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Influência da geração millennials para o futuro dos negócios

por Adriana Oliveira Quinta-feira, 01 de março de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Eles têm entre 21 e 27 anos, são extremamente conectados, procuram empregos que atendam aos seus propósitos de vida e não compram nada sem antes pesquisar pela internet. A geração millennial – que, baseando-se na definição, engloba as gerações Y e Z – está dando o que falar. E não é para menos: esses jovens ajudam a moldar uma nova relação com o mundo e, por conta disso, estão na mira das empresas que querem se antecipar na criação de negócios para o futuro.

Um estudo produzido pela Harris Insights & Analytics e divulgado pela Mastercard na América Latina, analisou a relação dos millennials com a tecnologia, as formas de pagamento e os hábitos de consumo de jovens que vivem no Brasil, Colômbia e México.

O relatório A mente e bolso do millennial aponta que 81% dos jovens nascidos entre 1990 e 1996 buscam empregos que acrescentem algo para eles socialmente. Além disso, 96% deles usam WhatsApp, enquanto 92% usam também o Facebook. O levantamento indica, ainda, que 74% dos jovens brasileiros fazem pesquisas para reunir informações antes de comprar um produto.

Outro levantamento, feito pela U.S. News & World Report, mostra que jovens desta geração são três vezes mais propensos a falar sobre uma marca ou um produto nas redes sociais e estão dez vezes mais inclinados a escrever sobre isso em blogs. Essa conduta fez com que as empresas começassem a interagir com seus consumidores de uma forma inédita.

Entender o comportamento desses jovens capazes de assimilar como ninguém a tecnologia moderna é a chave para criar produtos e serviços que atendam aos seus desejos. Os millennials têm ajudado as outras gerações a cultivar a paciência e a refletir para que os objetivos de todos sejam alcançados. Eles estão inovando e ajudando a transpor o desafio de interagir em um ambiente corporativo formado por diversas gerações.

Perceber as expectativas dos millennials é a melhor forma para compreender como será o nosso futuro, já que, em 2025, essa categoria representará 75% da força de trabalho. Ou seja: eles serão os funcionários, os colaboradores e os CEOs de amanhã.

Destaco aqui algumas características dessa geração que ditam tendências dentro e fora das empresas.

Automação de processos

Para esse público, ações que antes levavam dias para serem realizadas, agora são feitas em poucos cliques. E a tecnologia é uma aliada para tornar seus processos mais eficientes: foram os millennials, em particular, os responsáveis ​​por aumentar as taxas de adoção de software de automação, já que eles buscam o máximo de eficiência e de colaboração. Eles descobriram que práticas feitas manualmente criam um ambiente para falhas, enquanto a maioria dos sistemas automatizados é conduzida por funções e algoritmos, trazendo ganhos significativos e resultados assertivos.

Inteligência artificial

O fato de praticamente terem nascido com um celular nas mãos, fez com que esses jovens adotassem a inteligência artificial com naturalidade. Ao usar essa tecnologia como uma espécie de assistente, os jovens rastreiam suas atividades e exercícios físicos, controlam sua conta bancária, dão nota para os serviços que usam, entre milhares de outras atividades que demandavam muito tempo das gerações anteriores. Embora a automação simplifique, e muito, a rotina desses jovens, a geração Y também acredita na humanização dos serviços e eles ainda precisam do toque humano e de uma interação pessoal para estabelecer uma relação de confiança com as empresas com que se relacionam – esse é um dos motivos pelos quais o conceito de Customer Success está tão em alta.

Mudanças no ambiente de trabalho

A flexibilidade e a capacidade de trabalhar remotamente são vantagens que os trabalhadores mais jovens valorizam e são características que os atraem para as empresas. Com a internet, dispositivos de mensagens instantâneas e plataformas colaborativas de criação, os millennials estão preferindo vagas de trabalho com horário flexível e possibilidade de home office – muitos nem trabalham na mesma cidade ou no mesmo país da empresa para a qual prestam serviços.

Tecnologia personalizada

Qualquer trabalhador munido de um computador costuma ser bombardeado por notificações, e-mails, propagandas e convites. Mas a geração do milênio sabe como direcionar essa enorme quantidade de informação, que chega diariamente, de maneira personalizada.

Eles são ótimos em criar e personalizar aplicativos, configurações de privacidade e canais de mídia sociais para otimizar o fluxo de trabalho e, como eles, se comunicam com os outros e até com as ferramentas que usam para trabalhar.

Jovens pesquisadores

Como 74% dos millennials estão mais propensos a comparar preços de produtos e serviços antes de comprá-los, existe um profundo efeito para a economia. Essa busca pelo melhor valor acontece na internet e, na maioria das vezes, é feita em um smartphone.

Por conta desse comportamento, muitos varejistas estão migrando para plataformas digitais e para marketplaces específicos voltados para o mercado B2B. Até mesmo quem conta com lojas online também tem buscado recursos digitais para impulsionar suas vendas e tornar seus produtos mais visíveis ao público.    

Não restam dúvidas de que os jovens continuarão a pressionar a sociedade por mais automação, e por uma boa razão: a capacidade de melhorar as atividades comerciais para a conquista de novas possibilidades no mercado de trabalho. Para as outras gerações, resta o desafio de se adaptar ao trabalho com eles, ajustando-se aos seus hábitos e incorporando o melhor que eles podem oferecer.

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1 comentário

Comentários

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  1. Excelente texto! Somos uma geração engajada, otimista e extremamente ativa. Adoro ser parte disso! Contudo, tecnicamente não “nascemos com um celular na mão” é muito mais profundo que isso: nascemos no início da revolução tecnológica, assim fazendo com que, “se adaptar a novas tecnologias” seja natural durante nosso crescimento.

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