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Jargão de marketing online

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Clickthrough Rate, Lead, Landing Page, conversão… Se você está dando os primeiros passos no marketing digital, esses termos devem parecer um pouco exóticos, especialmente quando disparados sem dó em artigos técnicos e blogs em geral! Para ajudar um pouco, aqui vai uma lista de alguns dos termos mais populares dessa área e uma breve explicação de cada um.

Impressão: É o primeiro contato do público com o seu anúncio, ou seja, a sua exibição na prática. No ambiente on-line, sempre que um usuário buscar uma palavra chave relevante ou visualizar uma página relacionada e o seu anúncio for exibido, registra-se uma impressão. A princípio pode parecer um número sem tanta importância, pois não tem relação direta com uma conversão, mas ele é fundamental para se calcular a eficiência de um determinado anúncio.

Lead: Se refere a algo ou alguém ativamente interessado em comprar. É o segundo passo num funil de vendas (visitante é o primeiro). Um Lead pode ser entendido como um visitante que está realmente interessado em comprar e normalmente se envolve de alguma forma, seja preenchendo um formulário de dados ou assinando uma newsletter, por exemplo.

CTR: Clickthrough Rate, ou taxa de cliques, é uma simples conta de divisão entre o número de cliques em um anúncio e o seu número de impressões, resultando em uma porcentagem. É dos principais indicadores de sucesso na elaboração de um anúncio on-line, mas não necessariamente indica sucesso em uma venda.

CPI (CPM): Cost per Impression ( também conhecido por Cost per Mille), ou taxa por impressão (taxa por milhar). Refere-se à remuneração que leva em conta a quantidade de impressões, não de clicks. Normalmente é aplicada a E-Mail Marketing, por exemplo. É o cálculo de remuneração mais próximo do método usado em mídias tradicionais (jornal, rádio, etc.), levando em conta um número maior. Dessa forma, fica mais fácil para o contratante levar em conta distorções na contagem de cliques, que são posteriormente descontadas.

CPC: Cost per click, ou custo por clique. Versão individualizada do método anterior. Mais conhecido por ser como o Google define o preço dos lances dados por cada palavra-chave no seu sistema de propaganda, o AdWords.

ROI: Return on investment ou retorno por investimento. É a medida absoluta de quanto dinheiro foi investido e de quanto dinheiro foi recebido. Aos olhos do contratante de uma campanha, é o número mais importante, definidor do real sucesso de uma campanha de marketing.

Landing Page: Página de aterrisagem ou chegada. É para onde um anúncio on-line direciona seus clicks. Normalmente se trata de uma página que segue logicamente o que foi apresentado no anúncio, podendo ser tanto uma página de referência ou uma página transacional. Páginas de referência buscam informar o usuário, podendo ou não ser parte de uma ação de marketing. Páginas transacionais já se focam em conseguir algo palpável, como dados ou até mesmo uma venda.

Conversão: É um objetivo qualquer definido dentro de um site ou loja. Por exemplo, se a intenção de uma página for conseguir assinantes para uma newsletter, essa será a conversão. Se for uma página de venda de produto, a conversão será a venda. É sempre importante definir qual é a conversão desejada para todos os aspectos da sua loja, pois as ações de marketing e as métricas de resultado são definidas por isso.