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Influenciadores e redes sociais: como funciona o marketing digital

por Emanuelle Silva Quinta-feira, 21 de junho de 2018   Tempo de leitura: 23 minutos

Se você ama moda e está sempre buscando novas tendências e acompanhando isso nas redes sociais, provavelmente você conhece a influenciadora digital Camila Coelho.

Este artigo, no entanto, não é sobre dez dicas de moda para o inverno 2018. Mas sim para mostrar como influenciadores digitais estão se tornando mais importantes nas mídias dos usuários, bem como em mídias de determinadas marcas, que, por consequência, nos atingem total e diretamente.

O que são influenciadores?

Atualmente, influenciadores são pessoas que contam com uma grande visibilidade e influência nas redes sociais. Na sua grande maioria, influenciadores tem um nicho bem segmentado – como o exemplo citado acima (moda) – e usam uma linguagem adequada para este público. Dessa forma, conseguem atingi-lo com propagandas de forma sútil e certeira.

Vale ressaltar que já faz algum tempo que as empresas colocam seus produtos em mãos de influenciadores e famosos, por exemplo. Marcas buscavam cantores de sucesso ou algum ator global em seu ápice para elevar o gosto do público pela sua marca. Hoje, os anunciantes podem contar com os influenciadores digitais, que também encaixam-se na era dos “famosos”. Muitas vezes até, estão mais presentes em nosso cotidiano do que um ator, por exemplo.

O marketing de influenciadores vai muito além de enviar um presente para determinada pessoa e ela propagar em sua rede. Nos dias atuais, influenciador é considerado uma profissão para quem a exerce, pois custeia sua vida desta forma.

Quando uma marca é associada aos influenciadores corretos, passa a ser transferida para esta cultura e se transforma em uma marca conhecida.

Porque um influenciador é importante na sua estratégia?

Para uma grande marca, sabe-se que é difícil atingir um grande público de maneira rápida e orgânica. Hoje, não mais. Claro, se a marca estiver disposta a investir nisso, de forma correta. O caminho certo, é espalhar a ideia do seu produto, no nicho correto e através da melhor pessoa para isso. Vamos aos exemplos?

Influenciadores tipo A: influenciadores que já estão na mídia

Parceria do O Boticário com Anitta

Em março deste ano, a cantora Anitta lançou uma música em parceria com a marca O Boticário. O lançamento de “Indecente”,  traz expressões que lembram o universo da linha Intense da marca. Além do visual de Anitta ser todo montado com as maquiagens da marca, como o batom vermelho 330 Loucuras, também da linha Intense.

A cantora – e também influenciadora digital –  preparou o território de forma clara. Mostrou a todo o tempo como estava se produzindo e como o Boticário estava participando da produção da cantora. Anitta tem apostado forte na campanha desde o seu lançamento, com fotos no Instagram para mostrar as cores de batom da nova linha da marca. Assim, conquista seus fiéis seguidores a também usarem também os produtos da marca.

Segundo a marca, a nova campanha quer explorar as mídias digitais por justamente onde as potenciais consumidoras dos produtos estão.

Isso foi uma abordagem diferente usada para atingir um público que dificilmente seria alcançado em propagandas convencionais. Sabe o por quê?

  1. Por que simplesmente não teriam acesso àquela informação (sabemos que cada vez menos jovens são conquistados por anúncios em TV);
  2. Ou não levariam em consideração a mensagem passada mesmo que a vissem.

Porém, vindo de uma cantora brasileira que conquistou espaço internacional, com quase 30 milhões de seguidores  no Instagram e um grande alcance entre os jovens, com certeza tem um impacto – e uma relevância – muito maior do que outros influenciadores.

Influenciadores tipo B: a fama que veio apenas da internet

Cabelos cacheados com Kéfera Buchman

Recentemente, a youtuber Kéfera Buchman, com mais de 10 milhões de inscritos em seu canal do Youtube e com 12,3 milhões de seguidores na sua conta no Instagram, tomou a decisão de assumir o seu cabelo como realmente é: crespo/cacheado.

Vê-se que, umas das principais dores de menina que estão passando pela transição capilar (assumindo seu cabelo do jeito que é, sem química) é o fator de crescimento. Muitas cortam, para verem seus cabelos de verdade voltarem a crescer saudáveis e sem nenhum tipo de influência de química.

A Big Hair, empresa de cápsulas capilares, resolveu aliar-se a youtuber com a proposta de que o cabelo dela cresça de forma forte e rápida. Kefera vem desde o início de sua transição propagando a marca para seu seguidores. Ao acompanharem a influenciadora, os seguidores passam a acompanhar e reconhecer a relevância da marca também. 

