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Inbound Marketing: como usá-lo para atrair público para um marketplace

por Erica Castilho Quarta-feira, 04 de julho de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Há um tempo, participei de um evento no qual tive o privilégio de assistir a uma palestra do Neil Patel. Ele é um influenciador digital, rankeado entre os 10 melhores profissionais de marketing. Foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores de até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos melhores até 35 anos pelas Nações Unidas.

Adaptando as dicas de  Neil Patel, podemos sugerir algumas estratégias para que o marketplace atraia mais público. 

Criar listas “top 10”

Quando estamos trabalhando inbound marketing (técnicas de atração de público via conteúdo) uma boa forma de criar artigos é utilizando listas com um certo número de dicas.  Eu já ouvi essa dica de diversos especialistas de marketing. A explicação para ela é que, psicologicamente, as pessoas estão mais abertas a lerem conteúdos em que sabem exatamente o que esperar.  Então, se você especifica 3 dicas, a pessoa sabe que vai iniciar o texto, terá uma lista com as 3 dicas que ela poderá executar com passo a passo e finalizar.

Se você tem um marketplace que vende roupas femininas, pode, por exemplo, criar um artigo com “5 dicas para ficar com um look incrível no ano novo”. Ou ainda, “3 passos para se arrumar perfeitamente para uma reunião de negócios”.

Já se você tem um marketplace que vende serviços de pequenos reparos residenciais, pode criar algo como “3 dicas para escolher bem o seu torneiro mecânico”. Ou também, “10 melhores formas de manter a sua casa sempre nova”.

Outra parte importante é sempre adicionar uma imagem ou foto para cada dica, de forma a deixar o texto mais atraente.

Escrever certa quantidade de palavras

Ainda dentro da técnica de inbound marketing, é importante que o texto tenha pelo menos 2 mil caracteres.  Isso permitirá que seu texto tenha uma melhor posição nas buscas orgânicas (aquelas em que o usuário faz uma procura online e clica num resultado exposto que foi encontrado sem necessidade de pagamento de campanhas de AdWords). Ser encontrado de forma orgânica ajuda a reduzir muito o investimento em marketing do seu marketplace. Com certeza você vai querer gastar menos e vender mais no seu e-commerce, certo?

Preparar conteúdo internacional

Existem mais pessoas no mundo que falam espanhol do que pessoas que falam português.  Portanto, esse é um público alvo importante se você planeja a internacionalização do seu marketplace.  Países como México, Colômbia e Chile tem uma boa atratividade de e-consumers (consumidores de e-commerce) e podem ser um bom investimento para venda do seu produto.  

Para que isso funcione, você precisa realizar tradução manual do seu texto ao invés de robôs de tradução automática. Realizar a escrita em espanhol da Espanha, pois é a mais utilizada e comum do que as variações de outras regiões. Também é importante utilizar SEO (Search Engine Optimization), técnica de otimização para melhorar a busca orgânica do seu marketplace) em espanhol.

Utilizar influenciadores

Os influenciadores são pessoas reconhecidas no seu ramo. Normalmente utilizam-se de canais como redes sociais, blog e Youtube para influenciar os consumidores.  Uma boa opção para aumentar o tráfego do seu marketplace é utilizar os influenciadores para “evangelizarem” seus consumidores e leva-los até seu shopping virtual.

O ideal é realizar cerca de 20 postagens com influenciadores, que devem ocorrer toda semana.  Cada post deve conter uma nova imagem, sem repetição, e deve direcionar sempre para o seu marketplace.

A cada mês, você deve adicionar mais influenciadores a sua lista, realizando uma troca periódica.  Planeje de forma que cada campanha com influenciador dure 1 mês, com média de 4 posts, 1 por semana.

Os influenciadores cobram para realizar as campanhas em seus canais. É indicado que não se pague mais do que algumas centenas de reais por campanha para que o custo de divulgação não seja muito alto.

Uma outra forma de conseguir posts de influenciadores é oferecendo um produto grátis para o seu influenciador.  Normalmente eles realizam um post de agradecimento citando a marca. Às vezes, postam a foto do produto. Para quem não é fabricante e só realiza intermediação no marketplace, uma outra opção pode ser enviar um brinde da marca, ou ainda uma promoção que seja muito atrativa e exclusiva.

Espero que essas dicas ajudem vocês a vender mais no seu marketplace!  Fiquem a vontade para comentar, deixar sugestões ou dúvidas no nosso blog.

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