Aprenda a usar o Instagram Insigths e descubra quem é o seu público

por Camila Porto Sexta-feira, 21 de julho de 2017   Tempo de leitura: 12 minutos

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo. Por isso, se o seu negócio investe nessa rede social, é muito importante você ficar de olho no Instagram Insights.

O Instagram Insights é uma plataforma dentro do aplicativo para mensuração dos resultados. Alcance, engajamento, impressões e até dos seus stories.

Por que analisar os resultados?

As análises de resultados são extremamente importantes para se criar estratégias de marketing ou de publicidade fortes e que realmente ofereçam mais reconhecimento de marca e faturamento para a sua empresa.

Por meio dessas análises, é possível entender quais publicações funcionam para o seu público e quais são funcionam, áreas de melhorias do seu negócio e também como fazer mudanças.

Então, vamos conferir como você pode aproveitar hoje mesmo esses dados que o Instagram oferece de forma gratuita para o seu negócio?

Como o Instagram Insigths pode ajudar seu negócio

O Instagram Insights oferece dados em 3 áreas da sua conta:

Dados dos seus seguidores;
Dados das suas publicações,
Dados do Stories.

Você pode ter acesso a informações demográficas, faixa etária, localização, novos seguidores, engajamento, impressões, visualizações e muito mais. Logo vamos detalhar todas elas para você.

O importante é você saber o que é possível fazer com todas essas informações, olha só:

1. Separar o que funciona e não funciona

Tendo acesso aos dados do Instagram Insights, você pode separar os conteúdos que a sua empresa produz.

É possível entender o que funciona e o que não funciona, ou seja, as publicações que o seu público engaja e as que ele não engaja.

Por exemplo:

Digamos que você é dono de uma pizzaria e faz a publicação de um conteúdo todos os dias.

Sempre que uma imagem da pizza de calabresa é publicada, você percebe que o engajamento é muito alto. Porém, quando você publica a imagem da pizza de tomate, percebe que não consegue muitas curtidas ou comentários.

Ao analisar todo o cenário, é possível saber onde você pode focar para ter sucesso com o seu público no Instagram. Publicando mais coisas sobre a pizza de calabresa, terá mais sucesso no Instagram.

Assim, pode criar mais conteúdo e também promoções com esses produtos que mais bombam.

2. Publicações mais assertivas

Quando você tem dados sobre as suas publicações, dá para focar em postagens mais assertivas.

Igual ao exemplo anterior da pizza de calabresa. É possível perceber onde você pode focar, criando mais publicações sobre os produtos ou serviços que mais chamam a atenção.

3. Entender o comportamento do meu seguidor

Com o Instagram Insights, você entende o comportamento do seu seguidor. Você consegue saber qual é o gênero, faixa etária e localização geográfica do seu público.

Esses dados podem ajudar você a criar anúncios segmentados para públicos com maior chance de seguir a sua empresa e fechar uma compra.

As informações também oferecem o número de vezes que os seus seguidores está ativo no Instagram diariamente e quantos clicaram no link do seu perfil.

4. Descobrir dados sobre o Stories

O Instagram Stories é um sucesso. Hoje são mais de 250 milhões de pessoas ativas diariamente!

Se o seu negócio já usa as histórias para divulgar produtos ou serviços, no Insights você terá dados preciosos sobre as suas histórias.

É possível ter acesso ao número de impressões, alcance, quem saiu da sua história, quem voltou e até o número de respostas que você recebeu de cada uma delas.

Assim, você pode focar em mostrar mais vezes as publicações que funcionaram e analisar a eficácia de todas as suas publicações no Stories.

Como encontrar o Instagram Insights

Passo 1. Transforme seu perfil

O primeiro passo para você ter acesso ao Instagram Insights é converter o perfil pessoal em um perfil comercial.

Isso porque somente dessa forma você terá acesso às métricas do Instagram e também poderá adicionar informações sobre a sua loja.

Passo 2. Clique no Ícone do Insights

Depois de transformar o seu perfil, é muito fácil acessar o Insights. Basta clicar no ícone com três barras na parte superior da tela do seu celular!

Quais são as métricas de mensuração

O Instagram oferece várias métricas importantes sobre os seus seguidores, as suas publicações e também sobre as histórias.

Antes de conhecer quais são essas métricas, é importante saber que:

O Instagram não exporta os dados em um arquivo. Ou seja, quando quiser visualizar as informações, terá que acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados;
O Instagram não oferece informações sobre as transmissões ao vivo dentro da rede social;
Impressão não é a mesma coisa que alcance: Uma mesma pessoa pode visualizar seu post cinco vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão. O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente um como dado de alcance;
Se você publicar mais de uma foto em um mesmo post, as informações dele serão dadas como se fosse apenas uma imagem.

Então, agora que você já conhece esses pequenos detalhes, vamos para as métricas!

Métricas dos seguidores

Gênero e Idade: aqui você descobre se o seu público é composto por mais homens ou mulheres dentro do Instagram. Além disso, você consegue saber qual é a faixa etária do seu público por: tudo, apenas homens e apenas mulheres.

Localização: em localizações, você descobre em quais cidades e em quais países há mais seguidores da sua empresa.

Seguidores por Hora: no Instagram Insights, você descobre quais são os horários, separados por dia da semana, que o seu público está online.

Seguidores por Dia: também é possível saber em quais dias da semana o seu público fica mais ativo.

Métricas das publicações

Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de uma vez, também será contabilizado.

Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação.

Envolvimento: é o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu. Aqui também é possível filtrar por somente comentários ou somente curtidas.

Salvo: contabiliza o número de pessoas únicas que salvaram a sua publicação.

Você também pode filtrar suas publicações por tudo, apenas fotos e apenas vídeos. Além disso, dá para separar o tempo por sete dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Métricas das histórias

Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de uma vez, também será contabilizado.

Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação.

Toques para voltar: é o número de pessoas que voltaram para assistir uma foto ou vídeo que você publicou.

Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo das suas histórias.

Saídas: define o número de vezes que alguém saiu da sua história.

Respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram Stories.

Você pode filtrar o tempo por últimas 24 horas, sete dias ou 14 dias.

O que você pode começar a fazer agora

O Instagram Insights pode ser poderoso para que você possa melhorar as suas estratégias de marketing e de publicidade dentro da rede social.

Por isso, é muito importante comeceçar a fazer relatórios para criar um histórico de todos os dados que você está recebendo. Você vai ver que, a longo prazo, esses dados vão fazer muita diferença para você tomar decisões importantes para o seu negócio.

Você pode criar seus relatórios no Excel, no Google Docs ou até em ferramentas de monitoramento.

Além disso, use outras ferramentas de análise para aumentar o número de dados e informações sobre o seu público e suas publicações.

Artigo republicado com autorização da autora. Original disponível em: https://www.camilaporto.com.br/instagram/instagram-insights-tudo-para-mensurar-resultados/

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4 comentários

Comentários

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  1. Eu não entendi a diferença entre espectadores e impressões na stories, por que acontece de às vezes ter 150 impressões e 200 espectadores?

    Responder
    1. Oi Thais, não seria o contrário ? Impressões tendem a ser sempre maior que o alcance ( espectadores únicos) pois normalmente algumas pessoas veem a publicação mais de uma vez.

      Responder
  2. Muito bom o post. Para mim que estou inciando um negocio e lancando através do instagram vou tirar muito proveito. Para transforma-lo em um instagram comercial para ter acesso a estas informalções é preciso pagar ?

    Responder

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