Logo E-Commerce Brasil

Integração com Marketplaces – Uma alternativa possível e vantajosa!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A Integração das lojas de varejo com os Marketplaces é uma tendência crescente no e-commerce. Frente à concorrência com essas grandes lojas virtuais, a integração parece ser uma ótima solução para que o pequeno varejista mantenha e, por que não, conquiste novos espaços no mercado.

Para que um e-commerce tenha sucesso é necessário estar atento às tendências do mercado. Buscar as melhores soluções a fim de otimizar os processos de venda, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio dos clientes. Essa preocupação deve ser constante. E oferecer seu produto em mais de uma plataforma pode ser uma boa resposta.  Mas como fazer isso?

Ferramentas de Integração

As ferramentas de integração são essenciais para que a parceria entre lojas pequenas e os grandes Marketplaces sejam simplificadas e funcionem com eficiência.

Primeiro, certifique-se que a plataforma escolhida para seu e-commerce permite a integração com o Marketplace escolhido. Plataformas mais robustas, como Magento, suportam melhor esse tipo de operação.

Depois é preciso escolher o módulo ideal de integração multicanais. Ferramentas que operam via API são excelentes opções. Temos observado clientes que operam módulos semelhantes de integração com o Extra e Mercado Livre, os resultados observados têm sido extremamente positivos.

O que faz um módulo de integração?

Essas ferramentas permitem que o lojista escolha quais dos seus produtos serão anunciados no Extra (ou qualquer outro Marketplace integrado) e também que atualize os dados sobre esses produtos diretamente da plataforma do seu e-commerce. Ao mesmo tempo, é possível fazer o caminho contrário. Se um produto do lojista está anunciado no Extra, mas não ainda na sua loja virtual, ele pode importar as informações diretamente de lá. Além de prático, esse processo otimiza a velocidade da venda, já que permite a rápida atualização dos produtos.

Outro ponto a se considerar, ao optar pela integração com grandes Marketplaces é a contratação de um sistema eficiente de BackOffice ou E-RP, que com certeza facilitam (e muito) o processo de gerenciamento e controle de estoque, emissão de notas e gestão do e-commerce de maneira geral.

É fato que a integração com Marketplaces ainda gera dúvidas para muitos empreendedores, mas a experiência tem nos mostrado que as lojas de varejo tem muito a ganhar com essa parceria. Com o auxilio das ferramentas de integração, os processos de gerenciamento ficam muito mais simples, o que acaba resultando no aumento considerável das vendas.

Claro, é preciso avaliar caso a caso. Contar com o suporte de consultores e uma equipe que realmente entenda do mercado é essencial. Ferramentas e tecnologias que facilitem a operação e conhecimento do cenário econômico somados a uma gestão eficiente podem fazer da integração com Marketplaces uma excelente alternativa para a sua loja virtual. Basta encontrar os parceiros e a estrutura correta para entrar nessa, pense nisso!