pedido” em seu e-commerce?

Espero que este artigo esclareça o que acontece na operação do centro de distribuição de um operador logístico a partir da confirmação de pagamento até a chegada do pedido na porta do seu consumidor e ajude você a tomar a melhor decisão.

O processo de fulfillment para lojas virtuais

Recebimento

O operador logístico não pode enviar pedidos se eles não tiverem sua mercadoria fisicamente em seu estoque. O recebimento dos seus produtos no armazém deve acontecer antes do operador logístico começar a processar os pedidos da loja virtual. A etapa de recebimento é o momento em que a mercadoria chega ao armazém e em seguida será destinada ao pulmão do armazém, catalogada, organizada e pronta para o processo de picking e packing.

Cada operador logístico tem seus próprios processos para receber e armazenar mercadorias. Por exemplo, os clientes precisam enviar uma “Ordem de Recebimento” para que o operador logístico saiba quais produtos irão receber. Isso os ajuda a organizar e planejar o processo de recebimento, para que os seus pedidos sejam processados com mais agilidade e eficiência.

Os produtos, logo após recebimento, serão armazenados em local apropriado para facilitar a execução do próximo processo. Cada SKU tem um local dedicado, seja em prateleira, caixa ou palete.

Picking ou Separação

Usando o fulfillment, após o consumidor finalizar um pedido, é iniciado o processo de separação. Alguns operadores logísticos solicitam que sua loja insira os pedidos no sistema manualmente. Porém, há também operadores logísticos, que podem ser integrados à sua loja virtual e enviar as ordens de processamento de pedidos automaticamente. Um moderno WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém se integra com as principais plataformas e ERP’s de comércio eletrônico para processar seus pedidos, atualizar o estoque, entre outras funções, em um só lugar.

Assim que um pedido é enviado ao seu operador logístico, ele será encaminhado a equipe de separação. Eles receberão uma lista de todos os pedidos, contendo os itens, as quantidades, especificações e a localização de onde as mercadorias se encontram dentro do armazém para coletar as peças e adicionar em seus respectivos pedidos.

Packing ou Embalagem

Logo em seguida, quando todos os itens de um pedido forem coletados no armazém, é o momento de acondicionar seus produtos dentro das caixas. Alguns operadores cobram pelos materiais de embalagem como custos adicionais. Já outras, incluem os materiais como parte de seus serviços de logística.

Por padrão, são inclusos os materiais de embalagem padrão, como caixas marrons, fita adesiva e plástico bolha. O operador logístico busca escolher fornecedores com os melhores materiais de embalagem para proteger seus produtos. Na maioria dos casos, também podem ser usados materiais personalizados com sua marca nas embalagens por um custo adicional.

Distribuição e Entrega

O passo seguinte é enviar o seu pedido para realizar a entrega. Alguns operadores logísticos tem transportadoras fixas com quem fazem uma parceria. Outros, comparam os preços de entrega de diversas transportadoras locais e parceiras para oferecer aos clientes o preço mais acessível para seus consumidores.

Logo após o pedido ser expedido, você receberá automaticamente as informações de rastreamento do seu operador logístico. Após os pedidos efetivamente saírem do armazém, as informações de rastreio são enviadas a sua loja e seus consumidores também poderão acessar essas informações a qualquer momento e de onde estiverem através de  um portal de atendimento.

Tecnologia, processo e pessoas

Esperamos que com esse artigo você possa entender a essência de como funciona o processo de logística para e-commerce fora do seu ambiente, que pode estar demasiadamente cheio e comprometido por falta de tempo ou pessoal qualificado. Esse processo pode ser diferente em cada operador logístico. Cada etapa é registrada automaticamente no painel de controle quando um pedido é processado e enviado, mantendo os processos com eficiência e qualidade.

Para exemplificar, durante o processo de separação, o sistema WMS mostra ao responsável pela separação exatamente quais SKU’s deverão ser coletados e onde encontrar esses SKU’s no armazém para compor o pedido. Com esses processos bem alinhados e ajustados, são eliminados erros ou adivinhações para se encontrar os seus produtos no estoque, o que permite atender pedidos de diversos clientes com precisão e agilidade.

Em um operador logístico para comércio eletrônico, seus custos operacionais deixam de ser um custo fixo para se tornar variável, podendo reduzir custos com aluguel, mão de obra, insumos e suprimentos. Se o seu e-commerce está crescendo, ficando sem espaço ou sem pessoas suficientes para dar conta das atividades diárias é uma opção para tornar sua operação flexível e escalável com facilidade.

Também pode ser uma ótima alternativa se você mesmo está executando esses processos, pois você pode ter mais tempo livre para fazer o que quiser. Ou seja, acredito que você dará mais atenção às negociações com seus fornecedores para comprar melhor e mais dedicação aos seus consumidores, atendendo-os da melhor forma possível.

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