Instagram: medindo o valor de marketing de live vídeo

por Maria Marques Chizhikova Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A era em que vivemos agora pode ser chamada a era de vídeos live. De acordo com a Cisco, 75% de todo o tráfego mobile pertencerá aos vídeos até o ano 2020. Conteúdo em forma de vídeo é uma das principais tendências atuais do mundo de marketing digital, junto com personalização, humanização de marcas, e a demanda de consumidores pela abordagem “in the moment”. Ninguém sabe por quanto tempo vai durar, mas é indiscutível que você precisa participar dessa tendência.

Caso não esteja seguindo as tendências ao pé da letra e esteja mais preocupado com lucros, você pode estar se perguntando – o que a empresa pode ganhar com essa abordagem. É verdade que é bastante difícil estimar o lucro de muitas atividades desenvolvidas em marketing digital, mas não é o caso dos vídeos live. Os benefícios de incorporar essa tática na sua estratégia estão na mesa e falam por si.

Nos últimos anos presenciamos o mesmo desenvolvimento nas plataformas Facebook, Snapchat, Twitter, Youtube e outras – todas elas acrescentaram o recurso de live de vídeo. O lançamento do Instagram Stories em 2016 foi a última gota d’água: o vídeo conteúdo deve se tornar a parte integral da sua estratégia digital.

Em Janeiro a TechCrunch anunciou que o Twitter vai implementar um recurso Explore, o objetivo será oferecer um destaque à livestreams do Twitter. E no dia 24 de Janeiro Instagram ofereceu uma oportunidade para as empresas lançarem os anúncios usando Stories.

Os gigantes do mercado, especialmente do varejo, sempre estão na frente de todos os últimos desenvolvimentos na área de publicidade. Os canais antigos, mídia impressa, rádio e TV parecem não trazer mais os mesmos resultados.

Como marca, você deve ir no mesmo sentido que o seu público e os seus clientes potenciais.

Já que vídeos tornaram-se uma parte indispensável de quase cada plataforma de mídias sociais, vamos pegar o exemplo do Instagram para ver que informações analíticas conseguimos obter.

O que acontecia com o Instagram antes do lançamento dos anúncios no Stories? Aqui está uma breve descrição:  

O Instagram Stories tem aproximadamente 150 milhões de usuários que interagem com a plataforma diariamente.
70% de usuários de Instagram seguem alguma marca (e o Stories traz ainda mais envolvimento – a cada cinco publicações ele envia uma mensagem direta de um seguidor)
O público mensal do Instagram é de aproximadamente 600 milhões de pessoas
A plataforma de anúncios do Instagram trouxe por volta de $1.5 bilhões em 2016
Três em cada quatro marcas americanas com mais de  100 funcionarios vão começar a usar o marketing no Instagram no ano que vem.
De acordo com as estimativas do Credit Suisse, o Instagram vai gerar mais de $3 bilhões de lucros de publicidade em 2017 – um crescimento de 96% em comparação com o ano passado (SproutSocial calculou que esse número aumentará para $5 bilhões até 2018)

Qual impacto o Instagram Stories gera?

Agora vamos analisar como o Stories afeta a taxa de engajamento do público no Instagram.

Recentemente analisamos dados históricos de desempenho nas redes sociais de algumas marcas bem conhecidas no mercado, usando a ferramenta de Social Media da SEMrush. Dior, Netflix e Louis Vuitton foram as marcas escolhidas. Abaixo você vê os gráficos que mostram o volume de engajamento diário do público com os posts da marca no Facebook e Instagram.

Louis Vuitton

No dia 19 de Janeiro podemos ver um pique importante de engajamento. O que aconteceu nesse dia? No dia 19 de Janeiro, a Louis Vuitton anunciou que fará o live streaming da apresentação da sua nova coleção Louis Vuitton “Homem Outono – Inverno” durante o Paris Fashion Week. Só foi mencionar o live vídeo que o engajamento mais do que triplicou.

Netflix

O Netflix sempre anuncia os streamings da “Series of Unfortunate Events” no Facebook e graças a isso consegue taxas de engajamento altas.

Dior

Uma tendência similar pode ser vista ao analisar a conta do Instagram da Dior. O post que teve o maior engajamento mensal, anunciava que uma influenciadora de opinião na área de moda, Chiara Ferragni, ia fazer uma imersão exclusiva no mundo de Dior no live de vídeos do Snapchat e do Instagram. De acordo com os dados da ferramenta de Social Media, o engajamento triplicou, assim como vimos no caso da Louis Vuitton’s.

Felipa Monteiro, Diretora de Marketing Digital da Mulberry UK, confessou no blog do Instagram: “As nossas campanhas recentes que continham um link para um post de Stories, receberam cinco vezes mais cliques e engajamento, comparado com os resultados médios de nossos canais sociais”

Varejo escolhe canais não-tradicionais

Os dados acima demonstram que as empresas estão preparadas para gastar quantidades impressionantes de dinheiro apostando nos canais nada tradicionais. O Marketing digital está oferecendo melhores oportunidades para publicidade que todos que já conhecemos. Considerando que por muito tempo os anúncios na TV representavam a fonte mais rentável de publicidade, os live vídeos podem ser a aposta da nova era digital.

A ideia de live vídeos como um canal de publicidade de marketing digital está sempre desenvolvendo, e não precisa fazer grandes cálculos para entender a importância e o valor desse canal. Seguindo com o exemplo do Instagram: um anúncio no Instagram pode te levar até a página da empresa no Instagram ou até uma landing page em questão de segundos. Ou seja, anúncios no Instagram podem resultar em aumento de tráfego ou até em vendas diretas diretamente da sua conta no Instagram.

Então qual é o futuro do Instagram Stories? O Instagram prometeu criar recursos mais avançados de dados analíticos para usuários business (Stories Insights): assim que a novidade for lançada você poderá calcular alcance, visualizações, respostas, taxa de rejeição e, provavelmente, introduzir links diretos para sua página.

E mais uma coisa – o preço dos anúncios não é fixo (como no Snapchat, por exemplo), ele depende de quantidade de visualizações. Em outras palavras, quanto mais segmentado seu anúncio for, mais você deverá estar pronto para pagar. 

Ou seja, se você conseguir calcular os gastos com facilidade, se você puder avaliar o alcance e considerar quantos visitantes (em média) tornam-se potenciais consumidores com lucro você pode calcular o retorno do seu investimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.