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Conheça as vantagens da inteligência artificial no e-commerce

Por: Breno Berman

CEO e fundador da Biso. Empreendedor com mais de 10 anos imersos no universo digital, participando de inúmeros projetos de diferentes segmentos focados em e-commerce B2B. B2C, D2C em empresas como: Arezzo&Co, Ambev, L'Oreal, Unilever e entre outras. Ocupava as cadeiras de CPO e Head de CRM na Enext - WPP Company, e abraçou um novo desafio de facilitar as tomadas de decisão de todos os profissionais de e-commerce através da cultura data-driven.

A inteligência artificial tem se mostrado uma grande aliada para o e-commerce, pois colabora na melhoria da experiência do cliente e alavanca as vendas. O Fórum Digital Consumidor Moderno realizou uma pesquisa e constatou que 75% das empresas já utilizam inteligência artificial. O crescimento comprova o quanto essa tecnologia ajuda na saúde dos negócios do e-commerce.

Os resultados são consequências do investimento em um software que trabalha na coleta de dados, organização e distribuição das informações conforme as metas da empresa. É a capacidade analítica de lidar com os dados que agiliza os processos operacionais e aumenta o foco em estratégias funcionais.

A inteligência artificial tem se mostrado uma grande aliada para o e-commerce, pois colabora na experiência do cliente e alavanca as vendas.

Algumas vantagens da inteligência artificial no e-commerce

Além de organizar e analisar os dados coletados para fazer sentido em um todo, essa inteligência possui um gerenciamento automatizado. Ela favorece as transações internas e os processos logísticos, e também ajuda nas estratégias da empresa para o crescimento no mercado.

O conhecimento dos clientes, através dos dados, é uma das vantagens de se investir em inteligência artificial. Assim, você conquista e mantém clientes usando estratégias coerentes e mais relevantes. Confira os detalhes de outras vantagens:

Facilitadora na tomada de decisões

A inteligência artificial permite uma constância no trabalho, integrando antigos e novos dados, desenvolvendo possibilidades e respostas para situações distintas. Esse modo de trabalhar é essencial para tomadas de decisões personalizadas e funcionais.

Capacidade analítica

A precisão da capacidade analítica é importante para a organização e a interpretação do elevado volume de informações. Através da capacidade analítica da inteligência artificial, você conta com análises produtivas que articulam melhor os próximos passos do e-commerce.

Antecipação de ações

A antecipação de ações é resultado de uma integração correta dos dados e atualizações reais. Afinal de contas, o banco de dados não fica apenas parado como um armário digital com informações acumuladas.

Auxilia a comunicação interna entre os times

Na dinâmica do comércio eletrônico, a comunicação interna é muito relevante. Por isso, ter uma ferramenta que direciona as informações para os times responsáveis é um grande diferencial. É uma forma de agilizar assuntos prioritários e aumentar a produtividade.

O que é a inteligência artificial?

A IA é uma inteligência desenvolvida a partir de simulações através de sistemas de software que buscam uma autonomia semelhante à do ser humano. Funciona como uma “inteligência cognitiva digital” que identifica comportamentos padrões e aprimora ações e respostas.

O acesso ao banco de dados é vital para entender com profundidade o comportamento dos clientes, aumentando a capacidade de identificar necessidades específicas.

Entendeu como a inteligência artificial pode melhorar o seu posicionamento no mercado? Já pensou ter mais agilidade e rapidez para compreender o porquê seu cliente larga tantos produtos no carrinho? É esse tipo de resposta que a inteligência artificial pode te oferecer.

Por que a inteligência artificial é importante no e-commerce?

Em 2021, segundo a NielsenIQ/Ebit, as vendas do e-commerce brasileiro cresceram 27% em relação ao ano anterior. Para não perder a onda de crescimento, é preciso investir em soluções práticas e inteligentes, por isso é importante usar a inteligência artificial.

Através dessa ferramenta, você conseguirá entender melhor os clientes, lidar com satisfações e desejos de consumo. Além de melhorar na comunicação e nas transações. Os chatbots, por exemplo, são atendimentos feitos por robôs que auxiliam em respostas rápidas e precisas.

Eles estão entre as tecnologias mais usadas no comércio eletrônico e, quando alimentados por uma coleta de dados eficiente, oferecem bons insights. Além disso, a interação nos chatbots pode ser uma fonte importante para as plataformas inteligentes construírem o perfil do seu negócio.

Mas, afinal de contas, como posso entender se devo investir nessa tecnologia no meu e-commerce? É simples, você deve considerar dois pontos essenciais:

  • Quanto tempo você gasta na análise de algo em seu e-commerce? Você precisa ficar horas buscando dados, para então fazer análise, organizar e conseguir alinhar com o time?
  • O tempo usado nas avaliações desses dados gera gastos? Se tempo é dinheiro, você já pensou no quanto de dinheiro perde nas horas buscando dados e elaborando relatórios para avaliar o seu e-commerce? Além disso, lembre-se de multiplicar o valor da hora dos envolvidos na operação.

De posse dessas informações, orce soluções automatizadas para otimizar todo o processo e compare os gastos. Nesse momento, você entenderá como faz sentido investir em tecnologia para transformar horas operacionais em estratégias para o seu negócio.

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