Essa é a ideia: trazer alguém que consiga se aproximar do seu público de uma forma natural e que desperte nele essa vontade de acompanhar tendências e seguir comportamentos.

Influenciadores tipo C: nem todos precisam ser da mídia, para serem relevantes

A jovem Nara Almeida começou a ficar reconhecida no Instagram através da loja Ateliê da Nara, que acabou sendo hackeada algum tempo depois. Ela vivia como modelo e influenciadora nas redes sociais, além de ser bonita e simpática, o que a ajudava na hora de propagar algo. Nara era de uma pequena cidade do Maranhão e veio para São Paulo tentar mudar e ganhar a vida do jeito que sempre sonhou.

Como vemos, a moça não era da mídia, mas se esforçou para se tornar. Com isso, os seguidores que a acompanhavam eram mais fiéis. Infelizmente, em 2017 Nara foi diagnosticada com um câncer. A partir daí, seus seguidores acompanharam sua trajetória como um exemplo de persistência. 

Sua repercussão foi tanta que famosos também começaram a acompanhar suas redes sociais. Mesmo nesta situação, tornou-se um forte nome para a publicidade, fazendo trabalhos ao lado de marcas como influenciadora e modelo.

Para a tristeza de seus seguidores, Nara Almeida faleceu na madrugada do dia 21 de maio de 2018, aos 24 anos, após passar meses internada por conta da doença. Na internet, celebridades e outros influenciadores lamentaram a morte da instagrammer. Antes de sua morte, ela já contava com mais de 4 milhões de seguidores. Após o acontecido, passaram de 4,5 milhões na sua conta do Instagram.

Saiba quem são seus influenciadores

Vale a atenção também para os cinco tipos de influenciadores digitais. É muito importante ficar atento nesta fase, pois você precisará escolher o que mais se encaixa no seu ideal:

  • Influenciador celebridade: dispõe de maior alcance, mas com um custo muito alto. Exemplos: Luciano Huck, Anitta e Whindersson Nunes;
  • Influenciador autoridade: é um tipo de perfil que dificilmente é comprado, mas pode ser convencido. Este tipo de influencer não coloca sua credibilidade e autenticidade em xeque.
  • Influenciador marca pessoal: preza por sua reputação para firmar parceria. É essencial aumentar a sua visibilidade e status, como é o caso da Camila Coelho e Hugo Gloss.
  • Influenciador analista: o analítico atinge um público bem segmentado e a empresa pode ser sempre uma aliada. Como, por exemplo, Érico Rocha.
  • Influenciador ativista: este tipo de influenciador é movido por seus ideais e precisa que seu ponto de vista sempre esteja em questão, como é o caso da youtuber Jout-Jout.

Como é feita a parceria com influenciadores?

Existem inúmeras formas de iniciar o contato com influenciadores digitais. Vale ressaltar que atualmente, cada vez mais os influenciadores contam com equipes para ajudarem na organização, finanças e contratos com marcas.

Primeiramente, vale a pena seguir alguns passos para não errar na escolha:

  • Não escolha qualquer influenciador: você precisa buscar sobre o seu nicho e analisar quais são os nomes de respeito para seu público;
  • Monte sua estratégia: o que você quer atingir com esta publicidade? Você precisa pensar se o que quer é apenas um post, um vídeo ou mais. Lembre-se que você não pode investir algo que você não tem. Vá com calma;
  • Faça um benchmarking: você já escolheu os nomes de sua preferência. Agora, precisa analisar como estes se comportam com outras marcas e como você enxerga o crescimento delas se possível, depois da publicidade do influenccer.

Agora você já pode iniciar contato. O primeiro passo é iniciar um relacionamento naturalmente, apresentando seu produto ou serviço, contando a história, objetivos e — caso seja um produto palpável — enviar para que o influenciador possa conhecer e ver se realmente existe essa conexão entre a marca e ele.

Outro modelo são os publieditoriais. Ou seja, posts pagos em sites e redes sociais para citar sua marca.

Na prática

Vamos levar em consideração que você é o responsável pelo marketing de uma grande empresa de chocolates e quer trazer seguidores mais engajados para sua marca.

Depois de seguir os passos e analisar as opções, chegou a uma personalidade online que tem muita a ver com a sua marca e com o público que você deseja atingir.

Então você entrou em contato, apresentou a marca e enviou alguns produtos, sem pedir nenhuma publicação. Dentre esses produtos está um novo chocolate em barra pequena, que é o que você mais gostaria de divulgar.

