Inovação em embalagens traz diferenciação para marcas no e-commerce

por Flávia Moreira Segunda-feira, 22 de junho de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

O isolamento social e a quarentena instituída nos grandes centros urbanos no Brasil estão mudando a maneira de celebrar importantes datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados no Brasil.

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Social Miner, 67,2% dos casais de namorados, ou já casados, optaram por comemorar a data presenteando seu parceiro. Com lojas físicas e restaurantes fechados, a saída para garantir uma boa experiência neste dia foi o e-commerce.

Diante da oportunidade de crescimento, o varejo digital ainda enfrenta desafios para atender algumas demandas dos consumidores — como redução de prazo e custo de entregas — e garantir mais segurança e integridade para o produto. Neste contexto, as embalagens têm papel fundamental para oferecer diferenciação para as marcas e boa experiência de compra para os consumidores. Listei três grandes motivos pelos quais embalagens merecem atenção do e-commerce no momento em que vivemos:

Experiência para o cliente

Em tempos de isolamento social em que a experiência de compra presencial está limitada, o e-commerce deve buscar a satisfação do cliente em toda fase da sua jornada. E o momento do encontro com o produto é crucial para completar a boa experiência com a marca. Para se ter uma ideia da relevância deste quesito, a mesma pesquisa mostrou que nesse último Dia dos Namorados, 60% dos consumidores comprariam presentes de marcas que já estão habituados a ter uma boa experiência de compra.

O processo de abrir uma encomenda, conhecido como “unboxing”, tem ganhado as redes sociais neste período. E, claro, tem revelado o quanto as embalagens podem fazer diferença na conquista dos consumidores. Por isso, embalagens que possam ser customizadas com a marca do produto — que valorizem os atributos da mercadoria e ainda ofereçam praticidade para o consumidor no momento da abertura — fazem diferença para a conquista e fidelização do cliente.

Com as lojas fechadas, consumidores poderão enfrentar dificuldades para encontrar pacotes para os presentes. É justamente aí que entra a questão da embalagem personalizada, a fim de agregar valor para o produto além de segurança.

Sustentabilidade e otimização de espaço e frete

Uma boa solução de embalagem deve considerar também sustentabilidade e melhor relação custo-benefício para a operação e para o cliente. Por isso há uma tendência de crescimento na busca por embalagens que apresentem design eficiente, prático e que garanta redução de cubagem — nesse caso, para otimizar ou até eliminar a quantidade de material utilizado para preenchimento de espaços.

Recentemente, o Prêmio ABRE de embalagens destacou uma solução de transporte de produtos em seu evento. Na ocasião, tinha como diferencial um filme de alto desempenho para manter os produtos no centro da embalagem — reduz os impactos no produto e, de quebra, elimina o “enxerto” dos espaços vazios com o uso de mais materiais. Isso, consequentemente, permite um abatimento no valor do frete — de acordo com o estudo inicial.

Eficiência operacional para o processo logístico

Sistemas inteligentes que contam com automação na operação logística trazem economia e produtividade para operações de e-commerce. Hoje em dia, o mercado já dispõe de soluções altamente tecnológicas, que podem ser personalizadas com uma variedade de tamanhos, de acordo com cada tipo de produto.

O potencial de crescimento das operações de e-commerce é grande para as próximas datas comemorativas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou um crescimento de 18% nas vendas online entre 25 de maio a 12 junho, em comparação com o mesmo período em 2019. As vendas do comércio eletrônico movimentaram R$ 3,3 bilhões no Dia das Mães, valor 16% maior do que o arrecadado no mesmo período do ano passado.


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