Logo E-Commerce Brasil

Jogo limpo: uma reflexão sobre empreendedorismo, gestão e as Olimpíadas

Por: Pedro Chiamulera

Pedro Chiamulera é CEO do T.group, holding que oferece soluções completas para o mercado digital, e fundador da ClearSale, empresa do grupo e líder em prevenção e combate a fraudes nos mais diversos segmentos. Formado em Ciência da Computação pela universidade Point Loma Nazarene, em San Diego, nos EUA, Pedro é ex-atleta e competiu no atletismo em duas Olimpíadas representando o Brasil. Empreendedor entusiasmado e verdadeiro militante do capitalismo consciente, Pedro sabe aplicar os valores do esporte ao mundo corporativo.

Estamos vivendo um momento único no Brasil, apesar de todas as dificuldades e adversidades que surgiram para a implementação deste que é o o maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas.

Eu, como ex-atleta olímpico, fico feliz em poder acompanhar uma Olimpíada em meu país e trago comigo, em minha jornada empreendedora, muitos valores comuns aos deste grande evento. Senti uma enorme emoção por ter tido a oportunidade de participar do revezamento da tocha, carregando a chama olímpica que tem como simbolismo levar a luz e trazer a paz por onde passa.

Mas qual é o verdadeiro sentido das Olimpíadas e como podemos trazer para o nosso dia a dia como empresários e colaboradores alguns dos valores que elas exaltam?

A verdade é que as Olimpíadas não são apenas uma competição para determinar quais são os melhores, selecionar os vencedores ou coroar os maiores e mais extraordinários atletas. Seu sentido é expor o que a humanidade pode fazer de melhor quando deseja ser o melhor.

“Atos de racismo, preconceito, trapaça não combinam com o propósito olímpico. Por essa razão, a Rússia foi punida pelos casos de doping, porque em uma olímpiada há respeito pelo jogo limpo e pela integridade humana”

Como empreendedor, trago o espírito olímpico enraizado dentro de mim, e faço questão de que esses sejam elementos centrais na cultura da Clearsale.

Mas como e por que aplicar o conceito de “jogo limpo” em uma empresa que tem como missão gerar confiança através da prevenção a fraude?

Para criar um ambiente de confiança para nossos clientes, começamos dentro de casa, com a forma com a qual as pessoas agem umas com as outras, e com nossos clientes. Temos alguns princípios que regem nossa forma de ser e de fazer, dos quais destaco alguns que trago comigo desde os tempos de atleta:

Respeito ao ser humano

Na análise de fraude, não avaliamos pessoas, utilizando apenas dados como endereço, região, ou se já teve o nome negativado, por exemplo. A fraude tem características contextuais e uma análise fria e isolada de dados pode apontar um bom comprador como possível fraudador.

Não podemos esquecer: os dados que hoje podem ter sido usados por um fraudador, amanhã podem ser usados pelo bom cliente. Isso se reflete também na nossa abordagem, pois usamos uma alçada especialista humana antes de negar um pedido.

Além do fato de que mesmo o mais avançado mecanismo de Machine Learning e Analytics não é capaz de replicar a sensibilidade da análise contextual feita por um humano.

Fazemos questão de frisar que se trata também de um ato de respeito à integridade humana: é diferente ter um crédito negado de ter uma compra negada por suspeita de fraude, o primeiro ocorre por uma questões objetivas, como a insuficiência de renda para pagamento.

No caso da fraude, o subjetivo está sempre presente, pois estamos afirmando algo sério sobre aquela compra, que afeta diretamente integridade de quem está do outro lado.

Aqui, não é a máquina que reprova a compra, e sim um especialista que com certeza avaliou uma série de questões contextuais e pode ter entrado em contato com você (ou com o fraudador) antes de tomar a decisão.

Esse respeito que trago como inspiração olímpica, se traduz no nosso negócio: um cliente pode ter enfrentado algum tipo de problema financeiro no passado, ou teve seus dados usados em uma fraude, porém, em ambos os casos, nunca teve a intenção de não pagar por uma compra, e negá-lo precipitadamente é um grande erro para nós e um grande prejuízo para o mercado. Por isso, criamos diversos mecanismos, usando tecnologia e expertise de grandes talentos, para que isso não ocorra.

Integridade e autenticidade dos colaboradores

A tecnologia é um importante pilar na Clearsale, mas a análise contextual é feita por pessoas e não por máquinas, e para que elas respeitem o consumidor, para que não tragam preconceitos e não façam pré-julgamentos na análise, buscamos preservar a autenticidade das pessoas que trabalham conosco, para que elas tenham a liberdade de serem elas mesmas, estimulando e dando espaço para a conversa e a transparência.

Só assim os colaboradores serão capazes de fazer uma análise de qualidade, diferenciando compras legítimas de tentativas de fraude.

A diversidade de crenças, estilos, pensamentos, formas de viver, também é algo que buscamos na Clearsale: do ponto de vista do negócio, cabeças diferentes somam visões valiosas para uma visão efetiva de tantos contextos e variáveis que aplicamos nas soluções.

Mas não é só isso: um ambiente propício à diversidade estimula o respeito mútuo, desenvolve a empatia, melhora o clima, e isto acaba se refletindo na forma como tratamos nossos clientes e parceiros.

Neutralidade no mercado

Nas Olimpíadas, a noção de “jogo justo” é muito forte: o doping é estritamente condenado, assim como qualquer tipo de conduta ou situação que possa favorecer determinado competidor.

Assim como um juiz esportivo e o comitê organizador dos jogos, nós temos o dever de conduzir nosso negócio com neutralidade constante, uma vez que cumprimos um importante papel para nossos clientes e para os clientes de nossos clientes, e lidamos com um problema bastante sensível em diversos mercados.

Por isso, preservamos a confidencialidade das informações e os dados de cada um dos nossos clientes como nosso maior valor, não compartilhamos essas informações com absolutamente ninguém, e atuamos com níveis de segurança bastante elevados.

Uma vez que mediamos transações de diversos segmentos e temos a difícil tarefa de unir esses mercados contra a fraude, não podemos perder a nossa credibilidade e neutralidade, e isto se reflete na forma com que planejamos e realizamos nossos projetos nas mais diversas áreas.

O poder transformador do esporte

Não há dúvida que as Olimpíadas contribuem para um sentido de união global e reflexão dos valores humanos, mas acredito que podemos ir além, pois mesmo quem não vivenciou o esporte de alto nível mas teve alguma experiência, ainda que menino e de maneira amadora, dentro de si carrega valores que o acompanharão para sempre, tanto na vida pessoal como profissional, por isso a importância do acesso ao esporte desde pequeno.

Sendo atleta ou não, de alguma forma ou de muitas formas, todos temos a chance de vivenciar esse espírito olímpico a cada quatro anos, e de tentar trazer alguns valores para o cotidiano. Nós aqui na Clearsale vivenciamos diariamente, sem descanso, pois temos a grande missão de preservar o bom comprador. É como dizemos por aqui: a maioria é boa!

Originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/jogo-limpo-pedro-chiamulera