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Inteligência artificial aliada ao setor de logística do seu e-commerce

Por: Admael Jabes

Experiência na área comercial visando o relacionamento com o cliente. Atuação em prospecção e vendas para pessoa jurídica e física. Especialista em atendimento ao cliente, com foco em consultoria pessoal para garantir entrega de resultados.

Com a pandemia, um novo perfil de consumidor surgiu, mais imediatista e dotado de informações. Nesse sentido, o “prazo de entrega” se tornou um fator crucial na decisão de compra.

Outro ponto essencial é dar informações ao seu cliente sobre o status de entrega do seu pedido, para não gerar expectativas e frustrações.

Por isso, o e-commerce deve se adequar a esse perfil, e uma forma de otimizar esse processo é através da inteligência artificial aliada a plataformas de atendimento.

Vou te contar mais sobre como essas ferramentas podem ajudar no setor de transporte e logística do seu e-commerce. Continue a leitura.

Usos da plataforma de atendimento para a logística

A área de transporte e logística passa por diversos desafios, como criar itinerários e rotas, que facilitem a operação da empresa e garanta eficiência na entrega ao cliente.

Com esse novo perfil de consumidor, além do prazo de entrega, existem outros fatores que são essenciais, como agilidade e experiência.

Por isso, com uma plataforma de atendimento com inteligência artificial, seu e-commerce vai conseguir otimizar muitos processos de logística, entregando uma boa experiência ao consumidor.

Veja quais as principais utilidades dessa ferramenta para seu e-commerce.

Atendimento

A primeira e mais óbvia aplicação para a plataforma de comunicação com inteligência artificial é o atendimento. Quando se trata da logística de um e-commerce, podem acontecer atrasos, extravios, produtos entregues com defeito e outros problemas.

Nesse sentido, oferecer um atendimento ágil, e que consiga solucionar esses possíveis problemas, é essencial para garantir uma boa experiência e que o cliente volte a comprar no seu e-commerce.

Usando essa plataforma para atendimento, você também conseguirá diminuir filas de atendimento e melhorar a produtividade da equipe. Assim, o seu time poderá focar tempo em atividades mais estratégicas na operação da empresa.

Status do pedido

Um uso que oferece uma excelente experiência para os clientes é o envio de alertas e atualizações sobre o status da entrega do pedido.

Portanto, enviar alertas com os principais status como “em separação”, “enviado” e “saiu para entrega” são essenciais para que o cliente tenha confiança, que de fato o produto será entregue.

Além disso, reduz a ansiedade de espera por aquele produto. Isso garante que o cliente fique mais satisfeito com o serviço prestado e, assim, indique e realize novas compras em seu e-commerce. Também garante que os entregadores vão encontrar o cliente em casa e não seja necessário retornar para nova tentativa de entrega.

Gerenciamento de parceiros e transportes

Com o uso de uma plataforma de atendimento, você consegue estar disponível em tempo integral, 24 horas por dia e 7 dias na semana. Isso garante que tanto o cliente quanto os parceiros, motoristas e entregadores consigam resolver problemas e dúvidas a qualquer momento do dia.

Além disso, você consegue enviar alertas, comunicando que a carga está pronta para ser retirada, comunicar também a rota de entregas e mais.

Os entregadores podem consultar direto no WhatsApp, por exemplo, qual o endereço de entrega ou também reagendar nova data, caso não encontre o cliente no local.

Integração com outros sistemas

Uma plataforma de atendimento consegue integrar com outros sistemas de gestão. Com isso, consegue acessar dados do cliente, financeiros e pedidos.

Dessa forma, outros serviços podem ser oferecidos, como envio da segunda via do boleto, nota fiscal, histórico de compras e outras solicitações.

Outro ganho dessa integração é quanto à geração de relatórios. Como as informações ficam integradas, você consegue ter acesso a relatórios cada vez mais completos, que trazem muitos insumos para a tomada de decisão.

Benefícios de uso para a logística

Como já falei aqui, o uso de uma plataforma de atendimento na logística de um e-commerce traz inúmeros benefícios. Vou destacar aqui alguns deles.

  • Agilidade no atendimento: seus clientes e parceiros conseguem um atendimento mais ágil e eficiente;
  • Produtividade da equipe: com a agilidade de atendimento, o time consegue focar em outras atividades;
  • Experiência e satisfação: com as várias possibilidade de uso da plataforma de atendimento, o cliente fica mais satisfeito e a experiência fica mais positiva;
  • Redução de custos: com a eficiência na operação de logística, seu negócio conseguirá reduzir custo com retrabalhos e erros operacionais.

Esses são apenas alguns dos benefícios de uso da plataforma de atendimento pelo setor de logística de um e-commerce. Mas já é perceptivo o quanto o setor consegue ganhar com essa ferramenta.

Já é hora de investir nessa tecnologia. Se sua empresa já investe, tenho certeza de que concorda com os benefícios que falei aqui. Se ainda não investe, garanto que tirou muitos insights para aplicar ao seu negócio.