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Investiu no marketplace? Confira como criar e manter uma loja online pronta para vender mais

Para crescer e expandir seu negócio, muitos empreendedores optam por investir nos marketplaces, plataformas virtuais que oferecem a possibilidade de criar suas próprias lojas, com toda a infraestrutura e apoio necessário para entrar no ambiente digital. Mas você sabe como criar uma loja que chame a atenção do consumidor e que te ajude a aumentar as vendas? Para ajudar as micro e pequenas empresas que decidem pelo marketplace, oferecemos as principais dicas para criar sua página e obter excelentes resultados. Confira:

Pesquise o seu público-alvo

Quanto mais detalhes você tiver da pessoa que precisa dos seus produtos, melhor. Assim você terá uma divulgação mais efetiva e consequentemente mais vendas. Saber quais são os interesses desse público e o que faz com que eles decidam comprar, te ajuda a:

  • Ter mais clareza para decidir quais produtos devem estar em linha;

  • Definir o preço do produto;

  • Atrativos para chamar mais atenção do cliente em sua loja (cores, estilo das fotos, a tipografia etc);

Utilize um nome criativo para sua loja

Ao pensar no nome da sua loja, é importante ter em mente que ele deverá ter valor próprio e marcar presença. Por isso, para fugir do óbvio ao criar um nome, lembre-se:

  • Dê preferência para nomes simples e fáceis de serem lembrados;

  • Fique atento se o nome escolhido é fácil de ser pronunciado;

  • Evite associações impróprias ou pejorativas;

  • Quando você tiver escolhido algumas opções, faça uma pesquisa informal e veja a opinião de familiares e amigos;

  • Não se esqueça de verificar a disponibilidade do domínio!

Crie a identidade visual da sua marca

A identidade visual é um conjunto de elementos que tornam fácil a identificação de uma marca, ou até mesmo de uma ideia.  É importante que o futuro vendedor faça uma análise da sua marca como se fosse uma pessoa, tentando identificar como ele seria e sua personalidade.

O visual da loja deve representar a essência da sua marca. Então, transmita sua dedicação e até mesmo sua personalidade na identidade visual de sua loja.

Invista em boas fotos

Na internet, seu cliente não pode tocar ou experimentar o produto. Portanto, uma boa foto é essencial! Uma foto clara, sem sombra e com foco é vital para atrair a atenção de clientes e passar uma imagem profissional do seu trabalho. Hoje em dia é possível tirar fotos de boa qualidade em casa com equipamentos muito simples. Basta uma câmera portátil e uma janela com bastante luz natural.

Para ter boas fotos, nossas principais dicas são:

Veja se a foto está nítida e bem focada: ao clicar, evite chegar muito perto do produto com a máquina, porque certamente a foto ficará desfocada. Para conseguir clicar produtos pequenos, use sempre a função “macro” (ícone da florzinha) de sua câmera digital. Tire a foto a uma distância superior a 40 cm e evite usar o zoom para fazer a aproximação.

Evite utilizar o flash: o uso do flash deixa a cor do seu produto distorcida e com efeito chapado. Dê preferência para iluminação natural ou utilize um estúdio fotográfico, que pode ser feito em casa.

Preocupe-se com o fundo da sua foto: você pode optar por fazer uma foto mostrando apenas o produto contra um fundo liso e nada mais. Neste caso fica bacana preparar o fundo que pode ser uma cartolina, EVA de cor clara ou madeira clarinha. Evite usar tecido de fundo pois os “amassadinhos” sempre aparecem na foto.

Tire fotos de diversos ângulos: quanto melhor o cliente entender o seu produto, maiores as chances de venda, portanto não economize nas fotos.

Crie as políticas da sua loja

Toda boa loja que se preze deve investir um tempo para criar suas políticas e redigí-las de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio. Confira algumas dicas para redigir suas políticas de venda:

Seja informativo. Esse é o lugar onde você pode detalhar seus processos. O que o comprador precisa saber antes de comprar?

Seja positivo. Seja simpático e evite frases como “Eu me eximo de quaisquer responsabilidades”. Crie políticas que você também gostaria de ler se fosse um comprador!

Pesquise. Dê uma olhadinha nas lojas que você admira e se inspire para criar suas próprias políticas.

Seja justo. Políticas são projetadas para proteger você e seus compradores. Com segurança você inspira confiança.

Seja simples. Textos excessivamente longos não são interessantes para seu cliente. Redija suas políticas de forma clara e objetiva.

Seja esperto. Caso receba com frequência a mesma dúvida de diferentes compradores, considere incluir a resposta em suas políticas. Isso poderá ajudar a pular a etapa do contato prévio e agilizar a venda.