O influencer pode experimentar o chocolate, gostar e passar a falar dele naturalmente. Ou, o que é mais comum, após conhecer sua marca vocês negociarão valores para publicações falando sobre o produto.

Existe também diversas cidades que são atingidas por influenciadores locais. As empresas contam com uma prática bastante efetiva de cadastrar influenciadores para enviar materiais, produtos e convites para eventos, como uma estratégia para ganhar divulgação a um baixo custo, ou seja, a boa e velha permuta.

Buscando influenciadores no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo e não é por acaso. Por meio do aplicativo é possível visualizar tudo que interessa para você de forma simples e contínua.

Quando você começa a digitar uma hashtag você pode ver todas as pesquisas comuns que usam esse termo e o número de posts. Você pode acompanhar as hashtags também. Assim, sempre aparecerá os conteúdos relacionados a ela para você.

Passo a Passo:

  1. Para começar, pressione o ícone de lupa na página inicial do seu Instagram;
  2. Agora, clique na caixa de buscas;
  3. Na próxima página, digite o termo com a hashtag e clique em uma das opções que aparecerão abaixo;
  4. Após tocar no termo escolhido, ele automaticamente aparecerá no seu feed. Para consultar as hashtags seguidas, basta entrar no perfil e pressionar a opção “Seguindo”.

Buscando influenciadores no Youtube

No Youtube, procure por canais que falam de assuntos semelhantes ao seu e fique atento aos comentários. Quem produz esse conteúdo realmente influencia sua audiência? Os comentários são positivos? A exposição com essa personalidade traria uma visão positiva sobre minha marca?

Com certeza você poderá avaliar se a pessoa em questão tem condições de atender sua empresa.

Passo a Passo:

  • Faça login na sua conta do YouTube;
  • No canto superior direito, clique no ícone da sua conta e depois em Configurações;
  • Ao lado da foto do perfil, clique em Avançadas;
  • O ID de usuário e o ID do canal ficam em “Informações da conta”.

Você pode encontrar os IDs de usuário e do canal nas configurações avançadas da conta.

Depois disso, você ainda pode procurar o youtuber nas redes sociais e analisar o engajamento dele nelas. Depois da pesquisa, entre em contato.

Mensuração de resultados

São inúmeras as técnicas que podem ser usadas para que você possa acompanhar o andamento da sua campanha com o influencer.

Além de ficar sempre de olho no engajamento da publicação da qual você fez parceria com o indivíduo você pode controlar de outras formas.

Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto são uma boa maneira de mensuração e também de vendas. Talvez, o público até já conheça seu produto, mas está esperando uma oportunidade de comprá-lo mais barato ou com algum bônus.

Ofereça um cupom com o nome do seu influenciador escolhido. Exemplo: #Anitta20. Assim, todas os que tiverem acesso ao cupom terão 20% de desconto na compra de um determinado produto indicado pela cantora. É possível dessa forma aumentar sua vendas e mensurar seus resultados com a parceria.

Use encurtador de links

Todos os cliques em links bit.ly (ferramenta de encurtar links) são computados instantaneamente. Os dados dos contadores são apresentados em gráficos de tempo e tabelas segmentadas por sites de origens e por países.

No bit.ly, as estatísticas dos rastreadores de links são acessadas simplesmente acrescentando o caracter “+”. Ou seja,  além de poder personalizar seu link na plataforma, você pode acrescentar o caractere e descobrir quais são as métricas do link. Quando o link está sem o “+”, ele encaminha o internauta para a URL original. Quando o link está com o “+”, ele mostra as estatísticas de cliques.

Case de Vendas de Sucesso

A ex-BBBs Adriana Sant’Ana, e agora influenciadora digital de grande rentabilidade tem hoje mais de 3,6 milhões de seguidores no Instagram. Nos últimos meses, fez disparara procura pelo livro “O Milagre da Manhã”.

O livro, do autor americano Hal Erold, promete na obra, publicada no Brasil em 2016, um método simples e eficaz para conquistar a vida dos sonhos antes das 8 horas da manhã e, assim, atingir níveis de grandes sucessos pessoais.

Desde então, Adriana tem publicado momentos de meditação no jardim de sua casa em seu stories, todos antes das cinco da manhã. Despertando a curiosidade de suas seguidoras, o livro chegou na lista dos mais vendidos e ficou em falta em várias livrarias do país.

Há algumas semanas, ela indicou compras no site da loja Huddies – uma marca de utensílios para a casa – e o site caiu em 2 horas pela quantidade de acessos.

Você não deve ignorar essa estratégia se quer o sucesso do seu negócio. Usar influenciadores digitais no seu marketing digital é uma das formas mais poderosas de divulgação da sua marca.

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