Acesso rápido

Indicadores essenciais para você cuidar do seu e-commerce

por Josele Delazeri de Oliveira Quarta-feira, 23 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Indicadores chave de desempenho ou KPIs são ferramentas de gestão para realizar a medição — e o consequente nível de desempenho e sucesso — de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

imagem de um dos KPIs

Atualmente são cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico. O e-commerce brasileiro registrou no último ano o seu maior crescimento desde 2014, ao registrar um aumento de 37,59% no número de lojas online, de acordo com a nova edição do estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, realizado em parceria entre PayPal e BigData Corp.

E, neste cenário, surgem muitas informações e é difícil saber o que é realmente importante acompanhar, principalmente para quem está começando neste novo cenário digital.

Agora, se você está incluído neste cenário, é importante que você controle e gerencie três indicadores que são “chave” para o sucesso do seu negócio.

Tráfego

O primeiro, e um dos mais importantes, é o tráfego. Para ter resultados e efetuar vendas, sua loja precisa ter tráfego, ou seja, número de visitantes que uma página na web recebe. Sem tráfego a sua empresa está invisível na internet. No mundo do varejo online, o tráfego é a base do sucesso da sua marca.

Taxa de conversão

O segundo indicador para você acompanhar desde o início é a taxa de conversão. Afinal, não adianta ter tráfego e não ter vendas. Isso pode indicar que o tráfego não é de qualidade e que provavelmente você está atingindo o público errado.

Em resumo, a taxa de conversão é o número de visitas da sua loja virtual dividido pelo número de conversões que, no caso do e-commerce, são as vendas. Ela é um indicador de desempenho fundamental para analisar o lucro ou o prejuízo do e-commerce, já que mede o percentual de visitantes da loja que efetuaram uma compra. A média brasileira de taxa de conversão é 1,5%, ou seja, a cada 1000 visitas, em média são realizados 15 pedidos.

E também fique atendo à taxa de conversão real, que é o indicador onde estão incluídos somente os pedidos efetivamente pagos na loja virtual. Aí a média fica em 1%, ou seja, a cada 1000 visitas, dez pedidos são realmente pagos e confirmados.

Aumentar as visitas da loja virtual é um trabalho que demanda conhecimento e dedicação, já que as técnicas de SEO exigem um tempo de maturação. É um trabalho que requer a produção de conteúdo e o processo de otimização de sites para ferramentas de busca, mas os resultados compensam todo esse esforço. Para vender mais você precisa aumentar o número de visitantes.

Diante dessa realidade, indica-se buscar um número mínimo de visitas em uma loja virtual:

  • 100 visitantes únicos por dia;
  • 3.000 visitantes únicos por mês.

Pagos X não pagos

E o terceiro indicador para manter na sua análise diária é a relação de “pedidos pagos x pedidos não pagos”.

É muito comum que até 33% de pedidos sejam não pagos. Isso representa na sua maioria boletos gerados e não pagos e pedidos negados pelo cartão de crédito.

Recomendamos buscar estratégias de manter um contato com o cliente para aumentar essa conversão, afinal quanto mais vendas melhor. Esse contato pode ser um simples email ou até uma mensagem via WhatsApp.

Aumento a todo custo?

Certamente você percebeu a importância do tráfego com o que abordamos até agora. Eu preciso investir muito para aumentar meu tráfego? A resposta é não. Vamos dar algumas dicas:

  • Programa de recomendações: 81% dos consumidores declaram que a recomendação de um amigo ou parente influencia muito suas decisões de compra.
  • Upsell: refere-se a oferecer um produto ou serviço mais completo para o cliente enquanto ele realiza alguma compra na sua página de vendas.
  • Tenha uma abordagem original para oferecer seu produto.
  • O seu site não deve levar mais do que 3 segundos para carregar. 40% das pessoas abandonam o site que leva mais de 3 segundos para abrir.
  • Prova social: significa ter boas avaliações, muitos visitantes e um bom número de depoimentos de clientes falando de forma positiva da sua experiência com o produto.
  • SEO – Otimização para mecanismos de pesquisa: a estratégia para aumentar o tráfego orgânico (não pago) ao longo do tempo.
  • Mídia social e estratégia de mídia social: a estratégia de se envolver com seu público nas plataformas de mídia social para levá-lo ao seu site.

O Google ainda faz a World Wide Web girar, gerando 60% do tráfego e 56% da receita. Segundo o Google Analytics, as mídias sociais representam 5% do tráfego e 2% da receita. Algo que falamos repetidamente, se sua empresa não for localizada no Google, ela não existe.

Lembre-se que muitos negócios têm dados ricos, mas informações pobres.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.