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Como saber o momento ideal para internacionalizar o meu e-commerce?

Por: Eva Palatinsky

Cofundadora e CEO da Globalfy

É cofundadora e CEO da Globalfy, onde ocupou o cargo de COO por oito anos. A executiva atua com empreendedores internacionais há quase uma década e é especialista em impostos nos Estados Unidos. Eva é formada pela Faculdade de Tecnologia Opet e certificada pela Universidade de Stanford.

Essa é uma pergunta que recebo com frequência, e o primeiro ponto que compartilho é que tornar uma empresa brasileira internacional já é uma realidade para muitos empresários. Ainda assim, expandir a atuação do seu negócio para fora do país é um grande passo que exige estudo e planejamento. Então, como saber quando é o momento ideal para a internacionalização de uma empresa?

Muitas empresas brasileiras já tomaram a decisão de internacionalizar seus negócios. Um dos destinos procurados para tanto são os Estados Unidos, por seu mercado diversificado e moeda forte. Além disso, os negócios que participam do cenário norte-americano vivem um momento muito positivo.

Nos últimos dois anos, apesar das consequências e incertezas trazidas pela pandemia de Covid-19, acompanhamos o mercado dos Estados Unidos em constante recuperação e crescimento. Em 2021, a economia do país cresceu 5,7%, o ritmo mais acelerado desde o ano de 1984.

Esses números foram observados em meio ao reabastecimento dos estoques do comércio para atender às demandas por bens no último trimestre de 2021. É interessante notar que esse é o momento da conhecida Holiday Season, a temporada de férias que inclui datas tradicionais para os americanos, como Thanksgiving, Black Friday e Natal.

E-commerce nos Estados Unidos

Além de entender as vantagens econômicas e mercadológicas dos Estados Unidos, é importante ficar por dentro do setor de e-commerce no país. Por isso, eu trouxe alguns dados relevantes sobre esse tema:

  • O e-commerce de varejo nos Estados Unidos acumula uma receita de US$768 bilhões, o que corresponde a 13% do total das vendas de varejo no país.
  • Boa parte dos consumidores americanos, 49%, dizem sempre pesquisar online antes de fazer uma compra importante. Já a maior vantagem para a compra em e-commerces é a entrega feita em casa, o que torna a experiência do consumo mais rápida e eficiente.
  • Nos Estados Unidos, o marketplace que segue dominando é a Amazon, somando US$73,75 bilhões em vendas (2019), seguido por Walmart e Apple, já bem distantes da marca atingida pela gigante americana.

Qual o momento certo para internacionalizar sua empresa?

Até agora, você viu que expandir sua empresa para os Estados Unidos pode ser muito vantajoso para o seu negócio. Então, como entender se é o momento de dar esse passo?

Em primeiro lugar, é importante ficar por dentro do país e suas particularidades quando o assunto é abertura de empresa e empreendedorismo. É essencial estar informado sobre todos os passos pelos quais você precisa passar durante o processo e as obrigações após o registro do negócio. Assim, você garante que está preparado para dar o primeiro passo e tem como arcar com os custos necessários.

A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, abrir um negócio nos Estados Unidos não exige altos investimentos, nem é preciso enfrentar um passo a passo burocrático. Existem empresas que fazem todo o processo de abertura por valores que começam em US$399, por exemplo, e o tempo estimado para a conclusão da abertura é de 15 a 20 dias úteis.

Além do custo de abertura, é preciso considerar os gastos fixos do seu negócio no país, como a logística e a contabilidade. No caso da logística, é possível contar com parceiros que cuidam do fulfillment, conhecido como Third-party-logistics (3PL), o que evita investimentos em estrutura, aluguel e equipe nesse primeiro momento.

Em relação à contabilidade, diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos, não é obrigatório que você contrate esse serviço. Ainda assim, é recomendado que você conte com profissionais que possam auxiliar com as obrigações fiscais da sua empresa. Afinal, nos Estados Unidos, as leis são outras e é muito importante que seu negócio esteja em conformidade com elas.

Estudar o mercado para entender se o produto que você vende no Brasil terá aderência nos Estados Unidos também é essencial. Busque marcas americanas que vendem produtos similares aos seus, entenda o público americano, o que eles buscam e seus hábitos de consumo. Talvez você possa, inclusive, identificar um gap de mercado a ser preenchido!

Com todas essas informações em mãos, você saberá se é o momento de levar sua empresa para o próximo nível e torná-la internacional.

Leia também: A expansão do e-commerce por meio do X-Border (Cross Border)