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Carnaval: as principais inspirações do Pinterest para vender neste ano

Por: Mariana Sensini

É Head of Growth do Pinterest para Brasil e América Latina. Responsável pelo crescimento do Pinterest na América Latina, constrói e apoia relacionamentos com marcas e publishers nas principais categorias, como estilo, gastronomia, beleza, DIY e decoração. Entrou no time do Pinterest em 2015 e, antes disso, foi Partner Director para o Brasil e passou mais de dois anos na Rede Globo, fazendo a gestão da estratégia e desenvolvimento de produtos e soluções de publicidade digital. Também trabalhou no Google por mais de sete anos, onde foi Head of Industry for Media & Entertainment - foi a primeira funcionária do Google para o Brasil.

Em 2020, a inspiração será mais importante do que nunca. Nas campanhas, o sucesso será medido cada vez menos pelas impressões e cada vez mais pela capacidade da marca de inspirar os consumidores e de criar experiências personalizadas com conexões significativas.

O objetivo — e também o maior desafio — é fazer com que a vida dos consumidores seja mais satisfatória e positiva, o que, por sua vez, aumentará o carinho que eles têm pela marca. E um dos caminhos para atingir esse objetivo é utilizar as tendências a seu favor.

Relatório de tendências

Todos os anos o Pinterest apresenta o Pinterest 100, um relatório com as 100 tendências de buscas feitas pelos mais de 320 milhões de usuários no mundo. Neste ano, especialmente, dados mostraram que as pessoas querem experimentar tendências dentro de dez temas — que mostram mudanças culturais mais amplas e ajustes no comportamento do consumidor.

De acordo com os dados levantados, cada vez mais as pessoas pensam e tomam atitude de maneira global e sustentável. Elas ficam em casa para trabalhar e se entreter, e saem ao ar livre para se reencontrar com a natureza, buscar aventuras e viajar de forma responsável.

Mas, o que isso significa para as marcas? Produzir conteúdo e campanhas com base em tendências é uma forma de se manter atualizado e de chamar a atenção de consumidores antenados e interessados. E as trends podem integrar a estratégia de marca ao longo de todo o ano.

Campanhas de Carnaval

No Carnaval, por exemplo, é possível tirar proveito da tendência do estilo de vida com menos desperdício (+446%), apontada pelo Pinterest 100, para escolher quais produtos serão divulgados e de que forma isso será feito.

A empresa pode adicionar conteúdo, seja uma imagem ou um Pin de vídeo; criar uma pasta específica com produtos sustentáveis; criar Pins com dicas para evitar o desperdício durante o feriado… E ainda fazer parcerias com outras empresas que têm interesses semelhantes. Para obter o melhor resultado, lembre-se de adicionar uma descrição completa e de usar hashtags relacionadas.

Além do Pinterest 100, outros relatórios com tendências são divulgados durante o ano. Um deles, e o mais específico para este exemplo, é o Relatório de Carnaval. Nele há tendências para 2020 — de fantasias e maquiagem a viagens e aniversários.

Programação de conteúdo

As buscas por “Carnaval” começaram em setembro do ano anterior e tiveram um aumento de 25% no último ano. Esse comportamento foi observado com todas as sazonalidades na plataforma: usuários estão sempre em busca de novas ideias e gostam de se planejar com antecedência. Para isso, se programe para postar conteúdo relacionado por volta de dois a três meses antes.

Marcas podem usar esses insights para ajudar a planificar campanhas, desenvolver novos produtos e oferecer melhores serviços para os clientes. Como resultado, mais pessoas se sentirão inspiradas para realizar várias dessas ideias, como criar um cantinho do café em casa, viajar de trem ou organizar uma festa inspirada no espaço.


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