Logo E-Commerce Brasil

Instagram: aprimore seus resultados de vendas com estas estratégias

Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

Uma das vantagens mais importantes do emprego das redes sociais no e-commerce é a possibilidade de mostrar seus produtos para o público-alvo várias vezes num mesmo dia.

E o melhor é que essa exposição acontece de forma não invasiva, ou seja, estamos falando de uma abordagem devidamente contextualizada e, por isso, mais eficiente do ponto de vista dos resultados.

Outro aspecto relevante, considerando a necessidade de as marcas basearem suas vendas em relacionamento, é a proximidade estabelecida com os clientes.

O Instagram pode ajudar a atrair e a reter clientes, mas é essencial dedicar tempo e recursos para elaborar e executar as ações.

Contudo, para que esse potencial seja explorado ao máximo, as estratégias devem ser muito bem planejadas, de acordo com os objetivos do negócio e, claro, as particularidades de cada rede social.

No artigo de hoje, vamos nos concentrar numa plataforma considerada prioritária para o e-commerce, o Instagram.

Instagram: por que a rede é estratégica para o crescimento do e-commerce?

O primeiro ponto a ser destacado sobre o Instagram é o seu crescimento nos últimos anos.

Segundo o estudo da Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2022, em apenas um ano, essa rede desbancou o Facebook e passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma vantagem de 19 pontos percentuais.

Além de ter se tornado a rede social mais utilizada pelos brasileiros, a frequência de uso do Instagram também aumentou: em relação ao último estudo, de 2020, cresceu de 61% para 75% o número de pessoas que entra no aplicativo várias vezes ao dia ou deixa a rede aberta o dia todo.

A pesquisa também confirma a relevância da plataforma para as empresas: 45% dos entrevistados utilizam a rede para se relacionar com as marcas (veja o quadro).

Isso mostra a importância de humanizar a comunicação na plataforma para aproximar a empresa dos consumidores, reforçando a conexão estabelecida com o público-alvo.

Fonte: Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2022

Como o público se relaciona com as marcas no Insta?

Assim como tem acontecido em praticamente todas as redes sociais, no atual cenário, é essencial diversificar os investimentos.

Isso quer dizer que é preciso ter estratégias adequadas na produção do conteúdo, mas sem abrir mão da mídia paga.

O estudo da Opinion Box indica que os anúncios no Instagram parecem surtir efeito: 59% concordam que os anúncios exibidos têm a ver com eles.

Entre aqueles que já viram um anúncio, 50% clicam nele pelo menos de vez em quando.

Aumentou, também, o número de entrevistados que declara ter comprado algo a partir dos anúncios: subiu de 34% para 42%, comparando os resultados de 2020 e 2022.

Ainda em relação às táticas que podem ser empregadas, importante atentar para o papel dos influenciadores, que seguem em alta: 71% segue algum tipo de influencer no Instagram, 58% já compraram algo indicado por eles e 33% reconhecem que eles influenciam muito na decisão de compra.

Quanto aos formatos, os stories mantêm-se na preferência do público. No entanto, segundo a pesquisa, tem mais pessoas assistindo do que postando, o que representa uma oportunidade para as marcas. O mesmo raciocínio vale para os vídeos Reels.

As lives também continuam sendo relevantes para as estratégias das empresas: 75% da amostra declarou que gosta de assistir às transmissões ao vivo no Instagram e mais da metade assiste ao menos uma vez na semana.

Como aprimorar as estratégias no Instagram?

O crescimento do e-commerce tem elevado a concorrência entre as lojas e, claro, pela atenção do consumidor nas plataformas digitais.

Uma das consequências dessa movimentação é a necessidade de aprimorar as estratégias empregadas no dia a dia.

Ter agências especializadas na execução das ações é fundamental. Contudo, os gestores devem ter noções básicas sobre as possibilidades em cada rede social, até para orientar melhor as estratégias.

Separamos algumas informações essenciais sobre o assunto. Confira:

Entenda o algoritmo Instagram

As regras no caso do algoritmo do Instagram não diferem muito das demais redes sociais: os resultados serão melhores para quem posta regularmente, usa adequadamente as hashtags e obtém engajamento.

Isso é importante não apenas para o feed, mas também para stories, reels e mesmo para a aba Explorar. O usuário encontrará ali os conteúdos mais bem ranqueados.

Na execução das estratégias, então, é prioritário investir na qualidade do post, visando, principalmente, aos usuários ativos.

Voltando ao ponto tratado no início do texto, o foco deve ser a fidelização do público, até porque é a partir daí que a marca conseguirá efetivamente se relacionar com os seus seguidores.

Uma recomendação: funciona compartilhar conteúdos gerados pelos próprios usuários e que ajudem a audiência a conhecer seus produtos e serviços de forma contextualizada.

Experiência de compra é hoje um fator decisivo para o sucesso do e-commerce e, por isso, ela deve ser valorizada também fora da loja. Ou seja, deve estar presente em todas as interações, incluindo a que acontece nas redes sociais, até por garantirem a chamada conexão genuína.

Cuide do planejamento

Essa característica do Instagram exige um bom planejamento para as ações que devem contemplar a necessidade de engajamento dos usuários.

O primeiro cuidado é em relação ao perfil, que é o ponto de conexão entre sua loja e os usuários. É importante caprichar na identidade visual e na descrição do negócio.

O Instagram permite que as empresas usem até 30 hashtags. Não é necessário inserir tantas, mas é recomendado estudar bem os termos-chave que serão empregados, uma vez que é por meio deles que o conteúdo será classificado e apresentado para os usuários.

Como já dissemos, os stories têm um papel importante nas estratégias, principalmente se conseguirem incentivar a participação do usuário no dia a dia da marca.

A produção de conteúdo, então, pode concentrar-se na divulgação de eventos importantes, momentos especiais da sua equipe e nas novidades preparadas para o público.

Como se trata de uma rede com grande apelo visual, não descuide da produção visual, investindo em fotos de boa qualidade e que ajudem os seguidores a entenderem melhor os diferenciais do e-commerce.

O último aspecto, mas não menos importante, é a necessidade de monitoramento. Se o objetivo é aproximar-se do público, conectar-se com os seguidores para que eles se transformem em clientes, todas as iniciativas devem ser devidamente mensuradas.

O momento é excelente para o e-commerce e, justamente por isso, é importante que as empresas aprimorem suas estratégias para não apenas atrair, mas reter os clientes. O Instagram pode ajudar bastante, mas, para isso, como vimos, é essencial dedicar tempo e recursos para elaborar e executar as ações.

Leia também: Pinterest: dicas para vender mais usando a plataforma