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Como escolher um integrador de marketplace

por Fabrício Antonio Alexandre Segunda-feira, 07 de março de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

Vender em marketplaces tem sido uma ótima alternativa para quem deseja aumentar a visibilidade para o seu negócio e escalar o número de vendas online. Caso você ainda não conheça, através do marketplace, os lojistas (também chamados de sellers) podem anunciar os seus produtos em grandes e-commerces, que recebem milhões de acessos por mês e pagar apenas uma comissão sobre os pedidos aprovados.

Muitas vezes, o seller decide ser multicanal: imagine uma empresa que vende os seus produtos em três marketplaces, possui um e-commerce próprio e ainda vende na loja física utilizando um ERP. Temos aí o começo de uma dificuldade na gestão. Afinal, estamos compartilhando um único estoque para diversos pontos de venda.

Nesse cenário, surge a necessidade de um sistema que centralize toda a operação, integre todos os canais de venda e mantenha em sintonia as atualizações de pedidos e produtos nos canais conectados. Estamos falando de um integrador de marketplace, ou hub de integração.

O que é um integrador de marketplace

Integrador de marketplace é a ferramenta que irá se conectar com todas as plataformas de marketplace em que o seller vende – e-commerce próprio, ERP – e sincronizar todas as informações entre elas.

Voltando ao exemplo dado acima, o lojista que opera multicanal deverá gerenciar os seus pedidos em quatro plataformas diferentes, ter um estoque separado para cada canal de vendas (ou atualizá-lo manualmente a cada pedido), criar e anunciar produtos um de cada vez em cada canal. Além de ser uma operação inviável, o seller fica exposto a falhas humanas na sua operação.

Ao utilizar o integrador, toda a gestão ocorre em um só lugar. Os pedidos de todos os canais ficam disponíveis de maneira centralizada. Identificando o canal de origem de cada um, será possível gerar relatórios dessas vendas, e a atualização de estoque passa a ser automatizada, além de outras facilidades.

Quais funcionalidades esperar de um integrador

Cada plataforma pode ter os seus diferenciais, e algumas podem oferecer recursos mais avançados do que outras, porém algumas funcionalidades são consideradas essenciais. Veja algumas delas:

Centralização de vendas

Os pedidos de todos os canais devem estar disponíveis de maneira centralizada para que você possa identificar a origem de cada um, gerar relatórios, e fazer toda a gestão necessária.

Atualização automática de estoque

A cada pedido recebido, os produtos terão o seu estoque debitado e atualizado em todos os canais de maneira automatizada. O mesmo acontece se o lojista atualizar um estoque manualmente.

Atualização correta de preços

Ao alterar o preço de um produto, todos os canais de venda devem receber a atualização, sem a necessidade de alterar manualmente no portal de cada marketplace.

Conexão facilitada de produtos

Você define quais produtos serão anunciados em cada marketplace e poderá conectar ou pausar a conexão em qualquer momento.

Escolhendo o integrador de marketplace ideal

Agora que você já conhece as características de um integrador, vamos listar algumas dicas para escolher o ideal para o seu negócio.

Canais integrados

Antes de escolher um hub de integração, é importante saber quais canais são relevantes para o seu nicho de mercado, pois esse é um fator importante na decisão. Em seguida, verifique se o hub é compatível com os canais que você pretende se conectar.

Estabilidade

Esse é um dos tópicos mais importantes para a operação nos marketplaces. O integrador deve ser capaz de lidar com grandes volumes de venda com estabilidade, garantindo a integridade das atualizações de pedidos e produtos nos canais.

Funcionalidades

Além das funcionalidades essenciais, existem muitos outros recursos que podem facilitar a gestão do seu negócio e proporcionar mais praticidade e agilidade na gestão. Identifique quais funcionalidades são importantes para você e verifique se a ferramenta as oferece.

Capacidade de evolução

Durante a utilização, pode surgir a necessidade de recursos que a ferramenta ainda não possua e que vão possibilitar atender a uma demanda do mercado.

Para que o seu negócio não seja impactado por limitações técnicas, garanta que a plataforma contratada tenha a capacidade de evolução para oferecer novas funcionalidades.

Atendimento e suporte

Durante a jornada, podem surgir dificuldades técnicas, e por isso você precisa contar com canais de atendimento eficientes. Pesquise o horário de atendimento e os canais de suporte oferecidos pelo integrador.

Leia também: Como os integradores de marketplace ajudam a otimizar a operação dos lojistas

 

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