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Integrações para e-commerce: como alavancar seu negócio com a tecnologia

Por: Lucas Boechat

Jornalista e especialista no mercado de meios de pagamentos, escreve para a Iugu há 2 anos sobre como as soluções de automação financeira pode facilitar o negócio de empresas.

Um e-commerce deixou de ser um simples site na internet onde uma loja vende seus produtos. Com a tecnologia disponível, pode se tornar uma plataforma poderosa para otimizar o faturamento e ampliar a oferta de produtos. Diversas integrações para e-commerce estão disponíveis para potencializar as oportunidades online.

Uma integração de e-commerce é um passo importante para aquele negócio que quer escalonar suas vendas. Isto porque essa será uma peça fundamental para manter a saúde da empresa, mesmo com altos volumes de transações, indo desde o controle financeiro do caixa até o estoque de produtos e prevenção à fraude.

E, uma data importante está se aproximando, o que significa que os empreendedores online precisam estar preparados. Não é novidade o quanto a Black Friday é importante para o varejo online. Segundo levantamento da VTEX, o volume de vendas somente na data da Black Friday pode ser 720% superior às demais do ano.

Contar com um ecossistema robusto para ofertar produtos é fundamental para não deixar a peteca cair e ficar para trás em um momento tão importante.

Por isso, nesse artigo vou falar sobre as integrações para e-commerce, seus benefícios e como escolher uma para seu negócio. Boa leitura!

O que são integrações para e-commerce?

Integrações para e-commerce são a melhor forma de garantir uma gestão eficiente de negócio. Com ela, é possível transmitir os dados da operação da empresa entre os diversos sistemas utilizados. Assim, toda a informação fica disponível de maneira prática e com a menor possibilidade de erros e lacunas de dados.

A operação de negócios online, principalmente e-commerce, gera muitos dados. São diversos sistemas tecnológicos produzindo centenas de informações por minutos e que não conversam entre si. Por isso, é comum que gestores percam informações ou façam uma leitura errada desses números. São exatamente eles a base para a construção de estratégias assertivas.

Como fazer esses dados conversarem entre si e se complementarem? É aqui que entram as integrações para e-commerce. Existem diversas empresas no mercado que entregam soluções com suporte para as principais ferramentas usadas aí no seu negócio. Essas integrações funcionam como verdadeiros hubs poderosos de dados, onde sua equipe pode trabalhar e gerar valor.

Gerenciar e-commerce não precisa ser algo complexo, independentemente do tamanho. Ter a tecnologia como aliada de gestão e planejamento pode fazer uma enorme diferença no sucesso do negócio, permitindo crescer e faturar mais com segurança.

Quais os benefícios das integrações para e-commerce?

As integrações são importantes responsáveis pela boa gestão de um e-commerce. Como falamos, são elas que vão facilitar a organização e processamento de dados. A seguir, vamos entender em detalhes como isso funciona.

Automação da gestão

Processos manuais podem se tornar uma grande bola de neve se a quantidade de dados gerados pelo negócio são grandes. Isso abre brechas para erros e outras inconsistências que prejudicam a forma de entender sua operação, levando até mesmo à perda de dinheiro.

Quando falamos em integração para e-commerce, passamos a considerar atualizações automáticas, consolidação de informações em um painel, seja de estoque, pagamentos ou fluxo de vendas. Seu negócio elimina o fator humano presente em processos manuais. Basta sua equipe gerar relatórios e ficar de olho em painéis atualizados em tempo real. Em momentos em que cada segundo importa, como a Black Friday, ter agilidade e eficiência é fundamental. Tenha mais resultados, com menos esforço.

Controle de estoque

Um estoque fora de ordem pode comprometer a credibilidade de um e-commerce. Isso porque, sua equipe não tem uma visão clara dos produtos disponíveis ou da necessidade de repor o estoque. Assim, ter um planejamento claro fica impraticável, levando até mesmo a oferta de um produto que não está no estoque — deixando o cliente insatisfeito. Uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar com sua marca.

Existem diversas ferramentas que auxiliam de maneira prática e intuitiva a organização de estoque. Se uma loja ainda é pequena, fazer o controle manualmente pode parecer simples. Conforme as operações crescem a tendência é que as coisas fujam do controle. Principalmente em épocas onde as vendas aumentam muito em volume. Ter o seu estoque ao seu alcance, permite a gestão de apenas alguns cliques, identificando a saída de determinado produto e apontando estratégias que devem ser seguidas.

Estabilidade financeira

Uma gestão financeira saudável só é possível com dados confiáveis e um controle de entrada e saída de ativos eficiente. As informações disponíveis precisam estar consolidadas e fáceis de serem acessadas. É aí que entram as integrações para e-commerce, auxiliando na coleta desses dados. Meios de pagamentos completos possuem suporte a essas integrações, trabalhando juntos para a gestão do seu negócio.

Uma plataforma de pagamentos entrega relatórios completos de todas as cobranças e pagamentos realizados em seu negócio. A conciliação financeira é simplificada, acelerando o trabalho da sua equipe. Assim, nenhuma movimentação passa despercebida e a previsibilidade de caixa fica ainda melhor. Faz toda a diferença quando os números apresentados na tela são confiáveis e permite medir a saúde da sua empresa.

Como a automação financeira potencializa as integrações?

Muitas empresas ainda desconhecem as facilidades de automatizar os processos financeiros e como isso impacta as vendas online. Além de se beneficiar com o fluxo organizado de informações, uma plataforma de automação financeira realiza processos automaticamente, bastam algumas configurações e os pagamentos são processados em um piscar de olhos. Mais uma vez, a diminuição drástica de processos manuais evita erros e perdas.

Além disso, soluções financeiras robustas conseguem processar grandes quantidades de pagamentos sem despender tempo e atenção da sua equipe. Assim, cada um consegue focar em outras tarefas e acelerar os negócios com menos custo e mais eficiência.

Nos dias de hoje, as empresas buscam estar mais enxutas, otimizando cada processo de ponta a ponta. Combinar integrações e plataformas de automação é o caminho do ouro para ter tranquilidade, sem abrir mão da segurança. Esse tipo de ferramenta acompanha o crescimento da sua empresa sem complicação, tudo é nativo para evitar as dores do crescimento. Lembre-se que sua única preocupação deve ser vender, para o restante, você pode contar com a tecnologia para dar uma mãozinha.

Integrações para e-commerce são ferramentas ideais para negócios que operam online. Deixar a gestão profissionalizada e organizada garante a saúde do financeiro e do empreendimento a longo prazo. Quando estiver às vésperas de datas como a Black Friday, um time comercial pode estar pronto para traçar as melhores estratégias e otimizar a conversão. Um e-commerce deixou de ser apenas um site para vender produtos, para se tornar uma oportunidade rica de negócios. Faça da tecnologia sua aliada e veja o faturamento decolar.