Entenda os tipos de avaliação para disponibilizar no e-commerce

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 30 de Maio de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Avaliação, ou review, é um elemento fundamental em um e-commerce. Sabe por quê? Porque quando um consumidor vai realizar uma compra, ele necessita conhecer as experiências de outras pessoas para poder se identificar com elas e saber se a sua escolha valerá realmente a pena. Essa é uma das formas do consumidor se sentir mais seguro na hora de finalizar um pedido.

Com a disponibilização dessa funcionalidade, as vantagens não ficam apenas para o consumidor, que tem mais segurança na hora de concluir uma compra, mas para o empreendimento online também, pois as avaliações:

  • são capazes de aumentarem as vendas do e-commerce, com a segurança que passa ao consumidor;
  • geram mais confiança;
  • contribuem para a identificação de falhas;
  • aumentam o tráfego, pois mais pessoas se sentem interessadas pela loja virtual.

Contudo, para que todos esses resultados sejam atingidos da melhor maneira possível, é preciso que as avaliações estejam expostas de forma clara no e-commerce e disponíveis tanto para avaliar produtos como os serviços da própria loja virtual.

Mas você deve estar se perguntando: como disponibilizar essa funcionalidade no e-commerce? Bom, existem diversas maneiras de oferecer essa opção ao consumidor. Para te ajudar, confira algumas opções interessantes logo abaixo.

Avaliação 5 estrelas

Na avaliação 5 estrelas, o consumidor pode dar 1 estrela se a sua experiência for negativa ou 5 estrelas se a sua experiência for positiva. Apesar de ser um tipo de avaliação interessante para um e-commerce, não é tão completa, pois não apresenta as observações dos consumidores.

Avaliação com comentário

Esse tipo de avaliação é excelente para complementar a avaliação 5 estrelas. Aqui, o consumidor pode escrever todas as suas observações, dando detalhes da sua experiência tanto de compra quanto com o produto.

Enquetes e debates

Nesta opção, o consumidor tem a possibilidade de responder uma enquete sobre determinado produto ou serviço do e-commerce, assim como entrar em um debate com outros consumidores.

Aba para avaliações

Outra possibilidade de disponibilizar a opção no e-commerce é criando uma aba específica para avaliações. Assim, o consumidor consegue ver todas as opiniões e observações de uma única vez, contribuindo para sua decisão.

Fotos e vídeos

Disponibilizar ao consumidor a opção para acrescentar fotos e vídeos do seu produto recebido é uma excelente forma de avaliação, o que passa mais confiança e credibilidade aos outros consumidores que nunca compraram na loja virtual. Aqui, a pessoa pode fotografar ou filmar o pacote do pedido, assim como todos os detalhes do produto.

Comentários em outras avaliações

É interessante também permitir comentários nas avaliações de outros consumidores. Assim, a interação é maior e mais dúvidas são solucionadas. Além disso, poder conversar diretamente com outros consumidores passa ainda mais segurança às pessoas.

Avaliações em todo o e-commerce

Como já citado anteriormente, é fundamental que as avaliações no e-commerce não se limitem apenas aos produtos. É importante que os consumidores também possam avaliar o atendimento assim como a entrega, por exemplo.

Apesar de todos os lojistas buscarem sempre as avaliações positivas, as negativas infelizmente fazem parte e é preciso lidar com elas da melhor maneira, oferecendo um suporte atencioso ao consumidor e resolvendo todos os problemas com bastante atenção e cuidado. A partir disso, as avaliações serão cada vez mais positivas, o que é excelente para uma loja virtual.

E você, quais desses tipos de avaliações utiliza em seu e-commerce? Conte para a gente!

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.