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Como integrar chatbot e inteligência artificial ao seu e-commerce

por Jared Cornell Terça-feira, 27 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabia que, quando se trata de fazer uma compra, 64% das pessoas consideram a experiência do cliente mais importante do que o preço? Não há dúvida de que o preço é importante para os clientes quando compram um produto ou serviço de uma marca. Mas a ideia de descontos não os atrai mais.

Os clientes desejam experimentar uma jornada de compras sem problemas com uma loja online. Eles também gostam da ideia de voltar para a mesma loja e comprar produtos que atendam às suas necessidades. Não é apenas uma conjectura. As estatísticas também confirmam.

Segundo a American Express, 70% dos consumidores dizem que já fizeram uma escolha para apoiar uma empresa que oferece um ótimo atendimento ao cliente. Isso é possível se:

  • Você criou um website fácil de usar e visualmente atraente
  • Você forneceu todas as informações relacionadas aos seus produtos online corretamente
  • Você continua atualizando seu estoque para garantir que os clientes obtenham as informações corretas sobre a disponibilidade do produto

Suporte aos clientes

A construção de uma excelente experiência de atendimento ao cliente também exige que você forneça suporte em momentos estratégicos para estabelecer confiança.

Para ampliar a experiência de suporte, você pode adicionar um software de chatbot ao seu site de comércio eletrônico. Enquanto o uso da ferramenta de chat ao vivo pode ajudá-lo a obter benefícios como:

  • Construir experiência de atendimento personalizada para fornecer uma impressão virtual
  • Encontrar mais oportunidades de up selling e cross selling durante ou na próxima visita feita por um cliente
  • Chegar aos clientes antes do envio, com mensagens proativas e até mesmo reduzindo o abandono do carrinho de compras
  • Refazer a segmentação de clientes recorrentes com anúncios sobre ofertas, descontos e vendas

Imagine: se adicionar um software de chatbot a um site de negócios de comércio eletrônico pode ajudá-lo a aproveitar tantos benefícios de uma só vez, o que acontecerá quando você adicionar um toque de inteligência artificial (IA)?

Integrando o uso do Live Chat & IA ao site de comércio eletrônico

Quando vejo a IA separadamente do chat ao vivo, há muito mais casos de uso que precisam ser esclarecidos, exceto os chatbots. Sem dúvida, os chatbots são ótimos para escalar o problema para um agente humano. Mas o uso da IA ​​não se limita mais aos chatbots de sites de comércio eletrônico.

Grandes empresas do setor de comércio eletrônico nos mostram como a inteligência artificial pode ser implementada no site para várias finalidades. Vamos dar uma olhada abaixo:

Amazon

Um dos produtos de IA mais populares do mercado é o Alexa da Amazon. Agora seu uso não é mais restrito para criar um cronograma para você e receber lembretes. O uso desta ferramenta baseada em IA é diversificado. Permite que seus usuários:

  • Construir uma casa inteligente
  • Gerenciar a produtividade do trabalho
  • Manter seus usuários entretidos
  • Conectar seus usuários instantaneamente com sua família e amigos
  • Sentir-se mais conectado com o mundo, pois ele fornece notícias e atualizações sobre o que está acontecendo localmente e em todo o mundo
  • Desfrutar de uma experiência de compra perfeita

Esse produto à frente de seu tempo permite que a Amazon preveja o comportamento do cliente durante a próxima maratona de compras. Com base nesses dados, eles fornecem recomendações a seus clientes durante a pesquisa. E, aparentemente, a Amazon consegue impulsionar suas vendas com base nas recomendações de produtos para 35%.

Depois que as recomendações do produtos funcionam, a equipe inicia os anúncios e os chats de suporte ao vivo para manter os clientes envolvidos. Isso os ajuda a completar o ciclo de compras de um cliente no site.

Alibaba

O Alibaba é mais um exemplo de reunir os dois meios para construir uma experiência inteligente de atendimento ao cliente para seus clientes.

Tmall Genie e Ali assistentes são dois assistentes de IA que o Alibaba tem para ajudar seus clientes a encontrar produtos mais rapidamente em sua plataforma. Em suma, com dois assistentes de IA, eles têm uma vantagem competitiva no mercado. Com IA na foto, a marca é capaz de:

  • Processar 95% de suas solicitações de suporte ao cliente com mais rapidez
  • Direcionar recomendações de produto e pesquisa que ajudam suas operações de suporte ao cliente
  • Usar a mesma tecnologia de inteligência artificial para encontrar as rotas mais rápidas para sua equipe de logística entregar produtos dentro dos prazos estabelecidos

Um investimento tão inteligente ajudou a gigante do comércio eletrônico a reduzir o uso de veículos em até 10% e trouxe uma redução de 30% nas distâncias de viagem.

No entanto, com tudo sendo automatizado, a marca não abandonou a ideia de fornecer um toque humano a seus clientes. Eles ainda têm um chatbot para ajudar a resolver problemas que foram escalados pelos clientes, caso a resolução instantânea não seja possível com um dos assistentes de IA.

Leia também: Inteligência Artificial é a nova eletricidade, afirma CTO da Amaro

Resumindo

Receba IA e chatbot para o seu negócio de e-commerce em expansão

Para construir uma jornada de cliente inteligente em seu e-commerce, é importante ter muitas coisas em prática. Sem dúvida, como o site é construído fala muito sobre uma marca de comércio eletrônico. No entanto, se você tiver as melhores ferramentas e estratégias de suporte ao cliente, muita coisa poderá mudar para sua marca.

Você só precisa ter certeza de que, ao pensar em se tornar grande no mercado de comércio eletrônico, considere qual é a abordagem correta para tornar seu processo de atendimento acessível para os clientes. Adicionar um chat ao vivo não ajuda você a se tornar o melhor provedor de serviços do setor. A inteligência artificial também precisa estar na imagem para você criar uma experiência perfeita para os clientes.

Leia também: Omnichannel, chatbot e marketing: como usar os dados do cliente para gerar valor

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