Inovar é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente. Inovar no e-commerce não quer dizer apenas investir em novas tecnologias, é montar uma estratégia empresarial e um ambiente interno em função da imagem inovadora para o mercado.
Não é preciso grandes investimentos para se inovar ou só os grandes players podem fazer parte desse jogo, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário. Porém, boa parte das empresas no varejo estão perdidas com relação a Inovação, pensam que fazem, mas os consumidores não percebem e acham apenas que são mais do mesmo. Muitos e-commerces, por exemplo, não sabem inclusive o conceito, como, onde e porque devem efetivamente inovar.
Mas vamos ao ponto, todos os negócios e segmentos têm problemas que precisam ser resolvidos e a inovação pode ser usada também para atacar esse ponto. Mas para isso é preciso entender como é feita a separação entre o pensamento criativo, o tecnológico, competitivo e o estruturado. Alternar o foco e o esforço entre um ponto e outro acreditando que com isso estejam inovando, não tão simples assim e pode não funcionar na prática (no sentido de imagem). A convergência entre esses pensamentos, atitudes e visões, é o que se deve fazer e o que pode demonstrar um grande valor agregado.
É claro que ter uma visão de modelo de negócio, analisar pontos críticos, de sistemas, de usabilidade, de métodos e processos, de logística e planejamento, são fundamentais no e-commerce, mas geralmente são medidas que sozinhas e não apresentadas de forma eficiente ao mercado com uma comunicação e marketing bem feitos, não conseguem ultrapassar a barreira da percepção dos próprios colaboradores e principalmente dos consumidores. As pessoas são impactadas hoje em dia por inovação e não compram mais apenas produtos e serviços bons e baratos, compram também por experiências de marcas. (suas e de amigos).
A inovação hoje é um dos fatores mais relevantes para determinar competitividade e visibilidade das empresas e marcas, muitas vezes confundida com sistemas rápidos e inteligentes e até com competência empresarial. O fato é que estamos vivendo uma Revolução Social (De Pessoas para Pessoas) e inovar é um requisito fundamental para navegar neste oceano e no novo cenário que se apresenta. A boa notícia é que para isso, se depende muito mais de boas ideias e criatividade, do que de recursos financeiros. O Capital necessário é o Intangível, aquele que não conseguimos ver ou pegar, estamos falando do Capital Intelectual.
Mas João, que tipo de inovação ainda pode ser aplicada ao Varejo Online? Ok eu sei, o e-commerce já vem criando sistemas cada vez mais eficientes onde o usuário percebe, por exemplo, as evoluções e facilidades, mas a grande sacada é transformar todas as melhorias e criatividade em valor real agregado, seja na percepção da inovação pujante da marca e do negócio, seja na atratividade ao ponto de conseguir que os consumidores sejam impactados, comentarem e compartilharem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajarem publicamente com sua marca.
Esta inovação também pode ser incorporada ao seu e-commerce por terceiros, não precisa necessariamente ser desenvolvida internamente, pode ser elaborada por uma agência de marketing focada nisso ou pode agregar soluções específicas já existentes de STARTUPS que operam com foco em inovação. Exemplo: Que tal uma estratégia de ampliar a influência do consumidor em cada produto ofertado?, Que tal captar dados importantes de hábitos e preferências desses mesmos usuários? A StartUp Brasileira Influentio, por exemplo, consegue fazer isso de forma eficiente agregando valor ao seu e-commerce, aplicando impulsos através de botões personalizados de compartilhamento em cada produto ofertado. Enfim, são muitas e muitas pequenas soluções já disponíveis que podem ser inseridas em qualquer e-commerce, principalmente que podem melhorar muito a percepção do cliente quanto a imagem inovadora e diferenciada que o seu Varejo OnLine passa a ter.
Esse é o ponto!! Inovar pra que te quero? Porque preciso de tí querida!!