Instagram: descubra como potencializar sua estratégia de marketing com essa rede social

por Raquel Lisboa Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Em 2016, o Instagram concebeu um novo algoritmo. Inicialmente, ele pareceu ter desordenado o feed sem nenhum tipo de critério. Contudo, após um tempo de adaptação, foi possível notar que a rede social criou, sim, alguns princípios básicos ao longo dos anos.

Entre os mais recentes, destacam-se três fundamentos de priorização: engajamento (posts mais comentados e curtidos), temporalidade (conteúdos mais recentes) e relacionamento (contas com maior interatividade).

Logo, como combinar tais elementos para garantir uma estratégia de marketing de sucesso? A seguir, acompanhe os três principais passos para potencializar seu perfil e vender mais pelo Instagram.

1. Tenha um perfil comercial

Hoje o Instagram conta com mais de um bilhão de pessoas e 80% delas seguem contas empresariais. Ademais, cerca de 60% dos usuários descobrem produtos diariamente nessa rede social, segundo o Hootsuite.

A grande diferença de um perfil comum para o Instagram comercial está em seus recursos. Além da facilidade de configurar campos com dados do negócio (telefone e endereço, por exemplo) e criar anúncios, é possível ter acesso a informações preciosas sobre a conta no Instagram Insights.

Tal ferramenta possui três grandes abas: Atividade, Conteúdo e Público. Na primeira parte, encontram-se métricas relacionadas às interações semanais (alcance, cliques, comentários, curtidas etc). Já em Conteúdo, localizam-se dados sobre engajamento, Stories e anúncios.

Em Público, situam-se detalhes sobre o target. Tais como idade média, horários e dias com maiores picos de acesso e principais localizações. Logo, ter todos esses dados à mão viabiliza a tomada de decisões mais sensatas sobre quais das suas publicações agradam mais e produzem maior retorno.

2. Invista nos Stories

O Instagram Stories, funcionalidade difundida em 2016, chegou para revolucionar a maneira pela qual as marcas se comunicam com os seus seguidores. Diferentemente das publicações do feed, as histórias têm um caráter mais descontraído e momentâneo.

De acordo com o Hootsuite, cerca de 500 milhões de stories são postados diariamente e mais de 400 milhões de pessoas acessam esse recurso. Para mais, 1 a cada 4 usuários das gerações X e Y buscam ativamente produtos e serviços através dele.

Assim sendo, para uma estratégia de marketing mais robusta, o Instagram Stories se tornou essencial. Para isso, invista na regularidade das publicações: crie um calendário editorial e mescle os conteúdos.

Escolha determinados dias da semana para rigorosamente adicionar posts que revelem o dia a dia do negócio (como produções e entregas). Além de novidades da marca e dicas relacionadas ao seu nicho. Se você vende móveis, por exemplo, compartilhe orientações de como compor diferentes ambientes.

Ademais, não se esqueça de incentivar o relacionamento com os seus seguidores: promova enquetes para que eles interajam (votando ou comentando) e os algoritmos do Instagram compreendam que o seu perfil é engajado.

3. Ative o Instagram Shopping

Segundo o NuvemCommerce 2019, o Instagram foi responsável por 59% das vendas feitas através das redes sociais. E isso muito se deu graças a nova funcionalidade da mídia: o Instagram Shopping.

Lançado no ano passado, esse recurso é essencial para os e-commerces que desejam divulgar suas marcas. Através de tags com preços e links de produtos em fotos do feed, os seguidores são, com poucos cliques, redirecionados agilmente ao checkout da loja.

Além disso, a partir de nove publicações com tais etiquetas, o perfil recebe uma nova aba nomeada Loja, exclusiva para esse tipo de post. É possível marcar até cinco produtos por imagem, ou até vinte em carrossel.

Os requisitos necessários para ativar essa ferramenta são: ter um Instagram comercial (citado no primeiro tópico deste artigo) e associá-lo ao catálogo do Facebook em seu Gerenciador de Negócios. Para mais detalhes, basta acessar o passo a passo do próprio Instagram Shopping.

Portanto, levando em consideração esses três passos elucidados, não há dúvidas de que o Instagram está se tornando uma grande vitrine imersiva e um canal primordial para aqueles que desejam se aproximar do público-alvo, aumentar o engajamento e, consequentemente, as vendas.

 

 

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