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Instagram Shopping: como se cadastrar e vender no aplicativo

por Marcos Bonilha Segunda-feira, 16 de abril de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

E assim como o Facebook fez com a função Stories, disponibilizando ela no Instagram, WhatsApp e próprio Facebook, eis que a plataforma resolve disponibilizar as vendas diretas no Instagram, mostrando mais uma vez como o conglomerado do Mark Zuckerberg faz o que pode para tudo acontecer dentro de suas plataformas, evitando que o usuário saia delas.

Assim, fecha-se uma espécie de trilogia das vendas, com a disponibilidade do Facebook Marketplace, WhatsApp Business e, agora, Instagram. Esse último, aliás, está completamente diferente do que era e, se souber trabalhar direitinho, tem todo um potencial para turbinar os negócios nesta plataforma.

Um ponto importante: para o Instagram funcionar perfeitamente, será necessário deixar o site da empresa totalmente amigável para o ambiente mobile, pois não vai adiantar fazer postagens com grande engajamento e encaminhar para um site com links quebrados, produtos que não correspondem às fotos ou sites não amigáveis ao ambiente do celular.

Como habilitar o recurso?

Primeiramente, se ainda não o fez, crie ou transforme seu perfil numa conta comercial. Feito isso, configure uma loja do Facebook. Sim, os produtos precisam estar vinculados à uma loja do Facebook também. Ele pode ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, por meio das plataformas Shopify ou BigCommerce, ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook.

Em seguida, a conta irá para análise, e isso poderá levar alguns dias. Se necessário, ela pode ser analisada mais detalhadamente e levar um pouco mais de tempo. Quando aprovada, sua conta estará disponível para o Shopping Instagram.

Vendendo e faturando

Passada a parte burocrática, hora de partir para o que interessa: vender, engajar e converter! Há a possibilidade de marcar até cinco produtos por imagem ou vinte por publicações em carrossel (várias imagens numa única postagem). Utilize o Stories para explicar que os produtos estão disponíveis para vendas. Explore todas as possibilidades!

Segue abaixo o passo a passo para liberar a marcação de produtos e começar a tagear os mesmos:

Para ativar a marcação de produtos:

  1. Toque em  para acessar seu perfil;
  2. Toque em Começar na parte superior do seu perfil;
  3. Se você não vir o alerta na imagem acima, toque em ;
  4. Toque em Compras;
  5. Toque em Continuar;
  6. Selecione um catálogo de produtos para conectar ao seu perfil comercial;
  7. Toque em Concluir.

Para marcar produtos nas suas publicações:

  1. Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos que você deseja marcar na foto;
  3. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  4. Toque em Concluir;
  5. Toque em Compartilhar.

Para ter certeza de que está subindo o produto corretamente, não tenha preguiça e sempre verifique a prévia de produtos — ou salve como rascunho para analisar se está tudo ok. Como citei lá em cima, não há nada mais frustrante do que ser direcionado para uma compra errada ou para lugar nenhum. As postagens que tiverem produtos para vendas terão o ícone de uma sacola para diferenciar das outras postagens.

 

E-commerce completo

O Instagram Shopping me parece uma ferramenta sensacional para e-commerces de moda, artesanato, miudezas em geral… Enfim, para mostrar o produto combinando a imersão imagens e, também, stories, mesclando ambos para chamar para sua loja.

Me parece bem interessante para ações pontuais, desova de estoque e até engajamento em categorias especiais ou lançamentos de produtos.

Mais uma vez, reitero a importância de a loja do Facebook, a loja virtual e tudo mais estarem “redondos” para o cliente ter uma grande experiência e sua loja obter sucesso em todas as plataformas. No caso do Instagram, há a possibilidade de cadastrar telefone e e-mail para contato, ficando ao lado da guia de “Compras”. Também é possível editar postagens antigas, marcando os produtos que antes não podiam ser marcados e “subindo” as postagens para seu público.

Portanto, nesse início de ano o Facebook lançou o Marketplace, o WhatsApp Business e o Instagram Shopping, o que, provavelmente, dará uma grande guinada nos negócios e mudará todo o ecossistema de vendas virtuais nacionais.

E você? Está preparado?

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Nunca

 

Com certeza

 

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