Logo E-Commerce Brasil

Inbound marketing: o que é e como utilizar nas campanhas de e-mail?

O marketing digital tem uma variedade enorme de ferramentas para atração, retenção e fidelização de clientes, que lhe deram o status de queridinho dos últimos tempos. Junto a ele vem o Inbound Marketing, abraçando uma série de estratégias que conduzem o cliente de maneira mais rápida e eficaz pelo funil de vendas, garantindo às empresas a sua fatia de mercado.

Mas no que consiste exatamente o Inbound Marketing? E como ele pode potencializar suas campanhas de e-mail marketing? É o que você vai descobrir a seguir!

Inbound Marketing: mais do que propaganda, é interesse

Você já pensou em parar de fazer propagandas de vendas diretas para a sua marca? Talvez esse seja um futuro não muito distante, já que, com o Inbound Marketing, sua empresa deixa de ser uma fornecedora de produtos e serviços para se tornar uma fornecedora de soluções.

O Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que atrai as pessoas pelo interesse, e não pela oferta de bens de consumo. Ele trabalha fortemente ligado ao marketing de conteúdo, criando conteúdos únicos e direcionados para o seu público, que, sentindo-se atraído pela qualidade e relevância do material, passa a se comprometer e a se engajar com a sua marca.

Mas então você não vende nada de imediato? Isso mesmo, mas o que importa é que, ao fidelizar um lead através do Inbound Marketing, você estará aumentando o lifetime value (LTV) dele, ou seja, o período em que ele se relaciona com a sua empresa.

Com uma relação forte e consolidada, você tem mais abertura para trabalhar a nutrição de leads com o e-mail marketing. Pronto para o segundo round? Como utilizar o Inbound Marketing nas suas campanhas de e-mail marketing,

Se o Inbound Marketing visa atrair o seu público com conteúdo relevante, nada melhor do que estabelecer uma parceria entre ele e o e-mail marketing para que, juntos, eles possam manter seus leads ou prospects bem informados e em constante contato com a sua marca, concorda?

O e-mail marketing já é uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, ou seja, um veículo de comunicação que mantém o seu prospect informado a respeito da sua marca, mas, ao se aliar à estratégia Inbound, ele se torna mais do que isso: ele passa a levar conteúdos cada vez mais aprofundados para o seu lead, aguçando-lhe a curiosidade a respeito de como solucionar um problema frequente.

Ao aprender mais sobre o problema e a solução, o lead chega a uma conclusão fatal: ou ele se resolve sozinho, ou procura alguém para ajudá-lo. E, nesse caso, nada melhor do que você para suprir essa necessidade, já que sua empresa demonstrou, ao longo de um determinado período, que é especialista na área. Dessa forma, a escolha pelo seu negócio será algo natural e bastante óbvio para o lead.

O legal do e-mail marketing é que ele é bastante flexível e serve a diversos propósitos:

  • você pode criar uma newsletter e utilizar o e-mail marketing para enviá-la;
  • pode enviar promoções;
  • conteúdos do seu blog;
  • cupons de descontos;
  • links para outras plataformas na internet;
  • e até mensagens de aniversário, demonstrando que a sua marca está atenta ao cliente.

Perceba que todas essas estratégias também estão intimamente ligadas ao marketing de conteúdo, pois texto, imagem, som e vídeo, tudo isso é conteúdo e pode ser utilizado nas suas campanhas de e-mail marketing.