Inbound Marketing – Vantagens da web para atrair mais clientes para seu e-commerce

por Alessandro Nanini Segunda-feira, 10 de julho de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você”. Essa pequena frase traduz a essência do que é o inbound marketing. A metologia tornou-se popular nos últimos anos e se baseia na essência das novas formas de consumo de informação, em que a borboleta ou o cliente, tem o poder de escolher qual conteúdo ela quer acessar e quando acessar.

Como se fazia antes do inbound marketing? Corríamos atrás das borboletas

A técnica chamada de outbound ou marketing de interrupção interrompia o fluxo de navegação do usuário e inseria a publicidade no meio da busca pelo conteúdo. Era o comercial no intervalo do jornal,ou o pop-up que se abria na frente de um conteúdo.

Essas técnicas ainda existem e se forem bem usadas podem trazer grandes benefícios para sua estratégia de inbound. Porém, em regra, são invasivas, geram repulsa no cliente e muito cara e desaconselháveis para sua primeira entrada no marketing digital.

Como eu faço agora? Cuide do seu jardim

Ir atrás do consumidor não é indicado, então o ideal é que ele venha até você. Mas por que ele viria até você? Porque você tem algo relevante e de valor que é justamente o que ele procura. Pode ser o seu produto, mas se você quiser atrair muitos clientes, talvez não seja ideal começar falando sobre o que você faz.

“Inboud marketing não é sobre o que você faz, mas sobre o que você sabe”.

Possivelmente, a maioria dos seus potenciais clientes ainda não cogitaram comprar seu produto. A depender do seu mercado, a maioria deles nem se quer sabe que seu produto existe. Então, antes de pensar em apresentar todos os atributos incríveis e o preço inacreditável é melhor entender o que o seu cliente deseja e como seu produto pode ajudá-lo.

Se você é dono de uma academia, por exemplo, deve possuir conhecimentos únicos sobre treinamentos e programas de emagrecimento. Então, antes de falar sobre a nova modalidade de treinamento funcional ou hit, não seria melhor antes apresentar algumas dicas e técnicas para emagrecer? Veja só quantas pessoas pesquisam por isso no Google todos os dias.

Não plante um jardim onde não há borboletas

Não adianta colocar um outdoor em uma avenida na qual não passam carros, tampouco anunciar produtos eróticos em um programa religioso. Então, seja bem criterioso antes de escolher as mídias nas quais pretende divulgar sua marca. Não é incomum a criação de uma conta em uma rede social, ou lançamento de um site não servir para nada. Quantas não foram as empresas as quais correram para criar sua conta no Google Plus ou no Vine?

Restrinja bem quem são os seus clientes em potencial e estude-os para saber como chegar até eles. Seja muito criterioso nesta etapa. A maior parte dos empreendedores tendem a pensar que qualquer pessoa é um cliente em potencial, que sua marca tem abrangência ampla e isso apenas prejudica toda a estratégia.

Pense bem quem é seu melhor cliente. Aquele com o maior ticket, o qual compra com maior frequência. Chegue a um ou dois perfis no máximo. Aí sim, você começa a produzir conteúdo e divulgá-los em seu site e redes sociais.

Como aplicar inboud marketing em sua micro ou pequena empresa

Acho que consegui apresentar bem o conceito de inboud e espero que você já esteja convencido a utilizá-lo para atrair e encantar seus consumidores. A pergunta é: como colocar minha empresa na internet da melhor forma e com o máximo de resultado em vendas? A resposta é tema do meu infográfico, com 6 passos para começar sua estratégia de marketing digital.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.