Influenciadores digitais: saiba gerar vendas para e-commerce

por Galleger Ilhe Terça-feira, 10 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Renovação do ano, repaginação do layout, reforma na estrutura, mas e a maneira de vender? Mudou também? A resposta para isso é a necessidade da constante atualização na forma de se conectar ao seu público. Não tem como fugir das redes sociais, elas são fundamentais nesse processo, pois elas agregam ainda mais visibilidade para sua loja. Através de plataformas digitais, como Instagram, Facebook e YouTube, os influenciadores digitais são responsáveis por mostrar aos seguidores as novidades do mercado e produtos interessantes, inserindo a qualidade, o preço e os benefícios de um artigo ou serviço de sua área de atuação.

Influenciadores digitais

Uma pesquisa da MindMiners revelou que 41% dos respondentes já compraram algum produto ou serviço recomendado por influenciador digital. Esses produtores de conteúdo conseguem dialogar com o público de maneira muito mais simples, pois eles não tem relação direta com a empresa divulgada.

Os “influencers” são chamados, também, de “gente como a gente” pelos consumidores, e, por isso, conseguem demonstrar ainda mais proximidade com o usuário, que sente mais confiança ao comprar um produto.

Ainda que a relação se resuma em âmbito virtual, os influenciadores aprenderam a tocar o público de uma forma que se aproxima muito do real. Muitos desses profissionais mostram sua rotina, seu dia a dia, e, assim, o público sente como se fosse um amigo próximo do especialista.

Estratégias

Divulgar o seu produto por influenciadores deve ser uma estratégia de marketing amplamente planejada para ser assertiva e colher bons resultados. Por isso, essa etapa merece muita atenção. Você deve se questionar, a priori, se esse método de comunicação de marcas pode ser realmente eficiente para sua loja.

Qual a relevância dos influenciadores para sua persona? Para saber responder, entenda se o uso desse recurso faz sentido para o público do seu e-commerce. Os segmentos mais utilizados para parcerias com influenciadores são moda, beleza, alimentação e entretenimento. No entanto, existe uma infinidade de segmentos que teriam seu potencial de compra ampliado com essa forma de divulgação.

Quando isso estiver assegurado, parta para a escolha de uma das redes sociais. Assim, deve-se pensar: qual a melhor plataforma para divulgar o meu produto? O veículo mais utilizado para fazer esse tipo de publicação, atualmente, é o Instagram, mas o YouTube funciona muito bem quando o influenciador fala sobre um novo produto.

Como escolher?

E, como escolher o influenciador certo? Entre centenas de profissionais, o que faz você escolher apenas um? Essa decisão deve ser analisada com muita cautela, pois, diferente do que pode parecer, não são apenas os números que importam. Deve-se entender se a imagem do influenciador é apropriada para divulgar sua marca.

Faça um levantamento do público-alvo do profissional, certifique-se de que ele é uma autoridade no seu nicho de mercado, atente-se à linguagem utilizada, analise os preços e planeje os custos dessa estratégia. Alguns dos influenciadores fazem permuta, por isso, verifique o que é viável para você e para o profissional.

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Não se esqueça de que a parceria com influenciadores digitais faz parte de uma estratégia de marketing, por isso, defina o objetivo da ação, como agregar novos seguidores. Lembre-se: aumentar as vendas deve ser uma consequência da ação, mas não a meta inicial.

A opinião dos influenciadores reflete muito na decisão de compra de seus seguidores. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e entender qual o melhor momento para investir nessa divulgação. Veja o influenciador como facilitador de pontes para vendas, assim, será muito mais vantajoso trabalhar conciliado com as redes sociais.

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