Acesso rápido

Como aplicar o Inbound Marketing no e-commerce e aproveitar seus benefícios

por Gustavo Perina Segunda-feira, 18 de junho de 2018   Tempo de leitura: 9 minutos

O Inbound Marketing está presente em todos os segmentos. Ou pelo menos devia estar, já que, além dos benefícios, consegue atrair clientes que já tenham interesse no seu produto de forma simples e inteligente.

Através de princípios que norteiam e de fato ajudam na composição das melhores estratégias de conversão, ele pode entregar muito mais do que se imagina! Vejamos alguns benefícios de trabalhar o e-commerce voltada para o Inbound Marketing.

Atrair

Atrair clientes para o seu e-commerce não é tarefa fácil. Afinal de contas são muitas lojas vendendo o mesmo produto ou outros muito semelhantes. Por isso, em terra de prestações iguais, quem oferece diferencial é rei!

Mas, como mostrar esse diferencial e atrair clientes? Simples: através do fornecimento de conteúdo relevante.

Você sabia que um blog pode fazer a sua loja conquistar autoridade no mercado? Por ser um canal capaz de aproximar a loja do seu público, ele consegue aumentar a credibilidade do consumidor.

Além disso, o blog é a oportunidade da loja mostrar sua preocupação em não somente vender, mas em criar relacionamento com o cliente. Então, capriche no calendário editorial, nas mídias sociais e em todo o conteúdo que for publicado.

Nesse ponto, o objetivo é ser a resposta que seus clientes procuram, sendo a principal referência no segmento. Para isso, o lojista precisa conhecer o mercado e demonstrar essa postura de pesquisador, para ser de fato, quem irá tirar dúvidas e indicar as melhores opções para as dores do cliente.

Converter

A conversão é um exercício de equilíbrio: o oferecimento de conteúdo não pode ser excessivo, e nem escasso.

Além disso, a conversão necessita de uma boa estratégia. Por isso, vale investir em uma plataforma com facilidades no cadastro e na finalização da compra, para não “cansar” o cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de preencher cadastros gigantescos não é mesmo?

Invista também no layout que mais funciona para o seu público. Lembre-se que um ambiente de compra agradável converte muito mais!

As personalizações também são importantes, assim como os recursos de busca e disposição dos produtos, que podem influenciar positivamente a conversão.

Em resumo, a sua loja virtual só precisa ser simples, atrativa, bonita e responsiva.  Esse é o básico, e é o que vende!

Fechar

No e-commerce o fechamento se dá de forma mais simples. Mas nem por isso ele deve ser abandonado.

Ao escolher a plataforma, dê preferência por aquela que forneça estabilidade. Afinal de contas, não adianta ter uma loja maravilhosa, que rotineiramente está fora do ar, não é mesmo?

Os investimentos continuam: a segurança do cliente é inegociável e deve reger todos os procedimentos da loja. Por isso, invista em um bom sistema antifraude para proteger seu cliente.

As avaliações e opiniões reais dos clientes que já compraram podem formar opiniões e incentivar novas compras. Então, busque também uma boa ferramenta de avaliações que de fato trabalhe com opiniões verdadeiras.

Outro fator importante é o atendimento, pois ele tem o poder de definir, incentivar ou desmotivar uma compra! Sendo assim, o chat online pode ajudar, mas é preciso ter uma boa equipe de atendimento.

Encantar

Após o fechamento, é chegada a hora de iniciar uma nova história com o cliente. É o momento do encanta-lo!

É onde a loja mostrará toda a sua essência, a fim de fideliza-lo. Desafiador? Sim, e muito! Essa é a hora de mostrar tudo o que a loja pode oferecer ao cliente, além dos produtos vendidos, é claro.

E aí voltamos ao tema de investir em conteúdo relevante para o cliente. Mas aqui é diferente do início da relação. Isso porque o momento em que o cliente está é outro.

Nesse ponto do relacionamento, o cliente desejará receber conteúdo sobre o produto comprado, sua conservação, dicas de uso e todo tipo de assuntos relacionados.

Por exemplo, um e-commerce de moda pode enviar ao cliente alguns materiais sobre novas tendências, novidades e peças coringa para combinar com outros produtos já adquiridos.

Além disso, pode-se criar, ainda, um material que mostre a versatilidade do produto, combinando-o com diversos tipos de sapatos, cintos, bolsas e acessórios. Dicas de como customizar roupas e criar um estilo único também são muito populares!

Dessa forma, o cliente verá que a loja se preocupa não somente em vender, mas em construir um relacionamento de parceria com ele.

Além disso, é interessante enviar periodicamente mensagens de felicitações em datas comemorativas, aniversário, vale compras e cupons para concessão de descontos.

Estratégias como essa podem trazer inúmeros benefícios e ótimos resultados para a loja, pois costumam impactar positivamente e despertar valor afetivo à marca.

Mas como implantar o Inbound Marketing?

Implantar o Inbound Marketing no e-commerce não é tarefa simples, pois envolve todos os setores da loja.

Por isso, vale investir com calma, já que todo início pode ser complicado e passível de erros, não é mesmo?

Pois bem, para iniciar os trabalhos certifique-se de que possui competências que possam:

  • Produzir conteúdo para todas as fases do cliente;
  • Criar campanhas e conteúdos que atraiam novos clientes;
  • Criar boas estratégias para conversão;
  • Desenvolver mecanismos simples que incentivem a adesão;
  • Encantar o cliente em cada etapa do processo – do atendimento inicial ao pós-vendas;
  • Encantar o cliente até chegar ao ponto dele propagar sua loja virtual, indicando aos amigos e familiares.

No Inbound Marketing, a estratégia sempre será voltada à conquista do cliente através do relacionamento. Portanto, todas as ações terão esse “norte” como premissa.

Avalie a sua loja e inicie quanto antes os preparativos para implementar o Inbound Marketing. A sua loja só tem a ganhar!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.