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Integrações: o e-commerce conectado para superar os desafios no caminho

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Para ter excelentes resultados é importante que a sua loja virtual esteja integrada com as principais soluções de comércio eletrônico. Para entender melhor quais integrações podem te ajudar com isso, separei algumas que você confere a seguir.

Integração com redes sociais

Existem maneiras de aumentar as vendas com a ajuda das redes sociais. Afinal, Uma excelente experiência do cliente pode satisfazer os consumidores da plataforma e, claro, atrair novos. A mídia social é ótima para a exposição da marca (quando bem feita).

As mídias sociais e seu site de comércio eletrônico andam de mãos dadas. Tratar a mídia social como uma ilha é sem dúvida um dos erros mais caros que as marcas modernas de e-commerce estão cometendo na estratégia de marketing e resultados. A estratégia social deve complementar suas vendas no e-commerce.

Em resumo, você precisa da integração efetiva no seu site de várias plataformas de mídia social para selar o acordo com os clientes sociais. Por exemplo:

  • WhatsApp;
  • Facebook pixel (toda vez que alguém visita seu site e executa uma ação, o pixel do Facebook é ativado e relata essa ação);
  • Facebook Catalog;
  • Instagram Shopping;
  • Google Shopping;
  • Google Analytics.

Integrações com meios de pagamento

De acordo com um estudo do Baymard Institute, a taxa média de abandono de carrinho de comércio eletrônico é de 69%. No entanto, empresas podem melhorar essas taxas de conversão em até 35% com alguma otimização de pagamento no processo de check-out.

Por esse motivo, negócios que investem em comércio eletrônico estão se concentrando mais na integração de diferentes métodos de pagamento como forma de melhorar suas taxas de conversão e atrair mais clientes.

Integrações com o sistema ERP

O uso de integrações com o sistema ERP permite evitar a duplicação de dados e/ou a entrada manual de dados — permite manter vários sistemas sincronizados e garante uma única versão da verdade. A integração da sua solução de comércio eletrônico ao seu ERP amplia os mesmos benefícios comerciais para inventário e preços.

Uma solução integrada de e-commerce ajudará você a aumentar a receita online e a melhorar o autoatendimento do cliente. As integrações são sincronizadas para que seu ERP possa se tornar o verdadeiro mestre de itens de dados relevantes, como disponibilidade e preços de produtos.

Alguns benefícios de integrar seu e-commerce com o ERP

  • Diminui a entrada manual para economizar tempo e melhorar a precisão dos dados do catálogo, incluindo descrições de itens, imagens, conteúdo de SEO e atributos do produto.
  • Reduz reembolsos e devoluções, permitindo que o e-commerce reflita o inventário, os preços e as promoções do ERP.

Integrações com segurança e anti-fraude

A receita de comércio eletrônico está aumentando constantemente, mas o número de casos de fraude — bem como o percentual de fraude nas transações online— está aumentando ainda mais rapidamente.

Com o aumento do risco de fraudes, os comerciantes de hoje devem adotar uma abordagem abrangente para a prevenção de fraude no comércio eletrônico. E uma parte importante dessa abordagem é encontrar e incorporar as estratégias que permitirão cuidadosamente — e mas rapidamente — rastrear os pedidos recebidos e impedir que a fraude aconteça em primeiro lugar.

Integrações com marketplaces

Os marketplaces beneficiam a todos de maneiras diferentes. Para os vendedores de produtos, é uma maneira de reduzir os custos de aquisição de novos clientes, encontrar novos clientes e facilitar suas operações. Para os clientes, os marketplaces representam uma plataforma neutra e confiável. Nela, eles podem encontrar tudo o que precisam, além de críticas e boas ofertas. Benefícios para o cliente também são benefícios para um vendedor. Afinal, quanto mais feliz o cliente está com a experiência de compra, mais provável é que eles refaçam um pedido.

Integrações com meios de entrega

Para muitos lojistas, enviar os produtos aos clientes é sinônimo de levá-los aos Correios. É claro que essa é uma alternativa a ser considerada, mas não deve ser encarada como a única existente, pois pode não ser a que oferece melhor custo-benefício.

Por fim, gostaria de citar mais algumas integrações importantes, como: avaliações de consumidores e performance. Com estas integrações você ganha tempo, torna sua loja mais eficiente e lucra muito mais!